MOBIUS II: UM SUV ‘LOW COST’ FABRICADO NO QUÊNIA

A Mobius Motors é um fabricante de automóveis localizado no Quênia e pretende ser um dos mais importantes da África. O Mobius II é um SUV ‘low cost’ que foi projetado não só para que seja acessível na hora da aquisição, mas também para que seja barato na manutenção, graças à uma simplicidade técnica e mecânica, mas que garante uma alta confiabilidade.
O novo Mobius II é o segundo veículo apresentado pela Mobius Motors, que tem sua sede em Nairobi, onde fabrica todos os seus modelos de forma praticamente artesanal. Com formas quadradas, a imagem desse SUV barato lembra os todo-terrenos antigos, com uma carroceria angulada e com painéis planos se assentando sobre um clássico chassi de longarinas e barras transversais.
Na parte dianteira, o SUV ‘low cost’ africano conta com uma suspensão MacPherson, um esquema muito utilizado entre todos os fabricantes de carros, devido ao seu baixo custo de produção e equilibrado rendimento. Na traseira utiliza um eixo rígido suportado por feixes de molas para garantir uma capacidade de carga de até 625 kg e oferecer a robustez necessária para sobreviver em ambientes inóspitos.
Debaixo do capô se esconde um motor a gasolina de 1.8 litros e quatro cilindros em linha que produz uma potência de 131 cv e 182 Nm de torque. Um bloco que surge acoplado unicamente a uma transmissão manual de cinco velocidades que transmite a força exclusivamente ao eixo traseiro. Embora o SUV tenha sido concebido para países em desenvolvimento, por incrível que pareça, não contará em nenhuma de suas versões com sistemas de tração nas quatro rodas.
No interior, conta com um espaço que, como o exterior, apresenta formas simples, sem frescuras e sem elementos supérfluos. Tem uma capacidade para transportar até cinco passageiros, mas as versões de acesso chegam somente com dois lugares. Os dois principais opcionais que a marca oferece são: um sistema de infotainment com tela táctil de 8.0 polegadas e o ar condicionado.
Em relação ao preço, o SUV é vendido no mercado local por 1,3 milhões de shillings quenianos, o equivalente a 42.000 reais ao câmbio atual. Segundo indica a marca, esse valor é inferior ao preço que são vendidos alguns sedans com cinco ou seis anos de uso no mercado de carros usados no Quênia.