MERCEDES-BENZ G CLASS 2025: O REI DOS 4X4 RECEBE UM RESTYLING

A segunda geração do Mercedes-Benz G Class chega com um restyling, com o qual segue sendo fiel a si mesmo do ponto de vista estético, mas debaixo do capô, as coisas mudaram.
Exterior
Seu formato angular inconfundível é a marca registrada do 4x4 alemão e os detalhes tradicionais continuam presentes, como as chamativas maçanetas das portas e o característico som do seu fechamento, assim como a robusta moldura de proteção exterior, a roda de estepe vista na porta traseira e os piscas do capô.
Uma novidade é a grade com quatro lâminas horizontais em vez das três anteriores. Além disso, os para-choques foram redesenhados. A câmera de marcha à ré tem uma nova posição acima do suporte da placa de matrícula e na lateral da mesma foi instalado um bico de água limpador para limpeza da sujeira durante a condução. É acionado quando o condutor ativa o limpador traseiro.
Os modelos de propulsão convencional também incorporam alguns elementos específicos. Na verdade, um novo revestimento do pilar A e um spoiler na guarnição do teto, assim como novos materiais isolantes.
O G Class 2025 equipa de série rodas de liga leve de 18 polegadas otimizadas aerodinamicamente, em desenho de cinco raios duplos, embora haja jogos opcionais de até 20 polegadas. Também sem adição de preço são os faróis LED High Performance e estreia a cor exterior Azul Sodalita Metalizado.
Com a Professional Line Exterior, os clientes podem acentuar o caráter todo-terreno do seu G Class. O pacote inclui telas protetoras para os faróis e pneus todo-terreno. As versões Exclusive Line e AMG Line, por outro lado, são mais elegantes e esportivas.
É claro, há também um novo Mercedes-AMG G 63, com a cor exterior Manufaktur Hyper Blue Magno disponível de forma exclusiva. Sua parte frontal se caracteriza pelo novo para-choque específico AMG com três lâminas verticais na frente das entradas de ar. Há também inserções de aço inoxidável.
Os faróis MULTIBEAM LED adaptativos são incluídos de série. Graças às funções de iluminação inteligente, iluminam a estrada em função da situação e reagem ao estado atual do tráfego com a ajuda de 84 LEDs de alto desempenho controláveis individualmente. Da mesma forma, as lanternas traseiras incorporam tecnologia de diodos.
Interior
No habitáculo podem ser encontrados inúmeros elementos de design do exterior. Por exemplo, as saídas de ar laterais, que ecoam a forma dos faróis redondos, agora também estão disponíveis iluminadas. O típico pegador no lado do acompanhante e os interruptores dos três bloqueios de diferencial seguem sendo elementos diferenciadores.
O volante multifuncional com comandos tácteis está revestido em couro de série. Alguns elementos disponíveis sob pedido são os porta-copos com regulagem da temperatura, base de carga por indução para telefones e sistema de entretenimento MBUX de alta gama para os bancos traseiros, composto por duas telas tácteis de 11.6 polegadas cada uma. E não podemos esquecer do programa de personalização Manufaktur.
Conectividade
O sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience) está a bordo pela primeira vez em todas as versões do modelo. O MBUX Augmented Reality para a navegação também faz parte do equipamento de série. O sistema sobrepõe informação gráfica de navegação e tráfego sobre imagens ao vivo na tela multimídia.
Agora é possível ativar determinadas ações sem a necessidade de dizer “Hey Mercedes”. O assistente de voz dispõe também de vinte comandos de voz criados exclusivamente para seu uso no renovado G Class.
Condução
O ícone dos todo-terrenos segue apostando no chassi de longarinas e travessas, três bloqueios mecânicos de diferencial e a combinação de suspensão independente do trem dianteiro e eixo traseiro rígido. Os seguintes valores falam por si só:
- Capacidade de escalada de até 100% em superfícies adequadas
- Altura livre do solo de pelo menos 241 mm
- Profundidade máxima em superfícies alagadas de 70 cm
- Estabilidade de condução em rampas de até 35°
- Ângulo de ataque de 31° na frente e de saída de 30° (sem acoplamento de reboque)
- Ângulo ventral de 26º
O G Class 2025 inclui de série uma suspensão com amortecimento adaptativo, que só estava disponível como opcional anteriormente. De acordo com a Mercedes-Benz, os amortecedores compensam ainda melhor as irregularidades das superfícies e suportam forças significativamente maiores.
O sistema regula continuamente a rigidez dos amortecedores em função da situação de condução e reduz automaticamente os movimentos da carroceria.
A direção eletromecânica de cremalheira e pinhão é incluída de série. No eixo dianteiro são utilizados discos de freio com um diâmetro de 354 mm e uma espessura de 32 mm. No eixo traseiro, o diâmetro é de 345 mm e a espessura é de 22 mm.
A função ‘Capô Transparente’ pode ser ativado através do menu todo-terreno da tela central e permite uma visão virtual sob a parte dianteira do veículo. A função ajuda a avaliar de forma ótima buracos e lombadas se não são visíveis através do para-brisa.
A caixa de transferência está ajustada para que 40% do torque vá para o eixo dianteiro e 60% ao traseiro. Por sua parte, a reduzida (2.93:1) pode ser conectada através do interruptor Low Range até uma velocidade de 40 km/h e com a posição N da transmissão.
A embreagem multidisco inteligente se comporta como um diferencial de deslizamento limitado controlado automaticamente e passa para uma distribuição fixa quando se aciona o interruptor para o bloqueio do diferencial central.
Os bloqueios dos diferenciais dos eixos dianteiro e traseiro funcionam de forma eletromecânica e podem ser conectados individualmente enquanto se conduz tanto com a reduzida ativada ou desativada. O veículo passa automaticamente ao programa de condução off-road Rock quando são conectados os bloqueios.
A linha mecânica do Mercedes-Benz G Class 2025 está totalmente eletrificada (híbridos leves), graças a um pequeno motor elétrico de arranque e uma bateria de 48 volts. Além do novo Mercedes-AMG G 63, também estão disponíveis o G 500 e o G 450d.
O G 500 conta com um motor de 6 cilindros em linha e 3.0 litros com dupla sobrealimentação, através de um turbo compressor de gases de escape e um compressor auxiliar elétrico. Em números, entrega 449 cv e 560 Nm. O apoio elétrico fornece 20 cv extras pontualmente.
Por sua parte, o diesel G 450d, também com 6 cilindros, desenvolve 367 cv 20 cv, com um torque máximo de 750 Nm. Em ambos os casos, a transmissão associada é a automática com conversor de torque 9G-TRONIC de 9 velocidades.
Na parte dos sistemas de assistência adicionais, estreia o Active Steering Assist, que intervém na direção para não sair da faixa.
No Mercedes-AMG G 63 é utilizado o conhecido motor biturbo V8 de 4.0 litros com 585 cv e 850 Nm. A novidade é o seu trabalho conjunto com o sistema de hibridação leve.
Esta versão de alto desempenho precisa de apenas 4.4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e alcança uma velocidade máxima de 220 km/h. Em combinação com o pacote AMG Performance opcional, é possível melhorar esses registros: 4.3 segundos e 240 km/h.
A primeira versão totalmente elétrica do G Class - conhecida como EQG - completará a linha de modelos mais adiante. Sabemos que contará com quatro motores, um por roda.
Preços
Um Mercedes-Benz G Class nunca foi barato. No momento de seu lançamento no mercado (ainda por definir), o renovado 4x4 estará disponível na Alemanha por um preço base de 122.808 euros.