Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. MERCEDES-BENZ NAFA CONCEPT: O PRIMEIRO UTILITÁRIO DA MARCA COM TRAÇÃO DIANTEIRA

Notícias

MERCEDES-BENZ NAFA CONCEPT: O PRIMEIRO UTILITÁRIO DA MARCA COM TRAÇÃO DIANTEIRA

01/04/2025

Voltar
MERCEDES-BENZ NAFA CONCEPT: O PRIMEIRO UTILITÁRIO DA MARCA COM TRAÇÃO DIANTEIRA

Para ver o primeiro utilitário esportivo da Mercedes-Benz, tivemos que esperar até 1997, com a chegada do A Class, mas poucos se lembram que a primeira experiência real da marca alemã nesse segmento data de 1981.

Naquele verão europeu, foi apresentado um conceito chamado NAFA (sigla para ‘Nahverkehrsfahrzeug’, ou ‘veículo de transporte local’), que buscava combinar dimensões adequadas à cidade com o estilo e o requinte que sempre distinguiram o fabricante de Stuttgart.

Um design revolucionário

Medindo apenas 2.50 metros de comprimento e 1.50 metros de largura, o Mercedes-Benz NAFA é imediatamente reconhecível por suas proporções compactas e incomuns.

Idealizado pelo designer Bruno Sacco (também o ‘pai’ do futuro A Class, entre muitos outros modelos criados para a Mercedes-Benz), o carro-conceito refletia o estilo minimalista e funcional dos anos 1980, com linhas quadradas, para-brisa inclinado em 45 graus, grandes superfícies de vidro e janela traseira completamente vertical.

Apesar do tamanho pequeno, o interior oferecia um conforto surpreendente para dois ocupantes. Além disso, as portas deslizantes facilitaram o acesso às vagas de estacionamento mais apertadas, como as mais antigas garagens de qualquer cidade.

Tração dianteira pela primeira vez

Além de sua aparência particularmente extravagante, o NAFA foi o primeiro Mercedes-Benz com tração dianteira. E isso não é tudo. Sua característica mais impressionante era a direção nas quatro rodas, que permitia um raio de giro de apenas 5.7 metros, proporcionando manobrabilidade excepcional nos espaços mais apertados.

O motor, por sua vez, era um bloco de 3 cilindros com cilindrada de 1.0 litro e 40 cv, montado na frente, o que se encaixava bem na ideia de um veículo projetado para trajetos urbanos curtos.

Infelizmente, o NAFA nunca se tornou um modelo de produção, mas está claro que tanto o futuro A Class quanto os modelos Smart subsequentes se inspiraram em seu design. Esta última marca foi introduzida no mercado em 1998 e imediatamente alcançou grande sucesso em toda a Europa com o pequeno Fortwo.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

1981 - MERCEDES-BENZ NAFA CONCEPT

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter