MODELOS ELÉTRICOS DA ALIANÇA RENAULT-NISSAN CONTARÃO COM PLATAFORMA COMUM
A Renault e a Nissan irão desenvolver uma nova plataforma comum específica para modelos elétricos, que atenderá as novas gerações do Zoe e do Leaf. O modelo que estreará a nova base comum será o Leaf em 2020.
Essa confirmação foi dada pelo VP responsável pela gestão estratégica da aliança entre os dois fabricantes. Citado pela Automotive News Europe, Arnaud Deboeuf disse ainda que ambos passarão a fazer parte do mesmo segmento, por uma questão de economias de escala. No entanto, falta confirmar se será o Zoe que crescerá em suas dimensões ou o Leaf, que será alvo de um facelift em 2018, que irá encolher.
Atualmente, o Leaf utiliza baterias de íons de lítio produzidas internamente e o Zoe a baterias LG Chem. O mais provável é que a Nissan opte por deixar de produzir as suas próprias baterias. Independentemente da escolha, é quase certo que os dois modelos passem a utilizar um novo conjunto de baterias que lhes permitirá ter mais autonomia - 400 km no caso do Renault e 250 km no caso do Nissan.