MERCEDES-BENZ PODE ESTAR DESENVOLVENDO UM MINI G CLASS ELÉTRICO PARA 2026

O compromisso da Mercedes-Benz com os carros elétricos é claro, criando uma família ‘EQ’ cada vez mais ampla que está levando a empresa praticamente a duplicar a linha, criando gêmeos de zero emissões de muitos dos seus modelos térmicos. Segundo informa o jornal alemão Handelsblatt, a marca alemã já estaria trabalhando para ampliá-la com mais um membro: um mini G Class.
Assim como aconteceu com outros de seus carros, seria um modelo à parte, não de uma versão dentro da linha do Mercedes-Benz G Class atual, com a qual coexistiria a partir de 2026, que é a data que supostamente será lançado.
Aparentemente, compartilharia com o clássico as linhas principais de seu reconhecível design, com o predomínio das linhas retas e as formas quadradas características deste, embora adaptadas a um formato mais comedido, já que teria tanto um comprimento como uma altura inferiores.
Estaria sendo desenvolvido sobre a plataforma Mercedes Modular Architecture (MMA), que também será utilizada em outros modelos da empresa, como os futuros CLA (e sua versão shooting brake) que chegará no final de 2024, GLA e GLB.
Essa plataforma tem uma arquitetura elétrica de 800 volts, de modo que servirá para que tenha opções mecânicas tanto a gasolina como elétrica, embora ainda se desconheçam os detalhes técnicos das mesmas. Agora, se espera que a versão de zero emissões tenha uma autonomia superior aos 500 quilômetros.
O objetivo é conseguir um modelo mais compacto e ágil, mas que continue tendo as mesmas destacadas capacidades off-road do G Class padrão.
Por último, espera-se também que este Mercedes-Benz Mini G Class elétrico, quando chegar em 2026, já conte com o novo design de interiores da marca, em cujo painel as telas terão muito destaque.
Um aspecto que gera dúvidas é qual será o seu nome comercial, já que, seguindo a nomenclatura atual, o lógico seria ‘EQG’, mas essa denominação deverá corresponder à versão elétrica do Mercedes-Benz G Class padrão, quando chegar.