MERCEDES-AMG C 43 2023: MOTOR DE 4 CILINDROS COM 408 CV
Uma vez conhecida a nova geração do Mercedes-Benz C Class, lançada no ano passado, era esperada a chegada, cedo ou tarde, de sua versão de maior desempenho, pelo menos até o momento. E aqui a temos, o Mercedes-AMG C 43, disponível tanto com carroceria sedan como perua e com a novidade de renunciar ao motor de 6 cilindros para recorrer a um bloco de quatro.
Exatamente, a nova versão AMG do C Class recorre neste caso a um motor de 4 cilindros. Ficaram longe aqueles blocos V8 de gerações anteriores. As atuais normas antipoluição obrigam às marcas a utilizar motores cada vez mais compactos. Agora, potência é o que não lhe falta, já que este novo AMG supera os 400 CV.
É verdade que um motor de 4 cilindros nunca será a mesma coisa que outro de 6. No entanto, este AMG C 43 é mais potente que a geração anterior. E a Mercedes-Benz consegue isso graças ao uso de tecnologia avançada, como um turbo compressor elétrico e um gerador-motor de arranque acionado por correia, um sistema micro híbrido também utilizado no novo Mercedes-AMG SL 43.
O motor em questão é o M139 de 2.0 litros e 4 cilindros que produz 408 cv e 500 Nm de torque, graças, como mencionamos, ao turbo compressor elétrico e ao sistema Mild-Hybrid de 48 volts. Potência mais que suficiente para se curtir um bom sedan esportivo. O sistema micro híbrido proporciona 14 cv adicionais em fases de aceleração. Isso lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4.6 segundos e alcançar os 265 km/h de velocidade máxima, se for equipado com o pacote opcional AMG Driver’s Package.
O motor surge acoplado a uma transmissão automática de 9 velocidades e um sistema de tração total 4MATIC que ajuda a transferir melhor a potência às rodas. A Mercedes-Benz realizou uma exaustiva regulagem em seu sedan, adicionando um programa com cinco modos de condução (Slippery, Comfort, Sport, Sport e Individual), uma suspensão esportiva AMG Ride Control, um sistema de direção de três etapas, um eixo traseiro direcional e um sistema de freios esportivos AMG com discos de 370 mm e pinças de quatro pistões na dianteira.
Como é habitual nas versões esportivas da Mercedes-Benz, o novo AMG C 43 inclui um kit estético composto por para-choques específicos, entradas de ar esportivas, elementos cromados, um sistema de escape com dupla saída, um difusor e rodas AMG de 18 polegadas, que podem ser de 19 e 20 polegadas, de maneira opcional.
O interior inclui também alguns elementos distintivos em comparação com o C Class normal, como os bancos esportivos AMG, o estofamento misto de couro e microfibra com costuras em contraste, o volante AMG em couro Nappa e superfícies estofadas em couro. Por enquanto não conhecemos os preços do novo Mercedes-AMG C 43, nem tampouco quando veremos o carro nos concessionários, embora isso deva acontecer antes do final deste ano.