MERCEDES-BENZ G CLASS ELÉTRICO SERÁ APRESENTADO NO PRÓXIMO DIA 24 DE ABRIL

Já faz três anos, desde sua apresentação como concept no Salão de Munich 2021, que se fala do Mercedes-Benz G Class elétrico. Agora estamos muito perto de conhecer a versão de produção, pois a estreia está prevista para o dia 24 de abril no âmbito do dia da imprensa no Salão de Pequim 2024.
Uma novidade importante que revoluciona os 45 anos de história do todo-terreno alemão, nascido em 1979 e acostumado a ser propulsionado única e exclusivamente por motores térmicos, gasolina e diesel. No entanto, os tempos mudam e os sistemas de powertrain também, mesmo para ícones como o 4x4 alemão.
O comunicado de imprensa que anuncia a apresentação do carro não revela nenhuma cifra técnica definitiva, mas fornece um dado importante: o nome. Na verdade, a versão ‘a bateria’ do ‘Gelandewagen’ não adotará o sufixo EQ e se chamará G 580.
Como já foi antecipado há algum tempo, os modelos elétricos da Mercedes-Benz abandonarão progressivamente as siglas que ainda hoje os identificam, pelo fato de que a marca de Stuttgart se prepara para ser 100% elétrica em 2030 e, portanto, já não fará sentido adotar um emblema específico.
Assim, o G 580 anunciará um consumo médio entre 27.7 e 30.3 kWh a cada 100 km. Considerando a presença de uma bateria de 100 kW, como antecipado há algum tempo, a autonomia poderá ser por volta de 320 km.
Não é muito, mas é preciso considerar um peso que deverá alcançar pelo menos as 2.6 toneladas (o EQS SUV pesa ainda mais) e um coeficiente aerodinâmico Cx certamente pouco favorável.
Sim, porque apesar da mudança de propulsão e como não poderia ser de outra maneira, o G Class manterá o mesmo estilo que a versão clássica, que foi atualizado há pouco tempo.
A nível mecânico, o G 580 contará com quatro motores elétricos, um para cada roda, que permitirão ao crossover mover-se rápido fora do asfalto e inclusive realizar manobras surpreendentes, como poder girar 360º, assim como um tanque.