MERCEDES-BENZ GLC 2023: MAIS LUXUOSO E PLENAMENTE ELETRIFICADO

O modelo da marca alemã mais vendido nos últimos dois anos muda de geração e promete continuar seguindo por esse caminho. Com relação ao seu antecessor, o novo Mercedes-Benz GLC é maior e mais espaçoso, e pode oferecer um equipamento ainda mais luxuoso. O ponto curioso é que só estará à venda com motores de 4 cilindros eletrificados.
Com um comprimento de 4.720 mm, o modelo alemão é seis centímetros mais longo que seu antecessor, enquanto que a largura se mantém em 1.890 mm. Por sua parte, a distância entre os eixos cresce 15 mm, até os 2.890 mm, um dado que deverá beneficiar a habitabilidade.
Graças à maior saliência traseira, o porta-malas tem uma capacidade de 600 litros, 50 a mais que antes, e o coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) passa de 0.31 para 0.29, que não é nada mal.
Visualmente não há surpresas. As heranças estéticas do C Class são evidentes e parece um pouco mais arredondado do que antes. Atrás se aprecia uma faixa luminosa inspirada nos SUVs elétricos da casa.
O pacote exterior Avantgarde, com estética esportiva, faz parte do equipamento de série. Inclui molduras que circundam as saídas de escape e rodas de 18 polegadas de série, entre outros elementos. A tampa traseira elétrica também vem de fábrica. Opcionalmente, estão o pacote AMG Line e outro pack off-road, com proteções na parte inferior e na carroceria.
Como mencionado antes, a parte mecânica é toda protagonizada por motores eletrificados de 4 cilindros e 2.0 litros. Inicialmente, haverá três mecânicas com hibridação leve (MHEV) de 48 volts e outros três híbridos plug-in (PHEV), dois a gasolina e um turbodiesel. Seja qual for a opção escolhida, a transmissão automática com conversor de torque 9G-TRONIC com 9 velocidades e a tração total 4MATIC são de série.
As versões PHEV contarão com um motor elétrico de 136 cv e uma bateria de 31.2 kWh, um componente que deverá proporcionar uma autonomia sem emissões entre 104 e 120 quilômetros. O carregador de 11 kW será de série e, como opcional, haverá outro de 60.
Na parte do chassi, o Mercedes-Benz GLC 2023 aumenta sua largura de pista (4 mm na dianteira e 23 na traseira) e contará com três tipos de suspensão: a fixa de série, a esportiva AMG e uma pneumática adaptativa. Esta última vai sempre associada ao eixo traseiro direcional, com um ângulo de direção de até 4.5 graus. Nos híbridos plug-in, as molas pneumáticas no eixo traseiro são de série.
O paquete off-road, acima mencionado, aumenta em 20 mm a distância livre do solo. Além disso, o carro oferece controle de descida em ladeiras, câmera de 360 graus e um capô transparente, ou seja, uma visão virtual da parte de baixo do veículo na tela central. Serve para ver grandes pedras ou buracos profundos na pista.
Além disso, o carro oferece muita informação off-road prática, como o ângulo de giro das rodas, a inclinação, a bússola, as coordenadas geográficas...
Como esperado, o interior do Mercedes-Benz GLC 202e é herdado do C Class, com uma instrumentação digital de 12.3 polegadas e uma tela central de 11.9 polegadas de série. O espaço para os joelhos, os ombros, os cotovelos e a cabeça na parte traseira aumenta discretamente de um a dois milímetros cada um.
Claro, também temos que falar do sistema multimídia MBUX, que inclui a navegação com função de realidade aumentada, um assistente de voz melhorado e a nova função Newsflash, onde o carro pode ler até dois minutos de notícias dos seus portais de notícias favoritos.
Além dos habituais sistemas de ajuda à condução do C Class, o GLC 2023 conta um planejador de rotas de reboque. Entre outras coisas, são consideradas a largura e a altura da passagem. O assistente de manobra de reboque ampliado (opcional) regula automaticamente o ângulo de giro do veículo trator até uma velocidade de 5 km/h e uma inclinação de até 15%.
O novo GLC sairá das linhas de produção de Bremen, Sindelfingen e Pequim. A Mercedes-Benz ainda não anunciou a data de chegada aos mercados nem os preços.