NOVO AUDI Q7 CHEGA ATUALIZADO EM DESIGN, CONFORTO E TECNOLOGIA
A Audi atualizou mais uma vez o seu SUV familiar com um design mais definido e uma maior carga tecnológica. As modificações exteriores destacam o poderoso caráter do SUV, que oferece uma versatilidade de primeira classe e um generoso espaço para até sete passageiros. Pela primeira vez no Audi Q7, os faróis HD Matrix LED com tecnologia laser incorporam luzes diurnas digitais com assinaturas luminosas selecionáveis. As lanternas traseiras digitais OLED com quatro desenhos de luz a escolher completam a oferta de iluminação. As novas rodas, cores, inserções decorativas e bancos com costuras em contraste conferem ao SUV mais versátil da família Q um nível de personalização ainda maior.
De um estudo de design a um modelo de produção de sucesso
A trajetória de sucesso do Audi Q7 começou em 2003 como um concept car denominado Audi Pikes Peak quattro, que foi apresentado no Salão de New York. Concebido como um veículo apto para circular por todo tipo de estradas e para um uso ocasional fora do asfalto, o atual Q7, que já está há 18 anos conquistando clientes de todo o mundo, se mantém fiel às suas qualidades de design, tecnologia e funcionalidade.
O primeiro SUV da marca de Ingolstadt em sua versão de produção em série foi apresentado ao público no Salão de Frankfurt de 2005, bem a tempo para o 25º aniversário da tração integral permanente quattro com diferencial central Torsen (distribuição de torque 40:60 frente/atrás). O novo ‘superlativo’ no segmento dos SUV, como a Audi se referiu ao Q7 em seu lançamento, combina porte, esportividade e versatilidade. Desde sua chegada ao mercado, o Audi Q7 tem sido percebido como um crossover que combina um grande prestígio com um amplo leque de aplicações. Seu tamanho é imponente e seu aspecto, poderoso: com um comprimento superior a cinco metros, uma distância entre os eixos de quase três metros, espaço para sete pessoas e um porta-malas de até 2.035 litros de capacidade, a primeira geração do Q7 se converteu imediatamente no carro-chefe do segmento SUV. De 2008 a 2012, o Q7 V12 TDI se tornou o máximo na categoria: com seus 500 cv e 1.000 Nm de torque, superou todos os seus concorrentes. O Q7 V12 TDI foi também o primeiro Audi que saiu da planta de Bratislava com um sistema de freios carbocerâmicos de série. O resto dos motores a gasolina da gama cobria uma faixa de potências entre 272 e 350 cv. Desde seu lançamento no mercado em 2006 até a chegada do seu substituto em 2015, mais de 550.000 clientes optaram por um Q7 da primeira geração.
Design exterior: potente, espaçoso e elegante
Após o lançamento da segunda geração em 2015, que incluiu novidades técnicas como a direção nas quatro rodas; e depois de uma primeira atualização do produto em 2019, o novo Q7 oferece uma impressionante demonstração de robustez e elegância com a moderna linguagem de design da Audi. Com sua forma ainda mais minimalista, suas superfícies definidas e seu grande tamanho, o Q7 é sinônimo de versatilidade em qualquer situação. As saliências e a distância entre os eixos definem proporções poderosas que se acentuam ainda mais com as cores exteriores e as distintivas rodas. A inconfundível grade Audi Singleframe de desenho octogonal, agora impressiona com inserções verticais que apresentam forma de gota no exterior da versão Advanced e têm forma de L no exterior da linha S line e no SQ7 TFSI. Isso diferencia o Q7 dos SUV mais compactos da Audi, revelando desde o primeiro momento que se trata de um modelo da gama superior. Além disso, a nova interação entre os contornos da grade e os faróis, agora mais altos, forma uma arquitetura frontal completamente nova que acentua claramente o poderoso aspecto e a presença do novo Q7, que é enfatizado com as proeminentes entradas de ar enquadradas na cor, que estão claramente integradas no design do veículo.
