NOVO AUDI Q8 E-TRON: MAIOR EFICIÊNCIA E AUTONOMIA COM UM DESIGN MAIS SOFISTICADO
Com o Audi e-tron, o fabricante de Ingolstadt entrou na era da eletromobilidade em 2018, marcando o início do futuro elétrico para a marca dos quatro aros. O novo Audi Q8 e-tron está baseado na história de sucesso deste veículo pioneiro, que desde o seu lançamento estabeleceu os padrões no segmento dos SUV elétricos na classe de luxo. O Q8 e-tron impressiona com uma condução otimizada, sua aerodinâmica melhorada, uma maior potência de carga e uma bateria com mais capacidade, o que permite anunciar uma autonomia - de acordo com o ciclo WLTP - de até 575 km para o SUV, e de até 595 km na versão Sportback. As alterações de design, especialmente significativos na parte dianteira, outorgam ao novo modelo uma aparência mais moderna e refinada.
Desde o lançamento no mercado do Audi e-tron há quatro anos, e com mais de 150.000 veículos elétricos comercializados até a data, a Audi seguiu um roteiro sistemático em sua estratégia de eletrificação: a linha de veículos de propulsão elétrica conta atualmente com oito modelos, uma cifra que aumentará para mais de 20 até 2026. A partir desse ano, a Audi lançará no mercado unicamente modelos novos com propulsão totalmente elétrica.
“Com nossa estratégia corporativa ‘Vorsprung 2030’, decidimos estabelecer uma data para pôr um fim na era dos motores a combustão. A Audi passará a ser uma marca totalmente elétrica dentro de 11 anos. O novo Audi Q8 e-tron, com sua eficiência e autonomia melhoradas e seu refinado design, é outro integrante importante de nossa gama para entusiasmar os usuários com a eletromobilidade, oferecendo veículos emocionais e, ao mesmo tempo, adequados para o uso diário”, declara Markus Duesmann, CEO da AUDI AG.
Oliver Hoffmann, Diretor de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG, também se centra nas melhorias do novo modelo: “No novo Q8 e-tron aumentamos de forma significativa a capacidade da bateria e a potência de carga, o que nos permitiu conseguir um equilíbrio ótimo entre densidade de energia e capacidade de carga, garantindo uma maior eficiência”. Hoffmann acrescenta: “Além disso, otimizamos os motores, a direção progressiva e os sistemas de controle do chassi. E com isso melhoramos as características dinâmicas que são típicas da Audi em todas as versões do Q8 e-tron”.
Novo design, nova denominação, nova identidade corporativa
Adotar a denominação Q8 é uma declaração de intenções por parte da Audi, situando os novos Audi Q8 e-tron e Q8 Sportback e-tron como os modelos superiores entre os SUV e os crossover elétricos. Identificáveis à primeira vista como modelos de propulsão totalmente elétrica graças ao novo design da carroceria tanto na parte frontal como na traseira, o Audi Q8 e-tron e o Q8 Sportback e-tron inauguram a nova identidade corporativa da marca, com um design bidimensional dos quatro aros. Também é nova a grafia utilizada na inscrição do nome do modelo, situada no pilar B.
Máxima habitabilidade e conforto
Com um comprimento de 4.915 mm, uma largura de 1.937 mm e uma altura de 1.619 mm para o Sportback (1.633 mm no caso do SUV), o Q8 e-tron oferece uma grande habitabilidade e o máximo conforto. A carroceria dos SQ8 e-tron e SQ8 Sportback e-tron é dois milímetros mais baixa e 39 milímetros mais larga. A distância entre os eixos, de 2.928 mm, também permite um grande espaço para as pernas nos lugares traseiros. A capacidade do porta-malas alcança os 569 litros para o SUV e 529 litros no Sportback, ambos contando com um espaço de armazenamento adicional de 62 litros sob o capô dianteiro.
