NOVA FÁBRICA DE BATERIAS DA BMW NA CHINA JÁ ESTÁ EM OPERAÇÃO

A China é um mercado chave para o futuro da indústria automobilística. Além disso, hoje já é uma região em que inevitavelmente os principais fabricantes do setor devem ter em seus planos estratégicos. O gigante asiático segue inaugurando novas instalações e a última foi a recente fábrica de baterias da BMW que já se encontra em funcionamento.
A nova planta de produção de baterias da BMW já está produzindo. Para sua construção, o fabricante alemão recorreu à aliança local que mantém com a Brilliance China Automotive Holdings Ltd. Estas instalações se encontram situadas na localidade de Shenyang, a capital e cidade mais povoada da província de Liaoning, ao nordeste do país.
Todas as baterias fabricadas pela BMW e Brilliance em Shenyang serão enviadas à planta que ambas as empresas possuem em Dadong para serem utilizadas nos veículos ali produzidos. Entre outros modelos, o BMW Série 5 híbrido plug-in em sua versão específica para o mercado chinês. Lembrando que a marca alemã também fabrica baterias em Dingolfing (Alemanha) e Spartanburg (Estados Unidos).
As duas etapas de produção necessárias para fabricar estas baterias serão realizadas na nova planta da BMW em Shenyang. A primeira delas consiste em verificar as células de íons de lítio fornecidas e logo combiná-las em um módulo de baterias de grande tamanho. Todos esses módulos são montados em uma carcaça de alumínio para sua posterior integração no veículo.
A aliança da BMW com a Brilliance na China aconteceu no ano de 2003, quando ambas as empresas formaram uma joint-venture em que a marca alemã pudesse fabricar e comercializar seus veículos no mercado chinês. Atualmente, essa empresa conjunta emprega mais de 16.000 pessoas. Em 2014 as duas empresas acordaram estender seu acordo de cooperação até o ano de 2028.
Nos próximos anos a produção de baterias para carros será um dos pilares importantes da indústria automobilística. Especialmente devido ao auge dos veículos totalmente elétricos e os híbridos plug-in. Sua demanda não para de crescer e é por isso que fabricantes e empresas tecnológicas como a LG Chem se apressam a contar com a infraestrutura necessária para dar resposta a este clímax.