NOVO AUDI Q6 E-TRON: A MÁXIMA EXPRESSÃO DA VANGUARDA TECNOLÓGICA

O Audi Q6 e-tron é o primeiro modelo de produção construído sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE) e, portanto, representa o slogan da Audi ‘Na Vanguarda da Tecnologia’ em sua máxima expressão. Por suas características, o SUV elétrico significa o passo seguinte no processo de transformação da empresa para converter-se em um fornecedor de mobilidade elétrica premium. O modelo se define não só por sua impressionante performance de condução e recarga, mas também por sua maior eficiência e sua grande autonomia.
O Audi Q6 e-tron personifica o característico estilo SUV da Audi com uma linguagem de design e-tron ainda mais refinado. A nova filosofia aplicada no interior e as tecnologias pioneiras que estreiam no novo modelo inicia o capítulo seguinte da mobilidade elétrica para a marca dos quatro aros, e convertem o lema ‘Na Vanguarda da Tecnologia’ em uma experiência tangível a cada dia. A família Q6 e-tron é a primeira série de modelos totalmente elétricos produzida na planta de Ingolstadt. Os Audi Q6 e-tron quattro e SQ6 e-tron poderão ser encomendados a partir deste mês de março de 2024, e as primeiras entregas aos clientes estão previstas para o verão europeu.
A Plataforma Elétrica Premium (PPE) desenvolvida conjuntamente com a Porsche e a arquitetura eletrônica E3 1.2 significam marcos importantes na ampliação da gama de modelos de propulsão elétrica da Audi. Nesse sentido, o Q6 e-tron respalda a promessa da marca dos quatro aros de oferecer veículos elétricos em todos os segmentos principais para 2027. “Construído sobre a nova plataforma PPE, o Audi Q6 e-tron significa o salto tecnológico seguinte na mobilidade elétrica premium para nossos clientes”, declara Gernot Döllner, Presidente do Conselho de Direção da AUDI AG, na apresentação mundial do novo modelo na planta de Ingolstadt. “A plataforma PPE mostra como estamos reunindo conhecimentos dentro do Grupo Volkswagen para tornar a mobilidade elétrica escalável. Graças a esta plataforma podemos lançar modelos de grande volume com elevados padrões técnicos em diferentes segmentos e, deste modo, seguir eletrificando nossa linha”, acrescenta o CEO de Audi.
A flexibilidade da plataforma PPE contribui para dar aos futuros modelos seu caráter independente e o DNA característico da Audi, apesar de compartilhar bases técnicas. O Q6 e-tron estabelece novos padrões em termos de autonomia e personifica o estilo SUV da marca com uma linguagem de design e-tron ainda mais refinado. Graças à nova arquitetura eletrônica E3 1.2 a série de modelos Q6 e-tron representa a vanguarda tecnológica da linha Audi.
Impressionante autonomia e desempenho de carga
Motores elétricos potentes, compactos e escaláveis, assim como uma bateria de íons de lítio de novo desenvolvimento composta por doze módulos e 180 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94.9 líquidos), garantem uma autonomia de até 625 km na configuração mais eficiente, segundo o ciclo WLTP. O novo Audi Q6 e-tron, com uma potência do sistema de 285 kW e o SQ6 e-tron, com uma potência do sistema incluindo o launch control de 380 kW, marcam a pauta quanto a desempenho, autonomia, recarga, dinâmica de condução e design.
No momento do lançamento no mercado estarão disponíveis duas versões com tração nas quatro rodas, seguidas por versões especialmente eficientes com tração traseira, projetadas para a máxima autonomia, que serão o acesso à linha. O Q6 e-tron quattro acelera de 0 a 100 km/h em 5.9 segundos, enquanto o SQ6 e-tron necessita de apenas 4.3 segundos para alcançar os 100 km/h. A velocidade máxima é de 210 km/h e 230 km/h, respectivamente. Mais adiante chegarão dois modelos com tração traseira, um projetado para oferecer a máxima eficiência e autonomia, e outro que se posicionará como a versão de entrada na série Q6 e-tron.
Graças à tecnologia de 800 volts e a uma capacidade de carga máxima de 270 kW de série, com o Audi Q6 e-tron é possível realizar paradas de carga curtas. Podem ser recuperados até 255 km de autonomia em apenas dez minutos em uma estação de carga adequada (High Power Charging, HPC). O estado de carga (SoC) passa de 10 a 80% em apenas 21 minutos. Equipado com tecnologia Plug & Charge, o veículo se comunica com as estações de carga compatíveis quando se conecta o cabo e começa o processo de carga, que se realiza de forma totalmente automática. Se uma estação de carga funciona com tecnologia de 400 volts, o Audi Q6 e-tron pode, pela primeira vez, habilitar a denominada ‘bank charging’: a bateria de 800 volts se divide em duas baterias de igual tensão que podem ser carregadas em paralelo com uma potência de até 135 kW. Em função do estado da carga, ambas as metades da bateria são primeiro para equalizadas e depois carregadas de forma simultânea. Com um carregador doméstico padrão é possível recarregar com corrente alternada com uma potência de até 11 kW.
