NOVO AUDI Q5 E-TRON ESTREARÁ NO FINAL DE 2018

Apesar de já estar no mercado há mais de um ano, a segunda geração do Audi Q5 ainda não conta com uma linha completa. Nos últimos tempos vimos como a Audi continua somando novas opções mecânicas à oferta disponível, como o novo Audi SQ5, que foi apresentado como a versão mais esportiva e radical. Porém, ainda faltam membros a somar-se à família Q5. Por um lado temos o Audi RS Q5, enquanto que por outra, uma alternativa de caráter ecológico e relacionado com a mobilidade sustentável: o Audi Q5 e-tron.
Será uma novidade na história do Audi Q5, pois finalmente o SUV de Ingolstadt estreará uma versão de mecânica híbrida plug-in. O novo Audi Q5 e-tron deverá ser introduzido no quarto trimestre de 2018. Portanto, fica aberta a porta para sua estreia no Salão de Paris 2018, que abrirá suas portas no próximo mês de outubro. Mas também existe a possibilidade de que a Audi decida levá-lo ao Salão de Los Angeles 2018, que será celebrado um mês depois.
É claro que o emblema e-tron informa que não estamos diante de um veículo de mecânica convencional. Debaixo da carroceria do Audi Q5 e-tron haverá um sistema híbrido plug-in, com todas as vantagens que isso implica. Pois bem, a dúvida é qual será o motor principal desse sistema híbrido. É bem possível que a Audi surpreenda a todos com um híbrido plug-in diesel.
É uma informação que deve ser considerada, já que algumas fontes assinalam que o Audi Q5 e-tron utilizará um motor diesel de 2.0 litros TDI de 190 cv. Por outro lado, outros apontam que o motor a combustão interna será a gasolina. Em qualquer um dos casos, sempre virá acompanhado de um pequeno motor elétrico que, além de oferecer um plus de potência e desempenho ao circular em modo híbrido, permitirá uma condução em modo totalmente elétrico.
Realmente não será uma surpresa que a Audi opte por lançar um híbrido plug-in com motor diesel. Mas realmente será surpreendente. Lembrando que a Mercedes-Benz, um de seus concorrentes, aposta em ambos os tipos de híbridos plug-in: diesel e gasolina. No entanto, e tendo em conta a relevância que tem o Audi Q5 na Europa e na China, parece difícil de imaginar que a marca escolha a opção diesel para seu novo modelo.
A autonomia em modo 100% elétrico será de 50 quilômetros (ciclo NEDC) e assim como ocorre com o Audi Q7 e-tron, contará com um seletor de modos de condução para a escolha entre os seguintes perfis: Hybrid, EV, Battery Hold e Battery Charge. Cada um deles permitirá espremer ao máximo as capacidades do conjunto híbrido e priorizar a eficiência.