McLAREN UNIFICA TODAS AS SUAS EMPRESAS EM UMA SÓ ESTRUTURA APÓS A SAÍDA DE RON DENNIS
Embora para muita gente a McLaren seja uma só empresa, a verdade é que sempre foi um grupo de organizações separadas e criadas debaixo de um mesmo guarda-chuva que simplesmente chamamos de McLaren. A partir de agora, e após a saída de Ron Dennis do grupo acionista da empresa, foi decidido modificar sua estrutura e unificar todas as empresas em uma só, com várias divisões.
Até agora existiam duas principais estruturas, McLaren Automotive e McLaren Technology Group. Enquanto a primeira era a empresa encarregada do desenvolvimento e comercialização dos veículos de rua da marca, a outra era uma estrutura que aglutinava as duas atividades iniciais e principais da empresa: a divisão de competição McLaren Racing e a equipe de Fórmula 1 que todos conhecemos, e a McLaren Applied Technologies, uma divisão da empresa destinada à consultoria de engenharia, que operava da mesma maneira que a Lotus Engineering e a Williams Advanced Engineering.
Dessa forma, a McLaren Automotive e a McLaren Technology Group agora estarão reunidas debaixo da mesma estrutura corporativa que receberá o nome de McLaren Group. O anúncio dessa reestruturação chega de maneira paralela à compra de toda a participação de Ron Dennis na McLaren Automotive e na McLaren Technology Group, um divórcio dos mais esperados dos últimos tempos.
Por enquanto, a Mclaren somente anunciou essa reorganização, mas não revelou se implicará mudanças significativas nas divisões que a compõem, portanto, por ora só terá efeito sobre o papel. A sede da empresa em Woking continuará abrigando as mesmas atividades que funcionavam até agora.
O motivo para uma reestruturação desse tipo é simples, eliminar as possíveis barreiras e inconvenientes administrativos gerados pela existência de duas empresas separadas legalmente, embora estivessem localizadas no mesmo endereço. Dessa maneira se consegue também que a entidade resultante tenha mais valor, ao unificar em um só conjunto todos os ativos da empresa.
Os proprietários majoritários serão o Bahrain Mumtalakat Holding Company e o TAG Group, propriedade de Mansour Ojjeh, antigo sócio de Ron Dennis na McLaren desde 1984. Shaikh Mohammed bin Essa Al Khalifa será o Presidente Executivo do Grupo McLaren e Mansour Ojjeh será Diretor do Comitê Executivo, mas no mesmo comunicado se confirmou que após a reestruturação, os altos executivos da empresa seguirão em seus postos. Mike Flewitt segue à frente da divisão McLaren Automotive, Jonathan Neale o Diretor de Operações da McLaren Technology Group e como Diretor Executivo dessa divisão continua Zak Brown.