MERCEDES-BENZ APROVADA PARA TESTAR LUZES DE SINALIZAÇÃO ESPECIAIS PARA CONDUÇÃO AUTOMATIZADA NA ALEMANHA

A Mercedes-Benz é o primeiro fabricante automobilístico a receber aprovação para luzes de sinalização especiais para direção automatizada na Alemanha. Esta aprovação é válida em todo o país para fins de teste e é inicialmente limitada até julho de 2028. A Alemanha mais uma vez ressalta seu papel pioneiro no campo da direção automatizada, tendo sido a primeira a permitir a direção condicionalmente automatizada (SAE-Nível 3). A Mercedes-Benz aproveitou esta oportunidade e recebeu a primeira aprovação de tipo válida internacionalmente do mundo para direção condicionalmente automatizada para o DRIVE PILOT no final de 2021.
A iluminação externa agora permitida por isenção especial indica a outros usuários da estrada se a função de direção condicionalmente automatizada está ativada. Isso também permite que as autoridades de trânsito e a polícia reconheçam o status do sistema mais facilmente e determinem se o condutor tem permissão para se envolver em outras atividades durante a direção condicionalmente automatizada. As luzes de sinalização especiais são integradas às luzes dianteiras e traseiras, bem como aos indicadores laterais nos espelhos retrovisores externos. Quando o DRIVE PILOT é ativado, essas luzes acendem continuamente em turquesa - a cor que a Mercedes-Benz pretende estabelecer para direção condicionalmente automatizada e superior. O turquesa já foi incluído em vários padrões e projetos de regulamentação (SAE J3134, UNECE e China Compulsory Certification).
“Adotamos uma abordagem holística para o desenvolvimento de direção automatizada na Mercedes-Benz, considerando aspectos cuja importância cresce com o aumento do tamanho da frota. O uso de luzes de sinalização e a comunicação entre o veículo e seus arredores é, portanto, o próximo marco evolutivo para a Mercedes-Benz. Estou orgulhoso de que esta isenção especial reconheça nossos esforços para promover a aceitação e a confiança nesta tecnologia”, disse Markus Schäfer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes Benz Group AG, Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras.
A isenção especial concedida pelo Conselho Regional de Stuttgart é inicialmente válida para fins de teste. Os insights obtidos nesta fase de teste podem contribuir para moldar a estrutura legal que mais tarde permitirá a produção em série. Os estados americanos de Nevada e Califórnia concederam isenções semelhantes à Mercedes Benz no final de 2023. Os testes já estão em andamento lá.
É por isso que turquesa é a cor para direção automatizada
O tom turquesa atende a dois critérios essenciais: primeiro, turquesa é claramente distinguível da iluminação de veículos existentes e sinais de trânsito, como semáforos ou iluminação de emergência, reduzindo significativamente o risco de confusão. Segundo, sua visibilidade permite reconhecimento confiável e rápido por outros usuários da estrada. Estudos com sujeitos de teste também mostraram que turquesa é a cor ideal para direção automatizada: teve melhor desempenho do que outras cores em fatores fisiológicos e psicológicos. Engenheiros, gerentes de conformidade, responsáveis ??pela proteção de dados e especialistas em ética trabalharam juntos para o desenvolvimento e aprovação do novo conceito de iluminação.
Velocidade DRIVE PILOT de até 95 km/h
No final de 2024, a Mercedes-Benz apresentou a próxima versão do DRIVE PILOT, que permite direção condicionalmente automatizada em velocidades de até 95 km/h na faixa da direita da rodovia na Alemanha. Isso torna o DRIVE PILOT o sistema de Nível 3 mais rápido do mundo em um veículo de produção. O teste das luzes de sinalização ocorrerá com veículos de teste.