Três versões do sistema de propulsão
Para ambas as carrocerias se pode escolher entre três versões de propulsão com tração total elétrica. O Audi Q8 50 e-tron conta com um motor no eixo dianteiro e outro no traseiro que geram uma potência do sistema de 250 kW em modo boost, e um torque máximo de 664 Nm. A autonomia WLTP é de até 486 km para o SUV, e de até 501 km no Sportback.
Também com dois motores, a potência no Audi Q8 55 e-tron alcança 300 kW, com 664 Nm de torque máximo. A autonomia WLTP neste caso é de até 575 km para o SUV, e de até 595 km para o Sportback. A velocidade máxima no Q8 50 e-tron e no Q8 55 e-tron está limitada a 200 km/h.
As versões topo de linha são o Audi SQ8 e-tron e o SQ8 Sportback e-tron, propulsionadas por três motores que oferecem uma potência de sistema de 370 kW e um torque máximo de 973 Nm. A autonomia nos modelos S é de até 465 km para o SUV e de até 483 km no Sportback. A velocidade máxima nestas versões está limitada a 210 km/h.
Mais capacidade para a bateria e maior desempenho de carga
A bateria do Q8 50 e-tron tem uma capacidade de armazenamento líquido de 89 kWh (95 kWh brutos), enquanto que para o Q8 55 e-tron e o SQ8 e-tron a capacidade líquida é de 106 kWh (114 kWh brutos). Graças a uma otimização do sistema de gestão da bateria, a capacidade utilizável da mesma também aumentou. Em uma estação de carga de alta potência, o Audi Q8 50 e-tron alcança um desempenho de carga máximo de 150 kW. Nos Q8 55 e-tron e SQ8 e-tron a potência máxima de carga aumenta até os 170 kW. Isso permite carregar a bateria de 10 a 80 por cento de sua capacidade em aproximadamente 31 minutos, o que em condições ideais corresponde a uma autonomia de até 420 km, segundo o padrão WLTP. Em uma estação de carga com corrente alternada ou em um wallbox, o Audi Q8 e-tron pode ser recarregado com uma potência de até 11 kW. De forma opcional, a Audi oferece um carregador de corrente alternada de 22 kW.
Em condições ideais, utilizando corrente alternada e uma potência de carga de 11 kW, a bateria do Audi Q8 50 e-tron pode ser recarregada completamente em 9 horas e 15 minutos (22 kW: 4 horas e 45 minutos). Nos Audi Q8 e-tron com a bateria de maior capacidade, o tempo necessário para uma carga completa é de 11 horas e 30 minutos (22 kW: 6 horas).
Todas as versões do Audi Q8 e-tron incorporam de série a função Plug & Charge, que permite a autenticação automática do veículo nas estações de recarga compatíveis e sua ativação apenas conectando o cabo de carga, realizando-se a fatura de forma automática. O novo serviço de carga Audi charging, que será lançado em 2023 e que substituirá o atual Audi e-tron charging Service, permitirá um confortável acesso a 400.000 pontos de carga públicos em toda a Europa. O planejador de rotas Audi e-tron route planner oferece uma ajuda confiável na hora de buscar pontos de recarga ao longo do trajeto.
Motor traseiro otimizado e vetorização de torque elétrico para uma dinâmica de condução superior
Para o novo Audi Q8 e-tron foi melhorado o conceito de motor assíncrono utilizado no eixo traseiro, que aumenta de 12 para 14 o número de bobinas que geram o campo eletromagnético. Deste modo o motor gera um campo magnético mais intenso com uma entrada de eletricidade similar, o que por sua vez garante um torque mais elevado. Uma vez que o motor elétrico necessita menos eletricidade para gerar torque, isso se traduz em uma diminuição do consumo e um aumento da autonomia.
Com os modelos S da linha e-tron, a Audi foi pioneira ao implementar um sistema de propulsão elétrica com três motores em um veículo produzido em grande escala. Este conceito foi aperfeiçoado para o novo SQ8 e-tron, que conta com um motor elétrico dianteiro de 124 kW e dois motores elétricos de 98 kW cada um impulsionando em separado as rodas traseiras, o que permite alcançar uma potência total do sistema de 370 kW. Os dois motores elétricos podem distribuir o torque nas rodas deste eixo em uma fração de segundo.