A Audi reduziu os elementos decorativos para dar ao modelo um aspecto ainda mais limpo e purista. Com a finalidade de distinguir a versão Advanced da versão S line, partes do para-choque dianteiro, as molduras das portas e o difusor do acabamento Advanced vem em cores de contraste que destacam o robusto aspecto todo-terreno. Todas as versões mecânicas do novo Audi Q7 incorporam um sistema de escape com saídas que aportam um grande atrativo visual e sensação premium. Alinhado ainda mais com o SQ7 TFSI, a linha S line se destaca por suas entradas de ar laterais claramente acentuadas no para-choque dianteiro, que conferem ao veículo um aspecto mais esportivo.
O Singleframe impressiona por sua combinação de cores independente. Os pacotes ópticos preto e preto plus, disponíveis opcionalmente, dão toques chamativos no exterior em torno da grade Singleframe, nas molduras das janelas laterais e nos para-choques dianteiro e traseiro. Os faróis de novo design com tecnologia HD Matrix LED e luz laser Audi, assim como as luzes diurnas digitais situadas na borda horizontal superior, conferem ao Q7 uma expressão ainda mais distintiva. Em combinação com as lanternas traseiras OLED digitais, disponíveis pela primeira vez para o Q7, o caráter de primeira classe do modelo se torna ainda mais patente.
Faróis dianteiros e lanternas traseiras: personalização máxima
Os faróis LED de alta intensidade fazem parte do equipamento de série do novo Audi Q7; os faróis Matrix LED estão disponíveis opcionalmente. Os clientes também podem optar pelos faróis HD Matrix LED com luz laser Audi. Funcionam com 24 LED e um diodo laser de alta potência cada um, e são reconhecidos imediatamente por uma luz ambiental azul que simboliza a precisão da tecnologia laser. A luz laser é ativada a partir de 70 km/h e aumenta consideravelmente o alcance da luz alta. Como novidade, os faróis da gama superior incorporam assinaturas digitais de luz diurna que conferem ao Q7 um aspecto característico e inconfundível ao permitir ao usuário selecionar entre quatro assinaturas luminosas diferentes através do MMI. No entanto, não é apenas a gama ampliada de funções dos faróis que é nova, mas também seu design. A posição mais elevada das luzes diurnas confere ao Q7 um design mais largo e expressivo. Pela primeira vez, o Q7 incorpora também lanternas traseiras OLED amplamente digitalizadas como equipamento opcional, que também oferecem quatro assinaturas luminosas.
Além disso, como nos Audi A8, Q8 e Q5, as lanternas traseiras digitais OLED dispõem de uma função de indicação de proximidade em combinação com os sistemas de assistência: quando outros usuários da via se aproximam por trás a menos de dois metros do Q7 parado, as unidades de controle ativam automaticamente todos os segmentos OLED digitais. As funções adicionais incluem intermitentes dinâmicos, assim como várias sequências ao abrir ou fechar o veículo.
Novas decorações, cores e rodas
Com a mais recente atualização de produto, a Audi aperfeiçoou mais uma vez a gama de equipamento do Q7. As costuras da forração dos bancos vêm agora de série em uma cor cinza de contraste a partir da versão de acesso à gama.
Três novos acabamentos permitem aos clientes personalizar ainda mais o Q7. Para um aspecto especialmente esportivo, a gama de pinturas metalizadas inclui agora as cores Ouro Sakhir, Azul Ascari e Vermelho Chili. Além disso, a gama de rodas oferece a possibilidade de escolher entre cinco novos desenhos de 20 a 22 polegadas. No caso das rodas de 21 polegadas e superiores, estão disponíveis com um acabamento em preto metalizado ou em cinza seda fosco com inserções em preto brilhante ou preto metalizado.
