NOVO ABARTH 695 75° ANNIVERSARIO: EDIÇÃO LIMITADA PARA CELEBRAR O 75º ANIVERSÁRIO DA MARCA

A Abarth está prestes a completar 75 anos de vida, um marco importante e mais um recorde para a marca do Escorpião, continuando a alimentar os sonhos dos fãs em todo o mundo. Este aniversário é uma oportunidade para embarcar numa viagem através da história do Escorpião composta por recordes e vitórias. Mas também para descobrir um símbolo do passado glorioso da marca e do seu futuro brilhante: um veículo atual, esportivo e elegante que representa perfeitamente o espírito de competição da marca e o seu compromisso contínuo para com a inovação.
A Edição Limitada Abarth 695 75° Anniversario
Para celebrar este aniversário tão especial e em homenagem à sua história, o Escorpião lança a nova edição Abarth 695 75° Anniversario, disponível em apenas 1.368 unidades, em homenagem ao seu conhecido motor 1.4 T-Jet, numa referência simbólica à sua cilindrada: 1.368 cc. Sobrealimentado com um turbocompressor Garrett GT 1446, desenvolve uma potência de 180 cv e um torque de 250 Nm, às 2.250 rpm. A velocidade máxima é de 225 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6.7 segundos. O escape faz ecoar o icônico Record Monza com uma válvula ativa. Está também equipado com amortecedores Koni FSD, em ambos os eixos.
A série especial também apresenta uma decoração única e apelativa, com um toque especial: um logotipo dedicado, exibido tanto no interior como no exterior, para valorizar as viagens dos entusiastas da marca.
O seu exterior chama imediatamente a atenção. Pela primeira vez, há um Escorpião cobrindo a totalidade do teto, destacando-se numa pintura integralmente preta, fruto do contraste com a sua carroceria dourada. Esta versão foi enriquecida com vários elementos que a tornam ainda mais única, como vidros escurecidos, logotipos Abarth dourados em ambos os lados e os originais adesivos ‘75° Anniversario’, em forma de cabeça de pistão. Esta Série Especial também está equipada com rodas de liga leve douradas, de 17 polegadas e exclusivas, bem como com um sistema de frenagem de elevada performance, com discos ventilados e perfurados (305 x 28 mm) fixos por pinças em alumínio Brembo, pretas.
Para o interior os designers criaram um ambiente exclusivo e encantador, exemplificado pelo painel de instrumentos em Alcantara preta, de elevada qualidade, e pelos novos bancos em carbono específicos Sabelt. As inserções em Alcantara oferecem um toque esportivo tradicional, assegurando conforto e estilo, embelezando todo o interior, enquanto a sua alma esportiva destaca-se nos bancos em carbono Sabelt, com costuras dedicadas, bem como pela reinterpretação moderna do logotipo ‘75°’, inspirado pelo modelo histórico. O equipamento de topo inclui ainda um rádio DAB de 7.0 polegadas, uma tela digital TFT de 7.0 polegadas e conectividade Apple CarPlay e Android Auto, bem como ar-condicionado automático, sistemas Audio Beats e de navegação. A Edição Limitada também integra muita conectividade, fruto das funções Mopar Connect, incluindo os sistemas My:Assistant, My:Remote Control, My:Car e My:Journey.
Setenta e cinco anos de história e de sucessos
A lenda da marca com o emblema do Escorpião surgiu no dia 31 de março de 1949, quando Carlo Abarth (1908-1979) fundou a Abarth & C. com o piloto Guido Scagliarini, iniciando uma autêntica lenda de estilo e performance.
O seu primeiro automóvel - o 204 A, derivado do Fiat 1100 - permitiu a Tazio Nuvolari vencer a sua última corrida em 1950. Desde então, a história da Abarth está repleta de recordes, tendo a marca sempre combinado o máximo desempenho, a perícia artesanal e um ininterrupto requinte técnico. Entre os componentes dos automóveis de produção em série, os tubos de escape tornaram-se um verdadeiro ícone do ‘estilo Abarth’, ao longo dos anos, tendo a marca atingido o auge do sucesso entre as décadas de 1950 e 1960. Em 1963 dá-se a estreia do Fiat-Abarth 595, o primeiro Abarth baseado no novo Fiat 500, que veio transformar completamente o pequeno utilitário, permitindo-lhe atingir o seu potencial máximo.
A década de ouro seguinte seria marcada por uma impressionante série de vitórias: 10 recordes mundiais, 133 prêmios internacionais e mais de 10.000 vitórias nas pistas.
Em 1971, a marca seria totalmente adquirida pelo Grupo FIAT, tendo a lenda continuado com o FIAT 124 Abarth, o 131 Abarth e o Ritmo Abarth. Em 2008, a marca lançou uma nova gama, criada para os entusiastas do esporte automobilístico. Desde então, os novos modelos têm-se sucedido em grande velocidade.
O ano de 2022 iniciou uma era completamente nova para a Abarth, tendo a marca completado a sua linha de modelos na Europa, com a estreia do novo Abarth 500e 100% elétrico, proposta mais rápida e mais excitante, tanto em condução urbana como suburbana.
Destacando o caráter cada vez mais global da marca, em 2022 a Abarth também deu continuidade à sua expansão global, através do lançamento, no Brasil, do Novo Abarth Pulse, o primeiro SUV da histórica marca italiana, que orgulhosamente voltou a atravessar as fronteiras europeias e asiáticas, seguindo-se a introdução do Abarth Fastback, um ano depois.
Além disso, foi também anunciada uma nova parceria estratégica com a Stellantis Motorsport, dando vida ao Abarth mais potente de todos os tempos. Estreando na sua versão de lançamento Scorpionissima, o novo Abarth 600e está pronto para cativar os fãs através do seu inegável charme, estando apto a enfrentar as estradas com a sua vibe musculosa e agressiva. As primeiras imagens desta versão de lançamento, que será produzida numa edição limitada de 1.949 unidades, dão um vislumbre do seu caráter, revelando uma intrigante essência ‘maléfica’, que contribui para o seu fascínio.