Equilíbrio entre conforto e esportividade
O novo Audi Q8 e-tron está equipado de série com uma suspensão pneumática com amortecedores controlados eletronicamente. A altura livre do solo pode variar em um total de 76 milímetros, em função da situação de condução. A suspensão foi ajustada para otimizar a dinâmica lateral do veículo, além disso, o controle de estabilização eletrônico (ESC) permitirá uma maior manobrabilidade no futuro, especialmente em curvas fechadas, nas quais o Audi Q8 e-tron mostra uma maior agilidade graças à sua direção progressiva otimizada.
A relação de transmissão foi modificada para que a resposta da direção seja mais rápida, à qual também contribuem buchas de suspensão mais rígidas no eixo dianteiro. Deste modo os movimentos do volante são transmitidos às rodas de forma mais direta, melhorando ao mesmo tempo a precisão da direção. Todos os sistemas de controle do chassi recebem novos ajustes, mas seguem estando equilibrados e perfeitamente sincronizados para oferecer um comportamento dinâmico fiel ao DNA da Audi.
O coeficiente aerodinâmico melhora até situar-se em apenas 0.24
A aerodinâmica foi uma prioridade absoluta durante o desenvolvimento do Audi Q8 e-tron. O resultado foi uma diminuição do coeficiente de resistência aerodinâmica de 0.26 a 0.24 para o Q8 Sportback e-tron, e de 0.28 a 0.27 para o Q8 e-tron. Os spoilers montados na parte inferior da carroceria ajudam a conduzir o fluxo de ar em torno das rodas. Também foi ampliado o tamanho dos spoilers do eixo dianteiro, e o Q8 Sportback e-tron agora dispõe de spilers no eixo traseiro (o SQ8 Sportback e-tron leva spoilers unicamente no eixo traseiro). Na zona da grade frontal a Audi recorre pela primeira vez a um dispositivo auto vedante, além de contar com um sistema de lâminas elétricas que fecham automaticamente a entrada de ar para o radiador, otimizando ainda mais o fluxo de ar e evitando perdas não desejadas.
Assistente de estacionamento remoto Audi remote park assist plus
O Audi Q8 e-tron dispõe de 40 sistemas de assistência ao condutor. Até cinco sensores de radar, cinco câmeras e doze sensores de ultrassons proporcionam informação do ambiente, que é analisada pela unidade central de controle. Uma novidade é o Audi remote park assist plus, que estará disponível ao longo de 2023. Com sua ajuda é possível estacionar o Audi Q8 e-tron mesmo nos lugares mais estreitos. O usuário pode controlar a manobra de estacionamento através do aplicativo myAudi a partir do seu smartphone. Quando o veículo alcança sua posição definitiva no lugar de estacionamento, desliga automaticamente, aciona o freio de estacionamento e bloqueia as portas. Para sair do local, o motor liga através do aplicativo myAudi, e o veículo manobra o suficiente até permitir um confortável acesso ao habitáculo.
Faróis Digital Matrix LED
Como parte do equipamento opcional, a Audi oferece para o novo Q8 e-tron os faróis Digital Matrix LED. Enquanto se circula pela autoestrada, a luz de orientação marca a posição do carro na faixa e ajuda a conduzir de forma segura mantendo-se centrado em estradas estreitas. Também estão disponíveis outras três novas funções: a informação do tráfego ampliada, a luz de faixa com indicador de direção e a luz de orientação em estradas secundárias.
