NOBLE M500 JÁ É UMA REALIDADE E A MARCA AFIRMA QUE CHEGARÁ NO FINAL DE 2022
O Reino Unido é o berço dos pequenos fabricantes, empresas formadas por engenheiros apaixonados que buscam sempre criar algo diferente. Ali foi fundada a Lotus, ali estavam os exóticos TVR e ali, entre muitos outros, também está a Noble Automotive. Para alguns, este nome pode não significar nada, mas para outros, já estarão pensando no Noble M600, por exemplo. Mas nesta ocasião, embora falemos da Noble, não falaremos sobre este M600.
A Noble acaba de apresentar, depois de alguns anos em total silêncio, o novo M500. Desde o ano de 2018, quando foi mostrado no Festival da Velocidade de Goodwood (aqui), não se soube nada da marca até agora, que volta a aparecer em alto estilo. O novo Noble M500 está pronto para entrar em produção e não substitui o M600, mas chega para ocupar o espaço imediatamente abaixo no catálogo (a marca o define como o irmão menor do M600).
A marca esteve em silêncio desde 2018 porque estava trabalhando no carro, acabando seu desenvolvimento e preparando sua produção, que deverá começar em breve. Na verdade, espera-se que as entregas comecem no final deste mesmo ano de 2022 com um preço que ronda as 150.000 libras esterlinas. Não é caro para um veículo especial e exclusivo que é, oferecendo também um bom desempenho.
Sempre que se pensa em carros esportivos de alto nível, os protagonistas sempre são as mesmas marcas, mas há outros fabricantes que oferecem máquinas capazes de colocá-los em apuros. A Noble é um desses fabricantes e devido à sua produção limitada e pelo fato de seus carros serem configurados à la carte, é mais do que interessante. O novo Noble M500, além disso, conta com um motor cuja origem permite contar sempre com peças de reposição: Ford.
O propulsor utilizado no Noble M500 é o mesmo que pode ser encontrado no Ford GT, o bloco V6 3.5 EcoBoost, mas neste caso a potência anunciada pela Noble é de 550 cv. Este motor surge acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades fornecida pela Graziano.
De qualquer forma, embora seja um carro que encha os olhos e que oferece um bom desempenho, não foi concebido para todo o mundo. Trata-se de um carro para puristas, para os amantes da condução ‘sem filtros’ e, portanto, não conta com as comodidades que têm outros carros. Não há ABS nos freios, não há airbags e terá o menor número possível de assistentes eletrônicos para oferecer a condução mais pura. A direção tem assistência hidráulica.
E foi pensando nessa condução para puristas que o carro foi todo configurado. O chassi é uma estrutura de tubos de aço com o motor colocado em posição central traseira, acompanhado de suspensões de duplos triângulos nos dois eixos. Este chassi, de acordo com a marca, procede em 70% do Noble M600, alcançando o mesmo comprimento, mas com alguns milímetros a mais de largura.
A carroceria, de novo design e já vista em 2018, será fabricada com material composto reforçado com fibra de vidro. A Noble quer oferecer, como opcional, painéis de fibra de carbono para reduzir o peso total do conjunto. Não há dados concretos de peso, mas a marca britânica assegura que rondará os 1.250 quilos (o protótipo pesava 1.400 quilos).