Como parte da atualização do modelo, a Audi também amplia a gama de aplicativos disponíveis: pela primeira vez, os passageiros podem utilizar diretamente apps populares de terceiros fornecedores, como por exemplo, Spotify e Amazon Music. As atualizações periódicas de software e a ampliação constante da gama de aplicativos permitem individualizar ainda mais o sistema de infotainment. Uma loja online com uma lista de aplicativos específicos amplia a plataforma modular de infotainment de terceira geração (MIB 3).
Em relação aos sistemas de assistência ao condutor destaca-se a melhorada tela de visualização do ambiente. O Audi virtual cockpit mostra informação sobre os sistemas de aviso de mudança de faixa, o alerta de distância com outros usuários da via (caminhões, carros e motocicletas), o assistente para cruzamentos e a informação dos semáforos em uma impressionante qualidade Full HD. Além da loja de aplicativos e da nova tela do ambiente, a atualização também amplia o equipamento do Q7. Em relação às características padrão do modelo anterior, o novo Audi Q7 com o acabamento Advanced inclui de série os seguintes elementos: rodas de 19 polegadas, bancos elétricos com memória para o condutor, espelhos externos com memória, apoia-braços de conforto, Audi virtual cockpit plus, chave de conforto, tanque de combustível de 85 litros, Audi phone box e integração do smartphone com a App Store.
Seguro em qualquer superfície: o trem de rodagem com o DNA da Audi
Somente um Audi é percebido ao volante como tal: a marca dos quatro aros resume assim o DNA das características que definem a condução de um Audi. E não é menos no caso do Q7, que se destaca por cinco qualidades: equilíbrio, solidez, controle, precisão e suavidade. A suspensão, a direção, a tração e o sistema de frenagem desempenham um papel fundamental na criação de uma experiência de condução confiável, segura e confortável. Mesmo o equipamento de série, com sua equilibrada suspensão de molas de aço, garante uma experiência de condução consistente. O Audi Q7 também é confiável e seguro como veículo para puxar um trailer, já que pode rebocar até 3.5 toneladas.
A suspensão pneumática controlada eletronicamente com um sistema de amortecimento adaptativo - adaptive air suspension - vem de série no acabamento Advanced. Para o acabamento S line e para o SQ7 TFSI é de série a suspensão adaptativa esportiva - adaptive air suspension sport. Dependendo das preferências do condutor e da situação de condução, a suspensão ajusta a altura da carroceria em até 90 milímetros, ao mesmo tempo que oferece controle de nível. Em autopista a suspensão baixa automaticamente até 30 milímetros (até 15 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa esportiva) em função da velocidade. Em condução todo-terreno, a função ‘Lift’ do Audi drive select permite aumentar a altura livre ao solo em até 60 milímetros em baixa velocidade.
Além disso, a direção nas quatro rodas opcional (equipamento de série no SQ7 TFSI) garante um maior nível de segurança e conforto. Em baixa velocidade as rodas traseiras giram até cinco graus em sentido contrário às dianteiras, o que reduz o raio de giro até um metro e aumenta a manobrabilidade. Ao mesmo tempo, o condutor sente mais conforto e estabilidade em velocidades mais altas porque neste caso as rodas traseiras giram na mesma direção que as dianteiras. O pacote de suspensão advanced, com estabilização ativa eletromecânica do balanço e direção nas quatro rodas, também está disponível como opcional para o SQ7 TFSI. Para melhorar a condução do Q7 em situações cotidianas como manobrar em estacionamentos e na garagem de casa, foi otimizado o sistema de direção para uma maior facilidade. Outra função útil é o assistente de estacionamento remoto plus: utiliza a câmera de vídeo em combinação com os sensores de radar e ultrassônicos para manobrar de forma remota o Audi Q7 em espaços de estacionamento estreitos utilizando o aplicativo myAudi a partir de um smartphone. Na hora de abandonar o estacionamento, o usuário pode dar a partida no motor através do aplicativo myAudi e manobrar de novo de forma remota o suficiente para permitir um cômodo acesso ao veículo.
