MITSUBISHI DELICA MINI: UM ROBUSTO KEI CAR TODO-TERRENO DE 53 CV
Após uma antecipação divulgada no último mês de novembro de 2022, a Mitsubishi acaba de revelar o seu novo kei car todo-terreno para o mercado do Japão, o chamado Mitsubishi Delica Mini, que será oferecido opcionalmente em versão de tração total.
Este pequeno carro de formas quadradas exibe um design inspirado no de seu irmão maior, o monovolume Mitsubishi Delica D:5. Apresenta, por exemplo, portas traseiras corrediças de acionamento elétrico, proteções de plástico para os arcos de roda e molduras de tom prateado nos para-choques e nas saias laterais.
Em relação às dimensões, está pensado para o segmento kei car japonês, de modo que é bastante compacto, honrando o seu sobrenome ‘Mini’. Estamos falando de um modelo de apenas 3.40 metros de comprimento, 1.48 de largura e 1.83 de altura, com uma distância entre os eixos de 2.50 metros.
Em função do acabamento, as rodas são de 14 ou 15 polegadas de diâmetro, com pneus em dimensões 155/65 R14 ou 165/55 R15. No caso da versão AWD de tração total, as rodas são diferentes, de 15 polegadas e com pneus 165/60 R15, e a suspensão inclui também uma regulagem específica para os amortecedores.
De acordo com a Mitsubishi, o Delica Mini tem um tanque de combustível de 27 litros e a versão mais leve pesa 970 quilos. A mais pesada da linha, supomos que a de tração nas quatro rodas, chega somente a 1.060 quilos.
Quanto aos motores, o mais básico é um bloco de 0.66 litros aspirado e de 3 cilindros, com 53 cv de potência e 60 Nm de torque máximo, mas há uma versão de maior potência, que alcança os 65 cv e 100 Nm. A única transmissão disponível, para as versões tanto de tração dianteira como total, é uma automática do tipo CVT.
Apesar do seu tamanho, o Delica Mini conta com uma ampla dotação de equipamento, que inclui desde o chamado Grip Control com controle em descidas, até faróis LED adaptativos, controle de cruzeiro também adaptativo, assistente de manutenção de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, por exemplo.
O habitáculo incorpora um estofamento antimanchas e impermeável, enquanto que o catálogo dispõe de 12 cores diferentes para a carroceria, a metade delas com um acabamento bicolor. O modelo será colocado à venda no dia 25 de maio, com um preço entre 1.80 e 2.24 milhões de ienes, ou seja, entre 66.000 e 82.000 reais ao câmbio, aproximadamente.