MERCEDES-BENZ 600 PULLMAN MAYBACH 'ONE OF ONE': UMA JOIA 100% RESTAURADA
Para quem não sabia, o veículo que aparece nas imagens foi apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt 1963. Trata-se do Mercedes-Benz 600 Pullman, um veículo que nas décadas de 60 e 70 representava a excelência do luxo para a marca alemã.
Uma destas limousines, muito especial e fabricada em 1975 para um cliente no Líbano, com configuração de pintura exterior cinza antracite metalizada e interior de couro azul, está agora à venda na Mechatronik, por um preço de 2.3 milhões de euros, mas está 100% restaurado.
A Mercedes-Benz Classic adquiriu o veículo em Málaga, na Espanha, em 2007, e posteriormente começou um longo processo de restauração que durou até os dias de hoje. Por encomenda expressa do cliente, o carro foi completamente desmontado para ser restaurado, tomando como exemplo o modelo Pullman original e aspirando recriar o conforto da série Maybach da época.
O primeiro passo importante teve a ver com a carroceria, que foi completamente reconstruída e posteriormente repintada pela Mercedes-Benz, em Stuttgart. Da mesma forma, o motor, a transmissão e os eixos foram totalmente revisados e o chassi reconstruído.
O interior é único e está realizado especificamente para o Mercedes-Benz W100 600 Pullman com elementos da série Maybach, como no caso do teto de vidro, com uma mescla de elementos da época, com componentes modernos.
O exterior do teto panorâmico foi criado seguindo as linhas e formas do carro original, enquanto que os vidros interiores foram tomados da Maybach. Além disso, através de um botão, o painel que separa o condutor dos bancos traseiros pode transformar-se em uma folha de vidro fosco.
O sistema de infotainment procede do Mercedes-Benz S Class W221, está assinado pela Alpine, permite a recepção digital e analógica, e conta com a presença de dois dispositivos de navegação. Além disso, foi prevista uma interface para laptops no console central e um reprodutor de DVD.
A atenção ao detalhe também se encontra na instalação do intercomunicador do S Class para garantir a melhor interlocução entre o condutor e o passageiro, enquanto que para gerenciar o grande tamanho do carro, foram instaladas duas câmeras, dianteira e traseira, com a finalidade de facilitar as manobras de estacionamento.
Os bancos foram projetados sobre a base dos do Maybach, são ajustáveis hidraulicamente e abrigam a geladeira portátil original, as mesas dobráveis e o recipiente para os copos de champanhe. O sistema de ar-condicionado também foi redesenhado para adaptar-se aos climas dos países mais quentes.
Após inúmeras intervenções, o Mercedes-Benz W100 600 Pullman objeto desta restauração se converteu em um modelo único. Considerando a meticulosidade da restauração e a particularidade do exemplar, o carro foi colocado à venda pelo especialista alemão Mechatronik a um preço de 2.320.500 euros.