MERCEDES-AMG EQE SUV: O SUV ELÉTRICO ALEMÃO CARREGADO DE TECNOLOGIA E DESEMPENHO
A Mercedes-AMG acaba de apresentar o Mercedes-AMG EQE, outro marco em sua estratégia de eletrificação e o primeiro SUV totalmente elétrico da marca de automóveis esportivos e de alto desempenho.
Assim como o resto dos modelos da família EQ, o design exterior se caracteriza por superfícies generosamente modeladas, juntas reduzidas e transições sem fissuras. As proporções dinâmicas acentuam o caráter esportivo.
A grade dianteira Black-Panel específica da AMG com barras verticais cromadas estampadas, a estrela da Mercedes-Benz integrada e as letras ‘AMG’ lhe dão um toque distintivo específico. Outra característica da parte frontal é o defletor dianteiro específico da AMG, pintado na cor da carroceria, com aletas em preto de alto brilho e molduras cromadas. Os difusores de ar em ambos os lados em preto brilhante permitem o chamado efeito AIR CURTAIN, que guia o ar em torno das rodas dianteiras de forma aerodinâmica. Os faróis DIGITAL LIGHT de série dispõem de uma projeção específica da AMG ao abrir e fechar o veículo.
Na vista lateral, as tampas dos arcos de roda específicas da AMG na cor da carroceria e as maçanetas das portas perfeitamente integradas e completamente embutidas acrescentam destaques visuais. A isso se somam as rodas de liga leve AMG otimizadas aerodinamicamente de 21 ou 22 polegadas.
O defletor traseiro na cor da carroceria com difusor aerodinâmico otimizado e aletas longitudinais, assim como as lanternas traseiras em desenho Helix, completam o aspecto dinâmico.
Assim como acontece no exterior, no interior também predominam os elementos de estilo da AMG. Os novos modelos recriam para seus ocupantes um ambiente esportivo, fruto entre outros dos bancos com design individual dos módulos de acolchoado e estofamentos especiais em couro sintético ARTICO com microfibra MICROCUT e costuras de adorno na cor vermelho. Como opcional são oferecidos estofamentos em couro Nappa para os bancos, também com desenho individual dos módulos de acolchoado AMG. Além disso, o distintivo AMG nos encostos dos bancos dianteiros e os emblemas AMG em relevo nos apoios de cabeça dianteiros destacam a identidade da marca.
O volante AMG Performance com o chamativo desenho de raios duplos e as superfícies tácteis integradas sem solução de continuidade combina estabilidade estética com leveza.
As teclas AMG incorporadas de série no volante convencem com seus visualizadores brilhantes. Com estas teclas podem ser controladas importantes funções e programas de condução sem a necessidade de tirar as mãos do volante. É possível selecionar diretamente inúmeros parâmetros. Os menus na tecla esquerda do volante podem ser completadas, substituídas ou reduzidas de forma individual. Para isso é mostrada uma lista no visualizador multimídia táctil e na Hyperscreen opcional, que inclui mais de 15 possibilidades de informação e de ajuste como acesso direto através das teclas no volante.
Todos os modelos podem ser equipados opcionalmente com a inovadora Hyperscreen MBUX. Esta ampla unidade de exibição de superfície curva se estende de lado a lado entre os dois pilares A. Três telas dispostas sob uma cobertura de vidro configuram uma unidade visual. Graças ao uso de software com capacidade de aprendizagem, o MBUX se adapta às preferências de seu usuário e apresenta propostas personalizadas para diversas funções de infotainment, de conforto e do veículo.
Os dois novos modelos Mercedes-AMG EQE SUV contam com um conceito de propulsão otimizado do ponto de vista do desempenho com dois motores elétricos. O potente powertrain elétrico (eATS), formada por um motor no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, torna possível também uma tração integral completamente variável, que converte de forma ideal a força de propulsão em desempenho em qualquer situação de condução. A escala de potência abrange dos 350 kW (476 cv) do EQE 43 4MATIC até os 505 kW (687 cv) do EQE 53 4MATIC com o pacote opcional AMG DYNAMIC PLUS com função de boost. O torque máximo desenvolvido é de 858 a 1.000 Nm.
Os motores elétricos específicos da AMG, que são montados no eixo dianteiro e no eixo traseiro, são grupos síncronos de excitação permanente (PSM). Seus níveis de potência e torque atestam sua concepção sistemática visando otimizar o desempenho.
