MERCEDES-BENZ V CLASS 2024: CHEGA COM NOVO ASPECTO E SISTEMA MBUX
O Mercedes-Benz V Class e sua versão elétrica EQV estrearão no próximo ano uma nova imagem. A marca alemã divulgou esta semana um adiantamento das novidades que introduzirá neste modelo, que eles mesmos denominam de monovolume de luxo, tanto em termos de design como de tecnologia a bordo.
É claro que este restyling do Mercedes-Benz V Class manterá o foco no conforto dos ocupantes e em um habitáculo de estilo luxuoso. O lançamento oficial do modelo está previsto para o final deste ano, embora possa ser apresentado no próximo Salão de Munich, em setembro. Em todo caso, não chegará aos concessionários até o primeiro semestre de 2024.
As novidades do V Class e do EQV começam pelo exterior, com uma grade completamente redesenhada, que também é retro iluminada tanto nas versões mais equipadas como na versão 100% elétrica.
Agora a frente é ainda mais imponente, com lâminas horizontais e elementos em tom preto, que dão maior protagonismo às linhas do MPV do fabricante alemão. Acompanham esta mudança as luzes Multibeam LED e o logotipo da Mercedes-Benz, com efeito tridimensional pela primeira vez na história do modelo.
Também há novidades na parte traseira, com as lanternas LED ligeiramente mais escuras, para dar um toque ainda mais refinado. As rodas de liga leve também são novas, com tamanhos que vão de 17 a 19 polegadas, enquanto a carroceria pode ser escolhida entre cinco novas cores: Kalahari Ouro Metalizado, Highech Prata Metalizado, Sodalite Azul Metalizado, Cinza Alpino e Azul Vintage.
Também são importantes as mudanças no habitáculo. Estes renovados V Class e EQV incorporam a última geração do sistema multimídia MBUX, com duas telas de 12.3 polegadas, que fazem as vezes de quadro de instrumentos e display multimídia.
Às clássicas funções de navegação e multimídia se somam o assistente de voz “Hey Mercedes”, a personalização da luz ambiental em 64 cores e diversos serviços online.
Naturalmente, há gráficos e funções específicos dedicados ao EQV elétrico, como o planejamento da navegação, que leva em conta a autonomia e a presença de pontos de carga ao longo da rota.
A dotação de assistentes de condução é bem completa, com soluções como o assistente ativo de manutenção de faixa, os Attention Assist e Active Brake Assist, o alerta de ângulo morto, o assistente inteligente de velocidade e a câmera de 360 graus, por exemplo.
Para o habitáculo são oferecidas várias configurações, entre seis e oito lugares, que são Style, Avantgarde e Exclusive, e podem ser combinados com os pacotes estéticos AMG Line e Night Package.
Não falta o luxo tampouco para os lugares traseiros, com a possibilidade de solicitar bancos individuais reclináveis que contam também com funções de massagem, descansa braços e descansa pés.
O restyling não trará consigo nenhuma atualização concreta na linha de motores. Embora a lista de versões e os preços ainda não tenham sido oficializados, se espera que a Mercedes-Benz confirme as versões V 220, V 250 e V 300 a diesel, com o motor 2.0 turbodiesel de 163, 190 e 239 cv.
O Mercedes-Benz EQV, completamente elétrico, seguirá contando com baterias de 60 ou 90 kWh de capacidade útil e um motor de 204 cv, para uma autonomia máxima de 363 quilômetros, conforme declarado pelo fabricante.