MERCEDES-BENZ EQE: SURGEM AS PRIMEIRAS IMAGENS OFICIAIS DO ‘E CLASS’ 100% ELÉTRICO

Durante os últimos meses os fotógrafos de plantão proporcionaram uma série de imagens muito interessantes que revelavam os planos de futuro da Mercedes-Benz em relação à sua família de veículos elétricos, inaugurada com o EQC. Ao SUV compacto juntaram-se outros de menor porte, mas não estamos falando somente de modelos com carrocerias elevadas, já que os sedans também terão seu respectivo protagonismo e o recém-chegado EQS é o melhor exemplo.
Mas é claro que o grande sedan elétrico não será o único de sua espécie, uma vez que a marca alemã já está trabalhando em um irmão menor, ou seja, um Mercedes-Benz EQE que já foi flagrado em várias ocasiões enquanto era ajustado no circuito de Nürburgring. A última vez que soubemos deste veículo foi no ano passado com imagens no norte da Europa, extensamente camuflado para tratar de ocultar todas as suas chaves estéticas, mas agora perdeu parte de seu disfarce.
Agora, foi a própria Mercedes-Benz a encarregada de divulgar as duas primeiras imagens deste modelo, ou seja, da versão dentro da linha EQ do E Class que todos conhecemos. Todos os seus segredos são mantidos muito bem conservados, já que a marca da estrela ainda tem muito o que testar neste EQE, embora já possamos apreciar com maior detalhe seu perfil e alguns detalhes estéticos, como seus musculosos arcos de roda, a linha de teto descendente e as lanternas traseiras com tecnologia LED que estão conectadas entre si e, portanto, se estendem pela largura de toda a traseira.
Mas na verdade a sua semelhança com o EQS é bastante evidente, embora o protótipo se mostrasse menor que o carro-chefe ecológico da Mercedes-Benz. É provável que a marca alemã esteja planejando comercializar versões de diferentes tamanhos, especialmente se considerarmos o mercado chinês, e se for certa esta possibilidade não apresentarão diferenças relevantes na parte estética. Com as recentes imagens podemos antecipar que a traseira do EQE será um pouco diferente do seu irmão maior.
Se olharmos de perto veremos como a terceira luz de freio encontra-se na própria tampa do porta-malas em vez de estar localizada na parte superior do vidro vigia traseiro. Além disso, tanto a linha do teto como a de cintura mostra um padrão diferente do EQS, enquanto que a parte frontal já não apresenta esse desenho peculiar visto da última vez devido à camuflagem adicional aplicada sobre o capô. Agora, está muito mais em sintonia com o citado modelo.
Conhecido internamente como V295, o EQE será um sedan totalmente elétrico que representa o equivalente de zero emissões do citado E Class, que foi renovado recentemente, mas com um design completamente diferente e uma plataforma específica para automóveis propulsionados por eletricidade, a EVA2. Os fotógrafos contam que será um pouco mais curto que seu primo com motor a combustão, mas oferecerá níveis de espaço interior similares aos do S Class.
Além disso, se prestarmos atenção na fotografia do interior divulgada pela Mercedes-Benz, podemos perceber as semelhanças entre este EQE e seu irmão maior EQS. Dizemos isso porque o design do habitáculo parece ser idêntico, com as múltiplas telas tácteis enquadradas dentro de uma mesma estrutura de vidro, ou seja, o que se conhece como ‘Hyperscreen MBUX’. Da mesma forma, parece que o volante de raios duplos que estreou no E Class também estará presente neste modelo 100% elétrico.
Ainda é cedo para falar dos detalhes técnicos, mas tudo parece indicar que será apresentado como um veículo de tração total com um motor elétrico em cada eixo, com a possibilidade de ser adicionada uma versão de estilo esportivo e tração traseira mais adiante. Espera-se que tenha mais potência que um EQC e sua autonomia rondará os 600 quilômetros.
Sua data de apresentação está agendada para o Salão de Munich 2021, evento onde também estrearão um protótipo do Maybach baseado no EQS e o primeiro AMG da família EQ, e as primeiras unidades chegarão ao mercado no primeiro trimestre do ano seguinte. Ainda não se sabe nada sobre o preço, mas dado que rivalizará com o Tesla Model S, se espera que comece nos 70.000 euros.