MG MG3 HYBRID 2025: MODELO DA MARCA BRITÂNICA VAI BRIGAR NO SEGMENTO B DA EUROPA

Um novo MG estreia no Salão de Genebra 2024. Chama-se MG3 Hybrid, sendo o modelo de menor tamanho do fabricante chinês de origem britânica, e o primeiro com tecnologia híbrida não plug-in (conhecida como Hybrid Plus).
O MG3 Hybrid entra no segmento B europeu com um preço que, embora não tenha sido anunciado oficialmente, poderá rondar os 20.000 euros.
Exterior
O MG3 Hybrid apresenta linhas que fazem eco da filosofia de design do resto da gama MG, como o crossover HS. Isso fica patente na parte frontal, caracterizada pela grande grade e os faróis de aspecto agressivo.
As laterais abrigam rodas de liga leve com um desenho de raios duplos, enquanto na parte traseira surgem linhas racionais, com lanternas de desenvolvimento horizontal e gráficos interiores tridimensionais.
O MG3 Hybrid está disponível nas seguintes cores: branco York, azul St Moritz, vermelho Flaming, amarelo Morning, preto Pearl, prata Blade e cinza Hampstead.
Dimensões
Com 4.110 mm de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.500 mm de altura, o MG é um dos modelos maiores do segmento B. Por exemplo, é 6 cm mais comprido que o Renault Clio e 17 cm maior que o Toyota Yaris. Agora, as dimensões seguem sendo adequadas para um uso urbano, sem comprometer a condução extra-urbana e por autopista.
Em linha com seus concorrentes está o porta-malas, que tem uma capacidade de 293 litros (300 litros para o Clio e 286 litros para o Yaris, como referência). Conta ainda com uma distância entre os eixos de 2.570 mm. Seu peso vazio é de 1.285 kg.
Interior e tecnologia
O formato mais compacto, no entanto, não significa que o interior e a tecnologia a bordo tenham sido sacrificados. No interior do MG3 Hybrid surge um quadro de instrumentos digital de 7.0 polegadas e uma tela de infotainment de 10.25 polegadas, enquanto o console central conta com vários comandos físicos para o motorista não se distrair durante a condução.
O equipamento básico inclui ar-condicionado, sensores de estacionamento traseiros e câmera de visão posterior, enquanto os sistemas ADAS incluem manutenção de faixa, aviso de saída de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, aviso de colisão frontal e assistente em congestionamentos.
Nos acabamentos mais avançados também são oferecidos acesso sem chave, estofamento em couro sintético, bancos dianteiros e volante aquecidos e uma câmera de visão periférica de 360 graus.
Motor
O powertrain do novo modelo da MG adota o novo sistema Hybrid Plus (full hybrid), composto por um motor a gasolina, transmissão, bateria de 1.83 kWh, motor elétrico e gerador. Na prática, o utilitário está equipado com um motor a gasolina de 1.5 litros e 102 cv, mais um propulsor elétrico de 136 cv, combinados com uma transmissão automática de 3 velocidades.
O MG3 Hybrid pode funcionar em vários modos, começando pelo ‘EV’, no qual o carro só se desloca com energia elétrica (se a carga da bateria for suficiente).
Em seguida estão os modos ‘Serie’ (o motor térmico envia potência ao gerador, que alimenta o motor elétrico para a tração), ‘Serie e Recarga’ (permite que o gerador também recarregue a bateria quando seu estado de carga é baixo), ‘Tração e Recarga’ (o motor térmico envia potência às rodas e também carrega a bateria através do gerador) e ‘Paralelo’ (ambos os motores enviam potência às rodas).
Entre outras coisas, o condutor pode escolher vários modos de condução como Eco, Standard e Sport para variar a resposta do carro e torná-lo mais eficiente em consumo e mais rápido e esportivo.
Os números oficiais falam de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos, uma velocidade máxima de 170 km/h, um consumo médio de 22.7 km/l e emissões de CO2 de 100 g/km.
Preços
A empresa não os anunciou oficialmente, mas nas últimas semanas havia comentado sobre preços de partida em torno dos 20.000 euros. Se isso for confirmado, será um dos utilitários híbridos mais baratos do mercado, já que na Europa o Clio parte de 21.990 euros e o Yaris de 22.400 euros.