Um componente importante para aumentar a eficiência e, portanto, a autonomia do Audi Q6 e-tron é o avançado sistema de recuperação de energia. Cerca de 95% de todos os processos de frenagem durante a condução cotidiana podem ser gerenciados por este sistema, que permite ao SUV elétrico recuperar até 220 kW.
O exterior: design SUV característico da Audi
Com um comprimento de 4.771 mm, uma largura de 1.939 mm e uma altura de 1.648 mm, o Q6 e-tron oferece uma grande habitabilidade, conforto e versatilidade para o uso diário. A distância entre os eixos de 2.899 mm permite um amplo espaço para as pernas na segunda fila de bancos. Com estas dimensões o SUV oferece um habitáculo adequado para cinco passageiros e bagagem, cumprindo assim os requisitos exigidos pelos clientes em um veículo deste tipo.
O Q6 e-tron apresenta proporções perfeitas graças à plataforma PPE. A relação entre uma distância entre os eixos longa e saliências muito curtas constitui a base da reconhecida presença dos modelos da família Q de Audi, que se caracterizam por um design que transmite potência e dinamismo. O Audi Q6 e-tron representa a linguagem de design específica e-tron aperfeiçoada. Seu chamativo aspecto de SUV lhe confere uma aparência impressionante e esportiva. As formas suaves interagem com as dobras e as bordas, aportando dinamismo à carroceria mesmo quando o veículo está parado. A parte frontal apresenta uma grade Singleframe de formas tridimensionais completamente fechada com uma máscara acabada em prata selenita ou preto brilhante que envolve a própria grade e as entradas de ar laterais. As luzes diurnas digitais situadas em posição elevada conferem ao Q6 e-tron um aspecto muito distintivo e independente.
A superfície envidraçada, que se estreita ligeiramente para trás, apresenta linhas tensas sobre a poderosa carroceria, enquanto os pilares D ligeiramente inclinados fluem com elegância para a musculosa linha de cintura. A abertura entre o pilar D e o teto outorga ao veículo um aspecto mais dinâmico e faz com que o habitáculo pareça mais estilizado. Uma linha proeminente que vai das lanternas traseiras até as portas traseiras enfatiza a seção superior dos ‘blisters quattro’, os contornos da carroceria sobre os quais se apoiam os pilares D. Estes blisters são um elemento central da linguagem de design da Audi. A marca dos quatro aros chama este princípio de “tornar visível a tecnologia”. A poderosa traseira combina elegância e esportividade, com uma faixa luminosa contínua que dá ao Q6 e-tron quattro a nitidez e o equilíbrio típicos da Audi.
Novidade mundial em tecnologia de iluminação
Com o Audi Q6 e-tron a marca alemã não só inicia um novo capítulo na mobilidade elétrica, mas também uma parte importante do DNA da marca: a tecnologia de iluminação. Com a primeira assinatura luminosa digital ativa do mundo, o SUV elétrico inaugura uma nova era caracterizada por um design e uma estética exclusivos da Audi.
Um módulo de software em um dos cinco computadores do Audi Q6 e-tron torna possível esta assinatura luminosa. No caso das lanternas traseiras digitais OLED de segunda geração, os seis painéis OLED com um total de 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos mediante um algoritmo especial. Graças à perfeita simbiose entre o design da iluminação e a nova tecnologia, a luz do novo Audi Q6 e-tron parece mais viva e inteligente do que nunca. A assinatura luminosa digital ativa também aponta o caminho para o futuro da tecnologia de iluminação da Audi. Na parte dianteira esta assinatura luminosa é criada através da interação do algoritmo com doze segmentos que se escurecem para cima e para baixo, enquanto na parte traseira todos os segmentos digitais OLED são utilizados para este fim. Os segmentos luminosos individuais interatuam de tal maneira que a intensidade luminosa total da assinatura luminosa não varia.
