NOVO AUDI SQ7 TDI 2020: MOTOR V8 4.0 BITURBO COM 435 CV DIESEL E SISTEMA DE 48 VOLTS
No mês passado, a marca de Ingolstadt revelou o renovado Audi Q7 2020, um restyling sobre a base da segunda geração do modelo de maior tamanho da gama Q, que está ativo desde o ano de 2015. Agora, a versão de maior desempenho do SUV alemão, o Audi SQ7 TDI 2020, também recebe uma série de importantes mudanças para manter-se atualizado em relação à concorrência.
Assim como o novo Audi SQ8 TDI, o SQ7 se baseia em um motor diesel V8 TDI de 4.0 litros que desenvolve uma potência de 435 cv e um torque máximo de 900 Nm entre 1.250 rpm e 3.250 rpm. Surge acoplado a uma transmissão Tiptronic de oito velocidades e a um sistema de tração integral quatro. Com essa configuração o SUV alemão precisa de 4.8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e registra uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.
Este impressionante número de torque, disponível a partir de somente 1.250 rpm, é conseguido graças a um compressor elétrico que capta sua energia do sistema elétrico de 48 volts e está integrado no duto de admissão. O compressor assiste os turbos quando se pisa a fundo no acelerador e a energia disponível no fluxo de ar de escape é baixa, fornecendo ar fresco, algo fundamental para uma correta combustão. Deste modo, se obtém potência de forma instantânea em qualquer momento.
Este espetacular desempenho está acompanhado por uma série de avanços na parte dinâmica. O Audi Q7 de maior desempenho integra de série uma suspensão pneumática e uma direção progressiva. Também está disponível um eixo direcional traseiro que permite melhorar o comportamento do SUV da Audi a qualquer velocidade. Opcionalmente, o pacote de suspensão Advanced inclui um sistema de estabilização ativa antibalanço, uma tecnologia acompanhada de um diferencial esportivo que otimiza o rendimento e a condução do SQ7.
Em relação ao design do Audi SQ7 TDI 2020, O SUV adota as mudanças de estilo integradas no restyling do Q7 2020, assim como uma série de detalhes próprios, como a grade Singleframe com barras verticais, carcaças dos espelhos retrovisores com aspecto de alumínio e quatro saídas de escape específicas. Equipa rodas de alumínio de 20 polegadas com pneus 285/45, que cobrem um potente sistema de freios com discos de 400 mm no eixo dianteiro e de 370 mm no traseiro. As pinças recebem acabamento em preto (opcionalmente em vermelho) e levam o logotipo S. Opcionalmente, o SQ7 pode equipar freios carbocerâmicos, onde os discos dianteiros passam a ser de 420 mm, enquanto que os traseiros não aumentam de tamanho.
No interior, o SQ7 TDI 2020 combina couro e Alcantara, detalhes em alumínio escovado e fibra de carbono. Conta ainda com bancos esportivos S Plus disponíveis em diferentes cores, um sistema de iluminação ambiental com até 30 cores ajustáveis, o MMI Navigation Plus de série, climatizador de quatro zonas, sistema de som Bang & Olufsen, faróis HD Matrix LED com luz laser opcionais, assistente de condução adaptativo, controle longitudinal e lateral do veículo, além de uma ampla variedade de sistemas de segurança e assistência à condução.
O novo Audi SQ7 TDI 2020 estará disponível para pedidos no final deste mesmo mês de julho por um preço que não foi oficialmente revelado por enquanto.