MAZZANTI EVANTRA PURA: O BAIXO PESO É O SEU SEGREDO

A Florence Biennale Art Design é uma das exposições de arte contemporânea mais importantes do mundo. No entanto, a décima terceira edição deste evento mostrou uma novidade para o setor automobilístico. Trata-se do espetacular Mazzanti Evantra Pura, um hiperesportivo italiano fabricado em Pontedera, uma cidade da província de Pisa.
Nascido como uma obra de arte, este Mazzanti pode mudar e ser alterado ao gosto do cliente. A personalização sempre foi um dos fortes da pequena casa da Toscana, embora a chave deste hypercar resida em outro aspecto.
O novo Evantra Pura faz jus ao seu nome, já que busca a pureza da condução com sua grande leveza, combinada com uma potência nada desprezível. O veículo italiano parte dos 1.380 quilos em sua versão ‘normal’, e baixa para 1.290 quilos com una dieta baseada em aço de alta resistência e aço cromo-molibdênio.
Dessa maneira, surge um carro similar aos de competição, com um grande desempenho e um alto nível de segurança. Em relação à sua mecânica, conta com um motor V8 sobrealimentado de 6.2 litros, de origem norte-americana, embora aprimorado pelos técnicos da Mazzanti. Graças ao trabalho dos engenheiros, a cavalaria do Evantra Pura atinge os 761 cv de potência, além de 910 Nm de torque máximo.
É uma força bem menor que do Evantra Millecavalli que, como seu próprio nome indica, entrega 1.000 cv. No entanto, o Pura é capaz de acelerar 0 a 100 km/h em apenas 2.9 segundos e alcançar uma velocidade máxima superior aos 360 km/h.
O hiperesportivo tem as dimensões de um carro compacto, com 4.32 metros de comprimento, 1.95 metros de largura e apenas 1.2 metros de altura, além de uma distância entre os eixos de 2.55 metros. Na parte dianteira dispõe de rodas de 19 polegadas, com freios carbocerâmicos assinados pela Brembo, discos de 360 mm e pinças de seis pistões, enquanto que na traseira as rodas são de 20 polegadas, e se combinam com discos de 340 mm e quatro pistões.
O resto do carro pode ser personalizado em todos os aspectos, como a pequena tela que reside no centro do volante para mostrar informação, ou as aletas do câmbio, disponíveis em fibra de carbono. Também se pode ajustar o banco através de um molde na medida do proprietário.
Incluir todos estes elementos no Mazzanti Evantra Pura é um trabalho que requer muito tempo, de modo que só serão fabricadas 5 unidades anuais. Mas para conhecer o preço deste modelo será preciso contatar a fábrica em Pontedera. De qualquer maneira, sempre é interessante curtir uma viagem pela Toscana por estrada.