MAZDA6 2022: DESPONTANDO COMO SERÁ A NOVA GERAÇÃO DO SEDAN JAPONÊS
A Mazda está imersa em um processo de renovação interna. A chegada ao mercado de novos modelos como o CX-30 e a introdução da nova geração do Mazda3 são um bom exemplo desta ofensiva de produto que sendo está realizada pelo fabricante. Tampouco devemos esquecer a atualização sofrida pelo Mazda2.
Por outra parte, e igualmente relevante, o fabricante japonês iniciou seu processo de transição para a mobilidade elétrica. Uma mudança que iniciou em um primeiro momento com a tecnologia híbrida leve Mazda M Hybrid e que, sem dúvidas, se acentuará uma vez que chegue aos concessionários o novo Mazda MX-30, o primeiro carro elétrico de produção em série da empresa.
Um dos próximos projetos de porte que a marca japonesa embarcará será o desenvolvimento da nova geração do Mazda6. Se o novo Mazda3 sofreu um grande impulso que lhe permite lidar com autênticos pesos pesados da categoria e, inclusive, situar-se como uma alternativa factível a modelos Premium, o Mazda6 não ficará atrás.
A partir do Japão surgem novas e interessantes informações sobre o novo Mazda6. Alguns informes que permitem esclarecer diversas dúvidas sobre este projeto e, portanto, termos uma ideia mais clara de qual será a evolução que o sedan da Mazda sofrerá e, em boa medida, quais serão as novidades mais importantes que estreará.
Com relação ao design do novo Mazda6, com base nestas novas informações foram criadas as recreações que aparecem nas imagens, que permitem ter uma ideia bastante clara de como será o aspecto que será mostrado pelo novo Mazda6. Logicamente, adotará a nova filosofia de design da Mazda e uma das referências será, sem dúvidas, o Mazda Vision Coupe Concept, apresentado no Salão de Tokyo 2017.
Também se espera que o novo Mazda6 cresça ligeiramente e, portanto, aumente o seu tamanho. Para esta que será a quarta geração se espera que alcance um comprimento de 4.900 mm e uma distância entre-eixos de 2.850 mm. Isto se traduzirá em um habitáculo mais espaçoso e um porta-malas que acomodará um maior volume de carga.
A mudança de geração trará consigo a chegada de uma nova plataforma. Uma arquitetura que permitirá tanto uma configuração de tração traseira como de tração total. E como não poderia ser de outra maneira, esta plataforma permitirá a eletrificação em um elevado nível, o que permitirá ao modelo da Mazda adaptar-se aos novos tempos que correm.
Quanto à parte mecânica, a linha de motores do novo Mazda6 variará dependendo do mercado em que será comercializado. Estará disponível com um motor a gasolina SKYACTIV-X com 6 cilindros em linha e um motor diesel SKYACTIV-D de nova geração também com 6 cilindros em linha. Ambos contarão com 3.0 litros de capacidade. Em relação às opções eletrificadas, haverá tanto uma versão híbrida leve (Mild Hybrid) com sistema de 48 volts e uma potência aproximada de 300 cv, assim como uma versão híbrida plug-in (PHEV).
Em relação à sua chegada ao mercado, o lançamento do novo Mazda6 está agendado para o ano de 2022. Portanto, ainda falta um bom tempo pela frente. Além disso, não está descartado que primeiramente seja apresentado em seu país natal, o Japão, para posteriormente estrear nos outros mercados onde está presente. Ademais, considerando esta data, também é previsível que demore um tempo considerável para surgirem as primeiras fotos flagrantes de protótipos deste modelo.