NOVA GERAÇÃO DO BMW SÉRIE 1 COM TRAÇÃO DIANTEIRA JÁ RODA EM TESTES PELA EUROPA

Já está rodando em testes de desenvolvimento pelas estradas da Alemanha a nova geração do modelo de acesso à linha da BMW. Baseado na nova plataforma modular UKL da marca de Munich, o futuro Série 1 será o primeiro modelo da marca a prescindir da tração traseira em benefício da dianteira.
Uma alteração que poderá não agradar especialmente aos mais puristas, mas certamente trará diversas vantagens, como nos custos de desenvolvimento e produção, no espaço interior mais amplo - especialmente no banco traseiro, passando pela maior capacidade do porta-malas. Também trarão vantagens as dimensões exteriores, que serão um pouco maiores que no modelo atual. Não foi confirmado ainda se o Série 1 continuará sendo oferecido em versões com carroceria de três e cinco portas, ou se será apenas disponibilizado com cinco portas, como indicam os mais recentes rumores.
O protótipo de desenvolvimento captado em testes pelos fotógrafos de plantão parece ser uma versão topo de linha, provavelmente a M140i, sendo indicação disso os freios de grandes dimensões, a suspensão rebaixada e as duas enormes ponteiras de escape. Nesse caso, espera-se que o modelo seja equipado com um motor de quatro cilindros turbo, combinado com o sistema de tração integral xDrive, de forma a enfrentar rivais como o Ford Focus RS ou o Volkswagen Golf R, entre outros.
O restante da oferta utilizará uma linha de motores de três e quatro cilindros, tanto a gasolina como diesel, com diversos níveis de potência. Também é quase certo que a utilização da plataforma UKL servirá também para que o Série 1, assim como outros modelos da BMW baseados nessa mesma base, seja proposto em uma versão híbrida plug-in. Não sendo descartada também a possibilidade de surgir uma versão totalmente elétrica.