McLAREN SENNA GTR TERÁ 825 CV E 1 TONELADA DE DOWNFORCE

Durante o último Salão de Genebra 2018, a marca britânica apresentou o McLaren Senna GTR Concept, um protótipo que adiantava uma versão track-only do novo McLaren Senna. Esta semana a marca confirmou sua produção e informou que contará com uma produção limitada a somente 75 exemplares, mas não revelou sua data de lançamento.
Além disso, a McLaren acaba de apresentar o primeiro teaser da versão de produção dessa nova versão track-only, através de um comunicado de imprensa oficial, confirmando as primeiras especificações do radical esportivo e alguns dados do projeto.
O novo McLaren Senna GTR será um derivado do modelo de rua já conhecido, de modo que contará com o mesmo motor V8 de 4.0 litros sobrealimentado que estreou no McLaren 720S, mas no caso da versão Senna GTR contará com um pouco mais de potência, pois a marca já confirmou 825 cv, 25 a mais que a versão de rua do McLaren Senna.
A McLaren também confirmou que o modelo contará com um esquema de suspensão derivado do programa GT3 de competição da marca, pneus slick de corrida fornecidos pela Pirelli e um kit aerodinâmico que gera até 1.000 quilos de downforce. Os primeiros protótipos do novo Senna GTR começarão seus testes dinâmicos ainda este mês, o que significa que o modelo já se encontra nas últimas etapas de seu desenvolvimento.
Por enquanto a marca britânica mostrou somente um esboço como forma de adiantamento dessa nova versão GTR, onde já se apreciam algumas mudanças em relação ao Senna GTR Concept que foi mostrado em Genebra. A primeira das modificações pode ser encontrada no novo e elaborado lábio inferior dianteiro, que não aparece totalmente plano como o que mostrava o protótipo apresentado no evento suíço. Da mesma maneira, o aerofólio traseiro conta com novas aletas verticais de maior tamanho, que chegam até a parte baixa da carroceria.
Esta é somente a segunda versão GTR track-only da história da marca. Seu antecessor foi o McLaren P1 GTR, que contou com um elaborado programa oficial de apoio aos afortunados proprietários, o McLaren P1 GTR Driver Programme, muito similar ao programa XX da Ferrari. De modo que é muito provável que os clientes do Senna GTR contem com vantagens similares. Lembrando que todas as unidades já foram vendidas a um preço de 1.1 milhões de libras esterlinas, o equivalente a 5.4 milhões de reais ao câmbio atual.