Luxo interior
O teto panorâmico de vidro dividido em duas partes faz com que o interior do Audi Q8 e-tron seja mais luminoso e reforce a sensação de amplitude. Seu acionamento é elétrico, e a cortina opaca de proteção é controlada com a mesma comodidade. Quando o teto está aberto melhora a climatização do habitáculo, e um defletor integrado reduz o ruído do vento. Como alternativa ao climatizador bizona de série, a Audi oferece um climatizador de quatro zonas e o pacote air quality package. Os três níveis de ventilação dos bancos permitem desfrutar de um elevado conforto mesmo com altas temperaturas exteriores. Entre as opções disponíveis para o interior destacam-se os bancos com contorno individual ajustável, que também podem contar com função de massagem. As guarnições incluem a possibilidade de incluir inserções decorativas em madeira de freixo ou alumínio. Como novidade se inclui a possibilidade de escolher as inserções em um material técnico sustentável fabricado parcialmente com garrafas de PET recicladas.
Telas de alta resolução e controle por voz
Como todos os modelos da classe de luxo da Audi, o Q8 e-tron utiliza o sistema operacional MMI touch response. Suas duas grandes telas de alta resolução, a superior com uma diagonal de 25.6 centímetros (10.1 polegadas) e a inferior com 21.8 centímetros (8.6 polegadas), substituem quase todos os interruptores e comandos convencionais. Além do manejo através das duas telas tácteis, muitas funções podem ser ativadas mediante o controle por voz com reconhecimento de linguagem natural. O conceito de visualização e manejo digital do Audi Q8 e-tron se completa com o Audi virtual cockpit com resolução full HD. Seus gráficos específicos mostram a informação importante relativa à condução elétrica, desde o desempenho da recarga até a autonomia. Opcionalmente se pode instalar o sistema head-up display, que projeta diretamente os dados da instrumentação no para-brisa. No mercado europeu, o Audi Q8 e-tron equipará de série o MMI navigation plus. Seu centro multimídia é compatível com o padrão de transmissão de dados de alta velocidade LTE Advanced, e conta com um ponto de acesso Wi-Fi integrado que permite a conexão dos dispositivos móveis dos passageiros. O sistema de navegação recomenda destinos de forma inteligente em função das rotas percorridas anteriormente. Além disso, o pacote de navegação e infotainment Audi connect inclui os serviços car-to-X.
Materiais procedentes de processos de reciclagem
O Audi Q8 e-tron está certificado como neutro em carbono para os clientes da Europa e Estados Unidos. A Audi também utiliza materiais reciclados para alguns componentes do Audi Q8 e-tron, o que permite reduzir a quantidade de recursos utilizados, garantindo um ciclo fechado, eficiente e sustentável. No interior são utilizados materiais reciclados para o isolamento, assim como no carpete. As inserções decorativas situadas acima da tela, denominadas ‘Tech Layer’, estão disponíveis em um novo material técnico de cor antracite que é fabricado parcialmente com garrafas de PET recicladas. O estofamento dos bancos esportivos no acabamento S-Line combina couro sintético e a microfibra Dinamica, composta de até 45% de fibras de poliéster que são fabricadas a partir de garrafas de PET recicladas, materiais têxteis recuperados e resíduos de fibras. Ao contrário das utilizadas anteriormente, na produção da microfibra Dinamica tampouco são utilizados dissolventes, o que significa uma contribuição adicional à proteção do meio ambiente.
Além disso, são utilizados pela primeira vez na produção em série do Audi Q8 e-tron alguns componentes relacionados com a segurança que são fabricados parcialmente com resíduos plásticos automotivos tratados com um processo de reciclagem química, como as capas das fivelas dos cintos de segurança. Como parte do projeto PlasticLoop, a Audi trabalhou com o fabricante de plásticos LyondellBasell para estabelecer este processo, mediante o qual os componentes de plástico dos veículos que já não podem ser reparados são desmontados e são separados de outros elementos como clips metálicos, antes de ser triturados e transformados em óleo de pirólise através da reciclagem química. Este óleo é utilizado posteriormente como matéria prima para a fabricação de novos plásticos, seguindo um enfoque de equilíbrio de massas.
Lançamento no mercado no primeiro trimestre 2023
O lançamento no mercado dos novos Audi Q8 e-tron e Audi Q8 Sportback e-tron está previsto para o final de fevereiro nos mercados europeus mais importantes, enquanto que aos Estados Unidos chegará no final de abril.