NÃO HAVERÁ UM PEUGEOT 208 GTI, MAS SIM UMA VERSÃO PEUGEOT SPORT ENGINEERED
No momento em que a segunda geração do Peugeot 208 iniciou seu desenvolvimento, começou a especular-se com a possibilidade de que fosse criada uma versão de estilo esportivo. Uma alternativa de alto desempenho que tivesse a assinatura da Peugeot Sport para os entusiastas dos utilitários esportivos. Ou seja, um Peugeot 208 GTI. A verdade é que seu desenvolvimento foi dado como certo, e pouco depois saiu a notícia.
A nova geração do Peugeot 208 GTI será totalmente elétrica. A Peugeot quer dar um maior peso à eletrificação e depois de desenvolver o novo Peugeot e-208, a marca concentrará seus esforços na criação de uma versão esportiva e elétrica. Agora bem, estaremos diante de um 208 GTI elétrico? A marca optará por dar-lhe outro enfoque? Novas informações sugerem que não haverá um novo 208 GTI.
É pouco provável que a Peugeot reviva sua icônica insígnia GTI para a segunda geração do 208. Então, a versão esportiva e elétrica do modelo francês que estreará, receberá a denominação Peugeot Sport Engineered. O motivo não é outro que o fato de que irá tratar-se de um carro elétrico. A cúpula da Peugeot não vê com bons olhos que um automóvel elétrico tenha GTI em seu nome.
Alguns altos cargos da marca francesa revelaram à mídia especializada que ‘Peugeot Sport Engineered’ é atualmente o nome preferido para a divisão esportiva da Peugeot. Não é um nome novo, basta voltar ao último Salão de Genebra. Ali foi apresentado o Peugeot 508 Sport Engineered Concept, um modelo híbrido plug-in que chegará à produção.
Entretanto, e apesar das decisões que estão sendo tomadas no quartel general da empresa, a verdade é que determinados países estão pressionando para conseguir que no final a opção seja pelo nome 208 GTi para esta versão esportiva. A Peugeot Reino Unido dá como exemplo o novo Porsche Taycan Turbo, um veículo elétrico que não conta com um turbo e que, pelo contrário, utiliza essa palavra em seu nome.