Sistemas de propulsão: potentes e eficientes
A gama inicia com o Audi Q7 45 TDI quattro, um motor diesel de 3.0 litros com uma potência de 231 cv e um impressionante torque de 500 Nm entre 1.500 e 3.000 rpm. Este propulsor permite ao Q7 acelerar de 0 a 100 km/h em 7.1 segundos, e alcançar uma velocidade máxima de 226 km/h. O consumo médio combinado segundo o ciclo WLTP é de 11.9-18.8 km/l, com emissões de CO2 de 220-204 g/km. Este motor é seguido pelo 50 TDI quattro (consumo combinado: 11.9-12.8 km/l; emissões de CO2: 220-204 g/km), uma versão mais potente com 286 cv e 600 Nm de torque que acelera o grande SUV de 0 a 100 km/h em 6.1 segundos e lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 241 km/h.
O Audi Q7 55 TFSI quattro (consumo combinado: 9.0-9.9 km/l; emissões combinadas de CO2: 251-229 g/km) equipa um motor de 6 cilindros com 3.0 litros de cilindrada e injeção direta que entrega 340 cv e oferece um torque máximo de 500 Nm em uma ampla faixa de giros que vai de 1.370 a 4.500 rpm. Com este motor a gasolina turbo alimentado, o Audi Q7 acelera de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos e alcança uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Todos os motores V6 do Audi Q7 oferecem uma capacidade de reboque de até 3.5 toneladas, mais que suficiente para rebocar trailers, reboques de cavalos e similares. Trabalham conjuntamente com uma transmissão tiptronic de 8 velocidades e a tração integral permanente quattro, e contam com sistema de hibridação leve MHEV, que permite conseguir uma vantagem de consumo de combustível de até 0.5 litro/100 km em condições de uso real. Seus componentes fundamentais são uma bateria de íons de lítio e um alternador de partida acionado por correia (BAS) que fornece energia ao sistema elétrico principal de 48 V. Entre 55 e 160 km/h, o Q7 pode circular por inércia com o motor apagado até 40 segundos quando o condutor levanta o pé do acelerador. Após frear, o BAS volta a arrancar o motor de 6 cilindros de forma rápida. O sistema start & stop pode ser ativado a partir de 22 km/h.
Dominante em qualquer situação: o Audi SQ7 com motor V8 TFSI
A esportividade está profundamente arraigada nos genes do novo SQ7 TFSI: impressiona com um spoiler redesenhado no defletor dianteiro e por um expressivo difusor e saídas de escape duplas ovaladas na traseira, típicas dos modelos S da Audi. A grade Singleframe destaca-se com inserções verticais em forma de L em uma esportiva combinação de cores. As entradas de ar de maior tamanho apresentam telas em forma de colmeia em toda a sua superfície. A Audi opta por um acabamento esportivo em alumínio para as carcaças dos retrovisores externos, as inserções do Singleframe e as molduras das entradas de ar laterais. O mesmo esquema de cores é utilizado também para a inserção na saia lateral. Os pacotes ópticos preto e preto plus também podem ser solicitados para este modelo.
Como parte da atualização, o SQ7 TFSI (consumo combinado de combustível: 7.9-8.3 km/l; emissões combinadas de CO2: 288-272 g/km) funciona agora com o reconhecido motor V8 4.0 TFSI que alcança uma potência de 507 cv e um torque máximo de 770 Nm, associado a uma rápida transmissão tiptronic de 8 velocidades e à tração total permanente quattro. Com este motor, o SQ7 TFSI acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4.1 segundos, com uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Com sua ordem de ignição 1-3-7-2-6-5-4-8, o V8 4.0 TFSI proporciona um som esportivo e poderoso. Em velocidades de carga e aceleração baixas e médias - de 160 a 250 Nm e entre 950 e 2.500 rpm com uma demanda de torque máxima de 145 Nm -, o sistema de desconexão seletiva de cilindros desativa os cilindros 2, 3, 5 e 8 nas marchas superiores, fechando a injeção, a ignição e as válvulas de admissão e escape. O processo de comutação dura apenas alguns milissegundos e passa praticamente despercebido para o condutor. No modo de 4 cilindros os pontos de funcionamento dos cilindros ativos se deslocam em uma carga superior, o que aumenta a eficiência térmica, enquanto os cilindros desativados lhes seguem, basicamente sem perdas, como se fossem molas a gás. Quando o condutor pisa no pedal do acelerador, os cilindros desativados são reativados imediatamente. Para conseguir o som esportivo há uma borboleta nas duas saídas exteriores do sistema de escape que modulam o som em função da carga e do regime de giro do motor.
