NOVA GERAÇÃO DO FIAT PANDA CHEGARÁ EM 2020 E TERÁ MOTOR HÍBRIDO

O Panda é um dos modelos mais bem sucedidos da Fiat, mas com quase seis anos no mercado, a marca italiana já pensa em uma nova geração, que chegará ao mercado em 2020.
A Fiat Chrysler Automobiles decidiu abandonar os pequenos motores diesel no médio prazo, em favor de duas diferentes opções baseadas em sistemas de propulsão híbridos. Para os veículos maiores e mais caros, a marca italiana optará por motores híbridos plug-in, enquanto que para os modelos menores e mais acessíveis apostarão pela ‘micro-hibridação’, com sistemas Mild Hybrid de 48 volts.
Para os modelos da Fiat o caminho será o da micro-hibridação e o Fiat Panda 2020 será um dos primeiros modelos a estrear essa nova tecnologia para a marca italiana. Trata-se de um sistema de eficiência comprovada em modelos pequenos, atualmente utilizado por marcas como a Suzuki, que é capaz de obter números de consumo similares às motorizações diesel.
Isso significa que a nova geração do Fiat Panda se despedirá de forma definitiva do motor Multijet de 1.3 litros, um propulsor extensamente utilizado por vários modelos do Grupo Fiat Chrysler Automobiles, cuja atualização para adaptar-se aos futuros regulamentos contra a poluição seria muito cara.
Em seu lugar o Panda adotará um dos novos motores com micro-hibridação de 48 volts, uma solução que também alcançará a outros modelos da marca italiana, como o Fiat 500, cuja nova geração também é esperada para 2020.
A nova geração do lendário Panda será produzida na Polônia, embora ainda não haja detalhes sobre como será seu estilo exterior, tampouco como será formada sua oferta de motores, que provavelmente incluirá os novos Firefly que a Fiat está incorporando em seus mais recentes modelos.
Sua chegada ao mercado está prevista para 2020, mas é bem provável que possamos conhecê-lo em um formato conceitual ao longo dos próximos meses.