MERCEDES-AMG GT TRACK SERIES: 734 CV E SÓ PARA CIRCUITO

O fabricante de Affalterbach acaba de revelar seu último monstro para circuitos, o chamado Mercedes-AMG GT Track Series, que é uma edição especial limitada do GT Black Series, não apta para circular por estrada aberta. Na verdade, trata-se do carro de circuito mais potente já oferecido pela AMG a seus clientes.
Esta edição, em uma cor exclusiva Manufaktur Hightech Silver Magno, com detalhes em tom vermelho e antracite, é parte da celebração do 55º aniversário da AMG, de modo que a empresa fabricará apenas 55 exemplares do carro, com um preço de partida na Alemanha de 369.000 euros antes dos impostos. As entregas começarão no segundo trimestre de 2022.
Debaixo do capô do Track Series encontramos o mesmo motor de 4.0 litros V8 biturbo do Black Series, com virabrequim plano, embora neste caso tenham equipado injetores diferentes para levar a potência até os 734 cv e o torque máximo a 850 Nm, frente aos 730 cv e 800 Nm do Black Series convencional.
A transmissão não é a de dupla embreagem e 7 velocidades do modelo de rua, mas uma Hewland HLS sequencial de competição, de 6 relações, com diferentes ajustes para o diferencial traseiro.
Além disso, o Track Series incorpora amortecedores Bilstein adaptativos, com ajustes para baixa e alta velocidade em rebote e compressão, e também é possível variar a altura da carroceria e o ajuste das barras estabilizadoras, por exemplo.
Em favor da leveza, não faltam inúmeros elementos de fibra de carbono, tanto no capô, como nas saias, nos arcos de roda, no splitter (de desenho específico), no aerofólio e no para-choque traseiro completo, por exemplo. O resultado é um peso de 1.400 kg, ou seja, cerca de 200 kg a menos que a versão de rua.
No habitáculo, esqueça de encontrar as comodidades do Black Series de rua, porque se trata de um interior de corridas, com bancos bucket, jaula de proteção FIA, cintos de cinco pontos, console central de carbono, sistema de extinção de incêndios e até uma escotilha de emergência no teto para a extração do piloto em caso de acidente.
E por falar no piloto, este Track Series dispõe de um controle de tração ajustável, com especificações de corridas, assim como o ABS, que conta com 12 níveis para escolher. A distribuição da frenagem também pode ser variada, e o quadro de instrumentos é um display Bosch DDU 11 de competição. Entre os opcionais oferecidos pela Mercedes-AMG destacam-se um sistema de ventilação para o banco e o capacete, e um sistema para beber água, entre outros.