MOTOR RENAULT ENERGY F1 VAI EQUIPAR A EQUIPE CATERHAM DE F1 A PARTIR DE 2014
- A Renault continuará a fornecer seu motor à Equipe Caterham de F1 a partir de 2014
- A Caterham utilizará a Unidade de Potência Renault Energy F1, um motor V6 turbo equipado com potentes sistemas de recuperação de energia
- A prorrogação desta parceria permitirá que Renault e Equipe Caterham de F1 trabalhem em conjunto por três temporadas adicionais na F1
- A Equipe Caterham de F1 utiliza motores Renault desde 2011
- A Caterham Cars e a Alpine, marca que conta com o patrocínio da Aliança Renault-Nissan, formaram uma joint venture em novembro de 2012 para desenvolver uma nova gama de veículos esportivos
A Renault Sport F1 e a Equipe Caterham de F1 confirmaram a ampliação de sua parceria no âmbito do Campeonato Mundial da FIA de Fórmula 1 por mais três anos.
A partir da próxima temporada, a Equipe Caterham de F1 utilizará o Renault Energy F1, concebido para responder a uma mudança radical na regulamentação técnica. O motor Energy F1 explora a potência da energia mecânica e elétrica, associando um V6 turbo de injeção direta e dois geradores que armazenam a energia dissipada pelos gases de escape e os freios. Os sistemas restituem a energia recuperada fazendo com que a potência total seja superior à do V8 atual, mesmo sendo 35% mais eficiente para satisfazer aos limites estipulados pela regulamentação técnica e esportiva, ou seja, um fluxo de gasolina inferior a 100 kg/h e uma quantidade máxima de combustível de 100 kg por corrida.
A organização anglo-malaia e a montadora francesa se associaram desde o início da temporada do Campeonato FIA de Fórmula 1 de 2011. O motor V8 Renault RS27 propulsiona os monopostos da equipe desde então.
Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault Sport F1, declarou: “Vimos a Caterham amadurecer durante estes três anos. As novas instalações são impressionantes e contam com uma estrutura técnica sólida. A regulamentação de 2014 é um grande desafio, mas a mudança nos abre várias possibilidades. Para esta equipe, a próxima temporada constituirá uma excelente oportunidade para alcançar os próximos objetivos. Nossa parceria tem sido bastante aberta desde o início, e é natural termos agora o desejo de tirar os dividendos. Estamos satisfeitos com a valorização e envolvimento das equipes para as quais fornecemos o nosso motor e estamos impacientes para ver a primeira geração de carros motorizados pelo Energy F1 chegando às pistas.”
Cyril Abiteboul, Líder da Equipe Caterham de F1, comentou: “Este anúncio é evidentemente uma excelente notícia para a nossa equipe de F1. Ele está fundamentado em relações sólidas e profundas criadas entre as nossas empresas desde 2011, e mais especificamente com o projeto de carro de série lançado em 2012 entre a Caterham e a Alpine, que está em um estágio avançado de desenvolvimento.
A temporada de 2014 anuncia uma nova era para a F1. Nosso esporte vai dar um salto ao incorporar as mudanças técnicas que estão acontecendo na indústria automobilística, e a Renault está na ponta destes desenvolvimentos. Quando nossa parceria começou em 2011, éramos uma equipe jovem e ficamos impressionados com os diversos benefícios operacionais proporcionados por esta colaboração. Desde então, temos melhorado continuamente. Considerando nossa idade e estrutura, é muito bom saber que a Renault Sport F1 sempre adaptou os seus procedimentos operacionais ao nosso tamanho, e que a integração tem sido otimizada graças a uma colaboração técnica a cada dia melhor. Trabalhamos juntos de maneira aberta e franca, permitindo que a Equipe Caterham de F1 atinja em curto prazo seu objetivo de se firmar como um importante player da F1, além de ajudar Renault a obter o reconhecimento de seu nível técnico de ponta.
A força da nossa parceria permitirá nos apropriarmos rápida e eficazmente da nova regulamentação, e isso será extremamente positivo para todos, com melhores chances de continuar progredindo durante as próximas temporadas.”