MOKE CALIFORNIAN: UM ELÉTRICO DE 45 CV PARA OS ESTADOS UNIDOS
Cerca de 40 anos depois de que a Moke International ter vendido o seu último modelo nos Estados Unidos, a empresa volta ao território norte-americano com o novo Moke Californian EV, um modelo inspirado no clássico Mini Moke dos anos 60.
Como não poderia ser de outra forma, especialmente nos tempos em que vivemos, trata-se de um modelo 100% elétrico e totalmente apto para circular por estrada aberta, como o que a empresa já comercializa na Europa e que é fabricado no Reino Unido.
De acordo com o fabricante, o Moke Californian EV é capaz de circular a uma velocidade máxima de 80 km/h e de rodar até 120 quilômetros (no ciclo WLTP) com uma única carga da bateria.
A marca assegura que uma carga completa leva quatro horas e que, assim que a bateria estiver totalmente carregada, permitirá rodar a distância entre as localidades de Malibu e Santa Barbara, na costa da Califórnia, entre as quais passa a famosa Rota 101.
O pequeno modelo elétrico, que pesa somente 800 quilos, é propulsionado por um único motor de 33 kW ou 45 cv, que move unicamente as rodas traseiras, e que permite uma aceleração de 0 a 55 km/h em 4.3 segundos, o que não é nada mal.
Como podemos ver nas imagens, o Moke moderno mantém a essência do original, comercializado no mercado de Estados Unidos entre os anos de 1977 e 1982, com um aspecto marcante e jovem que sem dúvida é bem interessante como veículo praiano.
A Moke International oferecerá mais detalhes do modelo em breve, incluindo a disponibilidade do Californian no mercado americano e também seu preço definitivo, que ainda não conhecemos.
Cabe lembrar que o Mini Moke foi concebido inicialmente como um veículo militar leve que pudesse ser implantado em zonas de guerra por paraquedas, mas acabou sendo comercializado como um veículo de trabalho e lazer.