Os motores elétricos do EQE 43 4MATIC SUV trabalham com uma unidade de comando e uma harmonização específicos da AMG. O SUV EQE 53 4MATIC utiliza motores elétricos específicos da AMG com bobinamentos adaptados, outros pacotes de placas, correntes mais altas e inversores adaptados. Isso permite operar com uma maior velocidade do motor e, por conseguinte, uma potência ainda maior, algo que se aprecia especialmente em sua capacidade de aceleração e na velocidade máxima que o veículo pode alcançar.
A potência dos motores se converte em desempenho por meio da propulsão integral completamente variável 4MATIC (EQE 43) e 4MATIC (EQE 53) incorporada de série. Ao contrário do habitual até agora, o ‘ ’ na denominação 4MATIC não faz referência somente à tração integral completamente variável - que incorporam tanto o EQE 43 como o EQE 53 -, mas também ao aumento geral da potência e o dinamismo oferecido pelo EQE 53. O sistema distribui o torque de propulsão a ambos os modelos entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro de forma variável e progressiva em função da situação de condução. Em comparação com uma tração integral mecânica, o sistema elétrico específico permite uma reação ainda mais rápida às circunstâncias de operação. O torque é verificado 160 vezes por segundo e se ajusta se for necessário.
O trem de rodagem AMG RIDE CONTROL com suspensão pneumática e amortecimento variável adaptativa é baseado em um eixo de quatro braços na parte dianteira e um eixo multibraço traseiro, cada um deles otimizado com suportes de rodas específicos da AMG, braços de suspensão e estabilizadores transversais de maior rigidez.
Também contribui para a eficiência a regulagem inteligente da altura da carroceria, pois permite conseguir parâmetros aerodinâmicos melhorados e um menor consumo elétrico. Nos programas de condução S e S , os modelos Mercedes-AMG EQE SUV assumem o nível mais baixo (-15 mm) já ao iniciar a marcha, a partir de 0 km/h. No programa de condução C acontece uma regulagem em função da velocidade, com diminuição da altura a partir de 120 km/h e aumento a partir de 80 km/h.
Do mesmo modo contribuem para aumentar o potencial dinâmico os pneus especiais, harmonizados para atender os requisitos dos veículos de alto desempenho AMG com propulsão completamente elétrica. Entre outros fornecedores, cabe destacar o pneu MICHELIN Pilot Sport EV MO1, projetados especificamente para os veículos de desempenho do sistema de propulsão elétrico. Está disponível em dimensões de 21 ou 22 polegadas e apresenta uma baixa resistência à rodagem combinada com níveis de aderência muito elevados tanto em estradas secas como molhadas.
Ambos os modelos Mercedes-AMG EQE SUV são equipados de série com direção ativa do eixo traseiro. O ângulo de giro de até 9.0 graus favorece um manejo ágil e permite um diâmetro de giro de 10.9 metros.
Por último, em vez de utilizar estabilizadores transversais convencionais, a estabilização ativa do balanço do SUV AMG EQE 53 4MATIC compensa os movimentos da carroceria de forma eletromecânica. Para isso, os estabilizadores transversais dos eixos dianteiro e traseiro estão divididos em dois.
Para frear o monstro foi montado um sistema de freios de alto desempenho AMG com pinças de freio de seis pistões e discos de freio de 415 x 33 mm no eixo dianteiro e pinças de freio de um pistão e discos de freio de 378 x 22 mm no eixo traseiro, oferecendo valores de desaceleração de primeira classe com grande estabilidade e resistência. Se a opção for pelo sistema de freios cerâmicos de alto desempenho AMG com discos compostos que são oferecidos opcionalmente, são montados na frente discos de freio ainda maiores, em formato 440 x 40 mm.
Os novos modelos Mercedes-AMG EQE SUV estão equipados com uma bateria de propulsão de alta potência com uma tensão de 328 volts, baseada na tecnologia mais recente de íons de lítio. A bateria possui um conteúdo energético útil de 90.6 kWh e conta com dez módulos, com um total de 360 células planas do tipo ‘pouch’.
O acumulador de energia permite a carga com corrente contínua em estações de carga rápida com uma potência de até 170 kW. Graças ao carregador de bordo, o AMG eletrificado pode ser carregado com corrente alternada e uma potência de carga de 11 kW ou 22 kW como opcional.