MERCEDES-BENS B CLASS 2023: AGORA MAIS ELETRIFICADO
Correspondendo à metade do seu ciclo comercial, a terceira geração do Mercedes-Benz B Class recebe um completo facelift que engloba mudanças estéticas na carroceria e no interior, assim como novas versões híbridas leves.
O monovolume alemão não adota melhorias revolucionárias, algo normal em um restyling, mas incrementa seus argumentos de compra e se atualiza, sobretudo no tema da eletrificação.
As mudanças de imagem começam na parte frontal, com um para-choque mais esportivo e faróis LED redesenhados, com efeito tridimensional. Essa linha mais passional também fica patente na lateral, graças a quatro novos jogos de rodas de liga leve de até 19 polegadas. Por último, a traseira recebe lanternas com nova assinatura luminosa.
No habitáculo segue a tela panorâmica, formada de série pela instrumentação digital de 7.0 polegadas e o monitor central de 10.25. Nesse ponto, cabe destacar que o sistema multimídia MBUX recebe novos gráficos.
Este sistema de infotainment é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios e integrará, a partir do início de 2023, o reconhecimento de impressões digitais para identificar o condutor. Também foi atualizado o cérebro do assistente virtual ‘Hey Mercedes’, que agora é ainda mais eficaz na hora de responder às solicitações do condutor.
Não podemos esquecer as atualizações de algumas ajudas eletrônicas à condução, como a manutenção de faixa e o assistente de manobra de reboque: ambos são ainda mais precisos e eficazes, segundo assegura a Mercedes-Benz.
Continuam as três saídas de ar circulares, cujo desenho se inspira no mundo da aviação. Como contraponto, é completamente novo o volante estofado em couro Nappa, também podendo ser aquecido de maneira opcional.
Com relação ao estofamento, o tecido ARTICO é de série, enquanto que subindo de nível podem ser escolhidos bancos de couro em diferentes cores, entre eles o preto e o marrom Bahia. O auge do estilo é alcançado com o acabamento AMG Line, onde surgem bancos esportivos de couro preto em tecido ARTICO/MICROCUT (fabricado com 85% de materiais reciclados) e com costuras vermelhas de contraste.
O B 250e, a versão híbrida plug-in, recebe uma bateria com maior capacidade e um novo carregador de bordo. A potência de recarga é incrementada até os 11 kW (antes era 7.4) em corrente alternada e até 22 kW em contínua. Neste último caso, leva cerca de 25 minutos para passar de 10% a 80% de carga.
Além disso, o motor elétrico é mais potente, já que entrega 109 cv (7 a mais que a versão anterior), enquanto que a potência total é mantida em 218 cv, com uma autonomia elétrica entre 67 e 77 km no ciclo WLTP.
Por sua parte, os motores a gasolina se convertem em híbridos leves, graças à adoção de uma unidade elétrica de 14 cv. A linha segue incluindo o B 180 com 136 cv, o B 200 com 163 cv, o B 220 4MATIC com 190 cv e o B 250 4MATIC com 224 cv. Não há eletrificação para os diesel B 180d, B 200d e B 220d, que mantêm as potências de 116, 150 e 190 cv, respectivamente.
A chegada do Mercedes-Benz B Class 2023 é esperada para as próximas semanas.