NISSAN IRÁ MOSTRAR O PRÓXIMO Z EM FRANKFURT
A Nissan revelou o primeiro teaser de seu novo concept que dará origem a um novo SUV de produção, que estará no mercado no primeiro semestre de 2017. Apesar de suas dimensões indicarem para um potencial sucessor do Juke, trata-se do protótipo de um novo membro da família esportiva “Z”. Na realidade, será o sucessor do 370Z - que sai de linha em 2017 - que assumirá uma configuração crossover.
O modelo em questão, que será apresentado na próxima semana no Salão de Frankfurt, será um esforço para continuar inovando e apelando a um público ainda mais jovem. A Nissan acredita que esta fórmula terá sucesso principalmente nos EUA, onde a média de idade dos compradores do Juke aproxima-se dos 50 anos. A imagem teaser mostra uma frente facilmente reconhecível como sendo da Nissan, com luzes diurnas em LED em formato de boomerang.
Shiro Nakamura, responsável pelo design da Nissan, disse há algumas semanas que a estratégia para os “Z” estaria sendo redefinida. Nakamura disse na época: “não penso que o próximo Z possa ser um 390Z. Ainda não decidimos nada sobre a próxima geração, contudo deverá ser algo de grandioso e com mais potência”. Referindo-se à mudança da tipologia de veículo, o japonês acrescentou: “precisamos trilhar outro caminho. Sinto que o Z precisa mais de uma revolução que de uma evolução.”
O novo crossover Z, que será fabricado a partir da nova plataforma CMF B, será bem mais barato que o 370Z, sendo que as suas versões mais equipadas - que contarão com um motor 1.6 turbo a gasolina - poderão ultrapassar o preço das versões mais baratas do Qashqai. Esta plataforma permite, por exemplo, acomodar uma configuração híbrida.
Resta saber se o novo modelo, com o nome a ser definido, será realmente um crossover coupe de três portas ou se terá cinco portas e apenas uma linha de teto mais pronunciada. Apesar desta aposta, o próximo Juke deverá continuar, pois é um modelo bem-sucedido comercialmente. A nova geração também adotará a nova plataforma da aliança Renault-Nissan.