McLAREN SENNA XP: UMA PECULIAR EDIÇÃO LIMITADA EM HOMENAGEM A AYRTON SENNA

O concessionário da marca britânica em Beverly Hills desenvolveu em colaboração com a divisão MSO da McLaren uma nova e curiosa edição limitada do McLaren Senna, cuja maior particularidade é que não se encontra entre as 500 unidades da produção planejada do modelo, pois estão baseados nos protótipos de desenvolvimento XP do esportivo britânico.
Da mesma maneira que sabem espremer até a última gota de rendimento de seus modelos, a McLaren tem a rara habilidade de rentabilizá-los até extremos impensáveis para qualquer outra empresa automobilística, como é este caso.
Realizada pelo distribuidor da marca britânica em Beverly Hills em colaboração com a divisão de Operações Especiais da McLaren (MSO), esta nova edição limitada não é formada por exemplares convencionais dotados de uma configuração estética única, pois se tratam de autênticos protótipos de desenvolvimento, os quais a empresa denomina XP, ou eXperimental Prototypes. Daí as siglas XP na denominação.
De modo que estes 3 exemplares não estão incluídos dentro da produção limitada a 500 unidades do McLaren Senna, são os protótipos que foram utilizados pela marca britânica durante o desenvolvimento do modelo e que, portanto, foram fabricados antes do início da produção de unidades regulares.
Estes protótipos foram resgatados e reconstruídos para que voltassem a desfrutar da condição de veículos novos, embora agora cada um deles conte com uma configuração estética única. Esta edição limitada presta homenagem a diferentes feitos do campeão brasileiro que dá nome ao modelo, de modo que cada um deles conta com uma decoração e denominação única. Todos contam com a carroceria e o interior em fibra de carbono exposta, mas onde surgem as diferenças são nas cores escolhidas para o interior e algumas áreas do exterior. Só foram fabricadas estas três unidades e seu preço é de 1.43 milhões de dólares cada exemplar.
O veículo ‘Home Victory’ conta com as cores da bandeira do Brasil porque celebra a vitória de Senna no Grande Prêmio do Brasil de 1991, uma corrida em que sofreu severos problemas mecânicos, como ficar engrenado em sexta marcha durante as últimas voltas do Grande Prêmio e ainda assim conseguir a vitória. A unidade ‘Master of Monaco’ recebe idêntica decoração ao anterior, mas agora com as cores de Mônaco, devido às 6 vitórias conseguidas pelo brasileiro no Principado, 5 delas consecutivas entre 1989 e 1993. Por último, o exemplar ‘Lap of the Gods’ é uma homenagem às vitórias mais incríveis de Senna, como foi o caso do Grande Prêmio da Europa de 1993 celebrado no circuito britânico de Donington Park, onde ele conseguiu sair da quinta posição no grid para liderar a prova na primeira volta durante um aguaceiro espetacular, vencendo o todo-poderoso Williams-Renault de Alain Prost.