Para oferecer uma experiência de condução ideal, um veículo não requer apenas motores de primeira classe, mas também componentes de suspensão excelentes. Com o trem de rodagem advanced opcional os clientes também se beneficiam do diferencial esportivo, que utiliza duas embreagens multidisco para distribuir o torque entre as rodas traseiras ao fazer curvas em alta velocidade, dando maior participação à roda situada no exterior da curva, que tem melhor aderência. Isso, conhecido como vetorização do torque, faz com que a condução seja ainda mais precisa e não requeira esforço. Ao girar ou acelerar em uma curva, o SUV entra literalmente na trajetória minimizando a tendência à subviragem.
O segundo componente do pacote é a estabilização ativa eletromecânica do balanço (eAWS). Aqui, ambos os eixos estão equipados com um motor elétrico compacto acoplado a uma transmissão que divide cada barra estabilizadora em duas metades. Quando se conduz em linha reta o sistema praticamente desacopla as barras estabilizadoras, o que reduz os movimentos da carroceria em estradas com o pavimento irregular. Em condução esportiva, no entanto, o motor elétrico faz com que as duas metades de cada barra estabilizadora girem em sentidos opostos, aumentando a resistência que exercem ao balanço da carroceria. Como resultado, o carro se inclina muito menos na curva e a resposta da direção é mais precisa. O eAWS funciona com um supercondensador de 48 volts. Esta unidade compacta e leve de armazenamento de energia, capaz de absorver e liberar altas correntes em muito pouco tempo, fornece a cada um dos dois motores elétricos uma potência máxima de 1.5 kW.
O Audi SQ7 TFSI sai da linha de produção com rodas de 21 polegadas e pneus 285/40 de série. Como alternativa, os clientes podem escolher outras rodas de 21 polegadas e duas rodas de 22 polegadas, incluindo as S-Design com desenho de raios múltiplos como senha de identidade especial. Os discos de freio do eixo dianteiro têm um diâmetro de 400 milímetros; no eixo traseiro medem 350 milímetros. As pinças de freio pretas, que opcionalmente podem ser vermelhas, levam o logotipo S no eixo dianteiro.
Interior: versátil e espaçoso
Tanto a versão de cinco como a de sete lugares do Audi Q7 e do SQ7 TFSI combinam um grande luxo com qualidades práticas para o dia a dia. O SUV mede 5.072 milímetros de comprimento, 1.970 milímetros de largura e 1.748 milímetros de altura.
Com seu generoso espaço disponível no interior tanto para as pernas dos passageiros como em altura e largura em todos os lugares, ambos os veículos oferecem um ambiente de primeira classe e grande amplitude. Dependendo da posição dos encostos traseiros, o porta-malas da versão de cinco lugares oferece um volume entre 780 e 1.908 litros. A tampa traseira inclui de série assistência elétrica e também conta opcionalmente com um controle gestual que responde a um movimento com o pé. A Audi também oferece o banco traseiro plus opcional, que permite deslocar individualmente o assento e regular a inclinação do encosto dos três assentos, garantindo espaço suficiente para a instalação de três cadeiras infantis. A terceira fila no Q7 com sete lugares conta com dois assentos rebatíveis eletricamente.