Com a segunda geração de lanternas traseiras digitais OLED, o Audi Q6 e-tron leva o design da iluminação, a funcionalidade e, portanto, a segurança viária a um novo nível. Pela primeira vez, as lanternas traseiras digitais OLED podem comunicar-se com o ambiente de forma seletiva (Car-to-X). A Audi também elevou as funções de segurança a um novo nível. o sistema de detecção de proximidade, já conhecido em outros modelos da Audi, foi ampliado no novo Q6 e-tron para incluir a luz de comunicação, que avisa com antecedência os outros usuários da via de acidentes e avarias. Além dos gráficos habituais das lanternas traseiras, em situações críticas a luz de comunicação mostra uma assinatura estática específica com símbolos de advertência integrados nas lanternas traseiras OLED digitais.
Esta inovadora tecnologia, que estreia no Q6 e-tron, não só dá forma à aparência dos grupos ópticos, como também aumenta a gama de funções e estabelece novos padrões em termos de personalização. Com um total de até oito assinaturas luminosas digitais nas redesenhadas luzes diurnas dos faróis Matrix LED e nas lanternas traseiras digitais OLED 2.0, os proprietários podem personalizar seu Q6 e-tron de uma forma completamente nova.
Uma nova filosofia de design
O interior do Audi Q6 e-tron está mais orientado do que nunca para as necessidades do usuário. O design tridimensional e de alto contraste do interior situa deliberadamente elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma arquitetura espacial adaptada aos ocupantes em termos de ergonomia. O Audi MMI panoramic display e o MMI passenger display formam um cenário digital claramente identificável, e o interior mostra um ambiente acolhedor. O denominado ‘Softwrap’ se estende das portas até o console central, criando uma sensação de espaço homogênea e envolvente. As cores e os materiais de alta qualidade, alguns deles reciclados, são encontrados também nos bancos. Os materiais utilizados foram selecionados do ponto de vista funcional e, ao mesmo tempo, garantem uma clara diferenciação de desenho entre as distintas zonas do interior do veículo. Os espaços orientados ao conforto destacam-se por suas superfícies amplas e generosas e materiais macios; pelo contrário, as áreas operacionais, projetadas com precisão, contam com um acabamento em preto brilhante de alta qualidade que enfatiza a clareza necessária ao interatuar com o veículo.
Graças à nova plataforma PPE, desenvolvida especificamente para a eletromobilidade, o SUV esportivo oferece uma generosa sensação de espaço e habitabilidade, assim como um alto nível de praticidade no dia a dia. O interior oferece muito espaço de armazenamento e uma infinidade de compartimentos. O conforto oferecido pelo assento central na parte traseira é característico de um carro elétrico sem túnel central para a transmissão com uma grande distância entre os eixos (2.899 mm), enquanto o porta-malas conta com 526 litros de espaço de armazenamento. Se forem rebatidos os bancos traseiros, divididos em setores em uma proporção 40:20:40, a capacidade do porta-malas aumenta até 1.529 litros. O porta-malas dianteiro situado sob o capô oferece 64 litros a mais de espaço para guardar, por exemplo, malas de viagem pequenas. Como resultado, o Q6 e-tron oferece espaço suficiente para cinco passageiros e sua bagagem. E junto à sua grande versatilidade, atende aos requisitos que os clientes exigem de um SUV da Audi.
E3 1.2: a nova arquitetura eletrônica de alto desempenho
Com a arquitetura eletrônica E3 1.2 de novo desenvolvimento, os clientes experimentam a digitalização no veículo de forma mais direta do que nunca. A denominação E3 significa arquitetura eletrônica integral. Durante o desenvolvimento, o objetivo principal foi criar uma estrutura padronizada e preparada para o futuro. A arquitetura orientada às funções é baseada em uma nova estrutura informática de domínio com cinco computadores de alta performance (High-Performance Computing Platform, HCP) que controlam todas as funções do veículo, desde o infotainment e os sistemas de assistência, até a condução semiautomatizada em fases evolutivas posteriores. A arquitetura eletrônica mais capaz até hoje em termos de potência de cálculo é orientada sistematicamente às necessidades do cliente. Um dos pontos centrais do desenvolvimento foi a conexão em rede segura e de alto desempenho dos computadores de domínio, as unidades de controle, os sensores e os atuadores, a fim de dominar sistemas mais complexos e manter a modularidade. Além disso, a arquitetura E3 1.2 permite uma conexão back-end contínua e de alto desempenho para aplicativos de dados Car-to-X e funções externas de alta carga computacional. Estreada no Audi Q6 e-tron, esta arquitetura foi projetada para ser utilizada em todos os modelos e constitui a base de futuras inovações.
