NISSAN LEAF: 5 ANOS E 200 MIL VEÍCULOS VENDIDOS
O Nissan Leaf está no mercado há cinco anos, e continua liderando o segmento dos veículos elétricos com a previsão de atingir as 200 mil unidades entregues no início do próximo ano.
Os números fazem do Leaf o elétrico mais popular do mercado, segundo a marca, tendo os seus clientes atingido o marco de dois bilhões de quilômetros rodados, que perfazem um total de 328.482 toneladas de CO2 não emitidas, assegura a Nissan.
90% das vendas do pequeno elétrico foram realizadas nos Estados Unidos, Japão e Europa, sendo que o primeiro mercado recebeu 90 mil exemplares, o segundo 50 mil e o terceiro 40 mil.
No entanto, com 92 prêmios conquistados, incluindo o de Carro do Ano no Japão e na Europa, o Nissan Leaf não foi o primeiro veículo elétrico da marca japonesa. O primeiro modelo a utilizar eletricidade para se mover desenvolvido pela Nissan foi o Tama Electric Vehicle (na imagem abaixo e vídeo), há 68 anos atrás, quando começou a pesquisar e desenvolver baterias elétricas, inicialmente constituídas por zinco e hidrato de níquel. A primeira bateria de íons de lítio do fabricante japonês foi apresentada em 1996 com o elétrico Prairie Joy (na imagem abaixo).
Nos próximos cinco anos a Nissan espera que o desenvolvimento desta tecnologia continue a crescer e que o aumento da autonomia das baterias traga mais clientes para este segmento. “A tecnologia elétrica continuará a ser o coração dos nossos esforços do desenvolvimento de produto. Ao combinar as nossas tecnologias EV pioneiras e outras inovações, a Nissan está se aproximando de um futuro de mobilidade com zero emissões. Com as tecnologias que estamos criando, a mobilidade está mais segura, limpa, conectada e excitante”, explica Carlos Ghosn, CEO da marca.