NOVA GERAÇÃO DO RENAULT MÉGANE SERÁ MOSTRADA EM FRANKFURT
- Além de uma nova plataforma, a nova geração do Mégane terá um design mais esportivo
Atenta às mais recentes propostas dos seus concorrentes, a Renault está preparando a nova geração do Mégane. O novo modelo será fabricado com base na nova plataforma modular CMF-D da aliança Renault-Nissan, e terá linhas mais esportivas.
O Mégane IV, que será o sucessor do modelo lançado em 2008, será mostrado ao público em setembro no Salão de Frankfurt e estará à venda no início de 2016. Graças à nova base modular, utilizada em modelos como o Nissan Qashqai, o novo Mégane deverá ser mais leve que o modelo atual e contará com uma linha de motores mais eficientes.
Na Europa estão confirmadas as versões de carroceria hatchback, coupe e perua, restando apenas saber se a versão conversível continuará sendo produzida.
Além dos concorrentes diretos como o Peugeot 308, Ford Focus ou VW Golf, o analista da IHS Automotive, Ian Fletcher, disse que o novo Mégane continuará sofrendo pressões de propostas SUV/Crossover e dos rivais premium do mesmo segmento como o BMW Série 1 e Mercedes-Benz A Class. Fletcher acredita que o novo SUV compacto Kadjar, do mesmo segmento do Mégane, desempenhará um papel muito importante no futuro nas vendas do emblema francês.
O Mégane é o terceiro modelo mais vendido da Renault na Europa, depois do Clio e do Captur. Em 2014, foram vendidas 120.414 unidades entre o hatchback e a perua Mégane em todo o continente - o que representa uma queda de 6%, de acordo com a Jato Dynamics. O coupe caiu 11% e o conversível 27%.