Digital Stage: novo conceito de visualização e operação
A série de modelos Audi Q6 e-tron dispõe de um interior totalmente conectado e digital baseado na nova arquitetura eletrônica. Formado pelo Audi MMI panoramic display e o MMI passenger display, o denominado Digital Stage é uma importante característica do interior. As telas, claramente agrupadas, estão perfeitamente integradas no conceito de design e conferem ao interior uma sensação de espaço aberto e generoso. A estilizada tela panorâmica Audi MMI independente tem um design curvado e tecnologia OLED, sendo composta pelo Audi virtual cockpit de 30.2 cm (11.9 polegadas) e a tela táctil MMI touch de 36.8 cm (14.5 polegadas). A zona do condutor foi projetada em forma de arco, como reflete a tela curva, cujo contorno lembra a moldura da grade Singleframe que define o design da Audi. A iluminação ambiental faz com que durante a noite a tela curva pareça flutuar.
Para o passageiro dianteiro, a Audi complementa o cenário digital com a tela MMI de 27.7 cm (10.9 polegadas), que conta com um modo ativo de privacidade que permite ao ocupante do banco dianteiro direito, visualizar conteúdo de vídeo, ajudar com a navegação e inclusive encontrar uma estação de carga sem distrair o condutor.
Com o Head-Up Display (HUD) de realidade aumentada (AR), outro elemento central do cenário digital, a Audi dá um grande passo adiante na tecnologia de visualização. Reflete uma grande imagem no para-brisa mostrando ao condutor informação relevante como a velocidade, sinais de trânsito e ícones dos sistemas de assistência, assim como símbolos de navegação. O plano da imagem está inclinado para frente para melhorar a impressão de realidade aumentada, de forma que o foco do olho humano se desloque com ele. Este processo e a grande distância virtual da imagem criam a impressão de que os elementos mostrados flutuam até a 200 metros de distância. Deste modo o conteúdo virtual se integra perfeitamente na realidade e o condutor pode interpretar a informação rapidamente sem que os elementos representados lhe confundam ou lhe distraiam. O campo de visão da função de realidade aumentada corresponde a uma diagonal de 223 centímetros (88 polegadas) da perspectiva do condutor.
O assistente de voz Audi Assistant com suporte de IA e função de autoaprendizagem pode ser utilizado para controlar inúmeras funções do veículo e, pela primeira vez, é mostrado através um avatar na tela táctil central do MMI e no Head-Up Display de realidade aumentada. O novo assistente de voz entende mais de 800 comandos. Também pode ser ativado através de vários pontos tácteis e mediante o aplicativo myAudi, por exemplo. Oferece assistência em três categorias: sugestões proativas (a informação contextual é utilizada para sugerir a ativação de funções), rotinas inteligentes (são automatizadas sequências de funcionamento recorrentes, como o uso da climatização dos bancos a partir de determinadas temperaturas exteriores) e listas inteligentes (como as listas de chamadas). As ordens faladas também são mostradas na tela (princípio “ver o que se diz”). O assistente aprende constantemente sobre o comportamento do usuário e assim ajuda o condutor.
Infotainment: integração do mundo digital dos clientes
O novo sistema de infotainment utiliza pela primeira vez o Android Automotive OS como sistema operacional. O conteúdo, como os últimos serviços do Audi connect e o planejador de rotas e-tron otimizado - que faz parte do equipamento de série -, está sempre em dia graças às atualizações over-the-air. Aplicativos como YouTube estão disponíveis através da loja online de aplicativos de terceiros integrada diretamente no MMI sem necessidade de utilizar um smartphone. Os aplicativos disponíveis no momento do lançamento são os seguintes: música, vídeo, jogos, navegação, estacionamento e recarga, produtividade, meteorologia e serviços de notícias. A loja online é ampliada constantemente e a carteira de aplicativos é específica para cada mercado.
O coração do sistema de som Bang & Olufsen Premium Sound System é um amplificador de alta eficiência que aciona 22 alto-falantes com 830 watts de potência. Quatro deles estão integrados nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros, uma configuração que permite à Audi introduzir pela primeira vez as denominadas zonas de som. A luz de interação dinâmica (IAL), que envolve o habitáculo formando um amplo arco, oferece diversas funções e favorece a comunicação do veículo com os ocupantes.
Dinâmica de condução precisa graças a uma nova direção e à distribuição do torque
A maioria dos sistemas e componentes que integram o chassi do Audi Q6 e-tron são de novo desenvolvimento. Como é característico na Audi, o SUV esportivo oferece uma capacidade de aceleração e desaceleração superiores e reações facilmente controláveis em todas as situações de condução. O chassi conta com regulagens definidas com precisão e os sistemas de controle da suspensão estão perfeitamente coordenados entre si. A dinâmica de condução do Q6 e-tron é caracterizada em grande parte pelo eixo dianteiro parcialmente redesenhado.
