NISSAN APOSTA NA REDUÇÃO DE PESO EM SEUS NOVOS MODELOS
Um dos grandes inimigos da eficiência e do desempenho dos veículos é o peso. Com isso em mente, as marcas vão procurando deixar mais leves os seus novos modelos, utilizando novas soluções na produção de carrocerias e chassis, muitas vezes com novos tipos de aços e com a substituição de elementos estruturais por outros igualmente rígidos, porém mais leves.
A Nissan pretende seguir esta linha e aplicar um programa de ‘dieta’ para todos os seus novos automóveis, destacando a produção de um novo material estrutural ainda em fase de protótipo, mas que poderá ser aplicado em breve em seus produtos.
A marca utilizará não só materiais, mas também técnicas derivadas de duas das áreas em que os ganhos na luta contra o peso têm sido bastante elevados: competição automobilística e aeronáutica. Graças à combinação de novas técnicas de produção e a novos materiais, a Nissan espera retirar mais peso dos seus futuros modelos, sendo que, por exemplo, o novo Qashqai já havia retirado 40 kg em relação ao modelo anterior e o X-Trail (na imagem) cerca de 90 kg em relação ao modelo que o antecedeu.
“Os próximos 12 meses prometem trazer não só resoluções, mas revoluções, à medida que a marca caminha ainda mais com a ‘Innovation That Excites’. Este programa é outra demonstração do nosso empenho para desenvolver os carros do amanhã, mas hoje”, disse David Moss, vice-presidente da Nissan Europa para a área de design e desenvolvimento, salientando a importância de reduzir o peso, e também incrementar a segurança.
“Sabemos que os carros do futuro precisam ser mais leves, fortes e mais eficientes e é por isso que estamos lançando o nosso programa-piloto em colaboração com organizações de pesquisa e com a indústria no Reino Unido. Pretende-se dar origem a um novo processo de produção que irá revolucionar a indústria”, acrescentou.
O próximo modelo a se beneficiar de medidas para redução de peso deverá ser o Micra, modelo urbano que será lançado ainda este ano.