McLAREN F1 MAIS CARO DA HISTÓRIA DA MARCA FOI VENDIDO EM PEBBLE BEACH POR 15,62 MILHÕES DE DÓLARES

Um dos resultados dos leilões que aconteceram em Pebble Beach na semana passada mostrou um recorde bastante inesperado. No leilão da Bonhams esteve no palco o primeiro exemplar do McLaren F1 que foi importado e modificado para ser homologado nos Estados Unidos. Não dispõe de um número de chassi raro, nem pertence a uma das exclusivas e poderosas versões LM, mas mesmo assim conseguiu bater todos os registros anteriores do modelo, e posicionar-se, pelo menos por enquanto, como o exemplar do F1 mais caro até esta data.
Esse Mclaren F1 mudou de mãos na semana passada por fantásticos 15,62 milhões de dólares, o que significa nada menos que 1,87 milhões a mais que a unidade que ostentava o recorde, o raríssimo e desejado Mclaren F1 LM de 1998, que foi leiloado exatamente em Pebble Beach há 2 anos. As unidades LM não só são mais espetaculares, como são muito mais raras, e por isso não surpreendeu seu elevado lance em 2015.
Existem outros exemplares do McLaren F1 nos Estados Unidos, mas somente uns poucos foram modificados para poderem ser homologados. O preço habitual dessas peças geralmente não ultrapassa os 10 milhões de dólares.
A unidade de cor prata que aparece na imagem tem o chassi número 44 das 64 unidades do F1 fabricadas com especificações de rua. Este foi adquirido na própria fábrica de Woking e após retirá-lo, seu anônimo proprietário o utilizou em uma viagem pela Europa, onde rodou aproximadamente a metade da quilometragem que dispõe o modelo atualmente, 15.449 quilômetros.
Após embarcá-lo aos Estados Unidos, o modelo foi levado à empresa Ameritech, que se encarregou das modificações para que o modelo pudesse cumprir todos os requisitos de homologação nos Estados Unidos e pudesse ser registrado. Modificações que não foram descritas, mas que curiosamente foram substituídas novamente antes do leilão para devolver-lhe o seu estado original, da forma como saiu da fábrica da McLaren em 1995.
Portanto, este é um dos 7 exemplares do McLaren F1 de rua que foram enviados para os Estados Unidos e modificados para poder ser registrados. Um deles pertenceu a Elon Musk, o CEO da Tesla, exatamente na mesma configuração e de cor prata com o interior em preto como essa unidade, mas Musk teve que vendê-lo quando ficou com o controle total da Tesla, nos primeiros anos do projeto. Outro deles é o de Jay Leno, embora este seja de outra cor. O exemplar leiloado permaneceu com seu primeiro proprietário desde que saiu da fábrica há 22 anos.