Pela primeira vez em um modelo da Audi os braços de controle estão situados na frente dos braços de suspensão, uma configuração que oferece vantagens para a colocação da bateria de alta voltagem. Os componentes de novo desenvolvimento melhoram as propriedades cinemáticas e a cremalheira da direção é fixada agora a um subchassi, proporcionando uma dinâmica de condução superior. O novo eixo dianteiro também melhora o comportamento da direção e contribui para que o veículo seja significativamente mais ágil.
A distribuição do torque orientada para o eixo traseiro como parte de um sistema de tração total altamente variável também melhora as características dinâmicas do Q6 e-tron. As diferentes dimensões dos motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro permite uma distribuição de torque com maior protagonismo para o eixo posterior mesmo em plena carga. Os pneus traseiros do Q6 e-tron são mais largos que os dianteiros para se adaptar à distribuição do peso, o que aumenta ainda mais a aderência e o dinamismo de condução.
Sempre prontos para ajudar: os sistemas de assistência ao condutor
Quanto aos sistemas de assistência, a Audi oferece uma ampla gama de funções que melhoram notavelmente o uso diário e a segurança viária de todos os usuários da estrada. Uma novidade do Q6 e-tron é o assistente de condução adaptativo plus. Não só ajuda a acelerar, manter a velocidade, controlar a distância com o veículo da frente e orientar-se pela faixa, como também utiliza dados cartográficos de alta resolução e dados da frota de outros veículos agregados na nuvem para melhorar a condução. O SUV utiliza os sensores de radar, a câmera frontal e os sensores ultrassônicos para facilitar a orientação, utilizando a informação coletada para criar uma rota virtual que segue de forma confiável e o mais confortável possível em toda a faixa de velocidades e em congestionamentos de trânsito.
Desde o lançamento estão incluídos de série o assistente de estacionamento dianteiro e traseiro, o controle de cruzeiro adaptativo, as câmeras em torno do veículo, o aviso de mudança involuntária de faixa, o assistente de eficiência, o assistente dianteiro ativo e um sistema de aviso de distração e sonolência. Os clientes podem optar por outros sistemas de assistência e um pacote de segurança como parte de vários pacotes de equipamento.
Materiais procedentes de processos de reciclagem
Os materiais procedentes de processos de reciclagem reduzem o uso de recursos primários na produção do Q6 e-tron e garantem um ciclo de materiais fechado e, portanto, eficiente e sustentável. Além dos elementos fabricados com poliéster reciclado, os componentes de plástico típicos dos modelos elétricos, como o porta-malas e as tampas adjacentes na seção dianteira do Q6 e-tron, também são de material reciclado. O mesmo ocorre com as tampas situadas sob o para-brisa e sobre a entrada de ar do sistema de climatização.
Para produzir o aço necessário para todas as variantes da seção exterior do teto, a Audi utiliza aço reciclado recuperado de veículos no final de sua vida útil previamente em uso pelos clientes. A proporção de aço reciclado alcança uma média de 15% (abordagem do balanço de massas baseado nas cifras de produção previstas atualmente). Este componente é um bom exemplo de como a Audi pretende utilizar mais materiais secundários pós-consumo em seus produtos no futuro.
Sustentável e flexível: a produção do Audi Q6 e-tron
A família Q6 e-tron, a primeira série de modelos totalmente elétricos produzida na planta de Ingolstadt, representa o compromisso da Audi com a sustentabilidade, desde a produção até o produto. A empresa está adaptando gradualmente todos os centros de produção para a fabricação de modelos totalmente elétricos em vez de construir outros novos. Em linha com a decisão inicial de eliminar o motor a combustão, a Audi também promoveu intensamente a transformação de sua força de trabalho e tem formado os seus funcionários para os campos do futuro, como por exemplo a nova planta de montagem de baterias de Ingolstadt. A marca dos quatro aros aumenta assim a integração vertical e aporta importantes competências às plantas, ao mesmo tempo que cria novas oportunidades de emprego.
Para produzir o Q6 e-tron de forma sustentável e eficiente a Audi utiliza estruturas e sistemas já existentes. A marca integra perfeitamente esta nova gama nas linhas de montagem, como a oficina de carroceria para a plataforma PPE. As carrocerias dos modelos baseados nesta plataforma são fabricadas na planta de Ingolstadt em um edifício de 148.000 metros quadrados. Os componentes da carroceria da série Q6 e-tron são fabricados por 328 empregados por turno e 1.150 robôs com um grau de automatização de 87%.