NOVO BMW M4 CSL: A REEDIÇÃO DE UMA LENDA

Com sua potência de nível superior e um design leve inteligente, configuração de dois lugares, melhorias de chassi específicas do modelo e características de equipamento selecionadas especialmente para o trabalho em questão, o novo BMW M4 CSL tem a condução em pista como sua razão de ser. Os genes compartilhados pelo M4 CSL com seu irmão com especificações de competição, o BMW M4 GT3, também se refletem em seus atributos de desempenho. Em testes no circuito de Nordschleife em Nürburgring, o BMW M4 CSL registrou os tempos de volta mais rápidos até esta data para um automóvel BMW produzido em série. Na versão da pista que tradicionalmente é utilizada para comparação, que tem um comprimento de 20.600 metros e não inclui a reta do trecho T13, parou o cronômetro em 7 minutos 15.677 segundos. Seu tempo de volta oficial e autenticado para o circuito de 20.832 metros (a volta completa) foi de 7 minutos 20.207 segundos. As cifras de aceleração de 3.7 segundos de 0 a 100 km/h e 10.7 segundos para a aceleração de 0 a 200 km/h são igualmente impressionantes.
‘Competição, Esporte, Peso Leve’: uma receita com uma rica tradição
O caráter despojado de corridas do BMW M4 CSL está respaldado por um conceito de longa tradição que aproveita a experiência em desenvolvimento de vanguarda e a última tecnologia para criar um resultado final fascinante. ‘CSL’ significa ‘Competition, Sport, Lightweight’, fazendo referência ao papel fundamental do projeto de peso mínimo para conseguir o sucesso no esporte a motor. O BMW 3.0 CSL desenvolvido pela BMW Motorsport GmbH de acordo com este mesmo princípio ganhou o Campeonato Europeu de Turismos em sua primeira tentativa em 1973. E o BMW M4 CSL também segue os passos dos bem-sucedidos modelos de edição especial de gerações anteriores do BMW M3 e BMW M4, sobretudo o lendário BMW M3 CSL de 2003 e o BMW M4 GTS apresentado em 2016.
Para a BMW M GmbH, a apresentação mundial do novo BMW M4 CSL no Concorso d’Eleganza Villa d’Este (entre 20 e 22 de maio de 2022) foi um dos aspectos mais destacados do seu 50º aniversário. A produção do modelo de edição especial começará, em uma tirada limitada de exatamente 1.000 exemplares, na planta do BMW Group em Dingolfing, em julho de 2022.
Presente e correto nos fundamentos e nos detalhes: design leve e inteligente no BMW M4 CSL
Seu talento para a inovação e o conhecimento dos carros de corrida permitiram à BMW M GmbH restringir o peso em ordem de marcha sob a norma DIN da edição especial a 1.625 kg. Uma destacada relação peso-potência de 2.95 kg por cv proporciona a plataforma ideal para uma experiência de condução dinamicamente sublime.
A instalação dos bancos M Carbon tipo cubo reduziu o peso em cerca de 24 kg por si só, em comparação com os bancos de série instalados no BMW M4 Competition Coupe. Foram economizados 21 kg dispensando os bancos traseiros e os cintos de segurança, integrando uma divisão e fazendo as modificações correspondentes no porta-malas. E as mudanças no chassi, incluindo a adição de freios carbocerâmicos M Carbon extraleves e rodas, molas e amortecedores especiais de liga leve, reduziram a cifra em torno de outros 21 kg. A redução da quantidade de insonorização e a mudança para um isolamento acústico ultraleve economizou por volta de 15 kg, enquanto que o uso de componentes feitos de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP) reduziu outros 11 kg. Por exemplo, além do seu teto feito em CFRP, o capô e a tampa do porta-malas do BMW M4 CSL também são fabricados neste material leve de alta tecnologia, assim como o seu console central. E um silencioso traseiro de titânio reduz cerca de 4 kg no peso do sistema de escape. As modificações detalhadas em áreas como a grade em forma de rim da BMW, as lanternas traseiras, os tapetes e o climatizador automático reduziram outros 4 kg.
Acabamento de pintura exterior exclusivo, características de design específicas do modelo
A carroceria do BMW M4 CSL está pintada de série no exclusivo Frozen Brooklyn Grey metálico. Este tom exterior se combina com superfícies de fibra de carbono expostas e detalhes em vermelho para criar uma aparência visualmente expressiva de pureza esportiva. Alternativamente, os clientes podem solicitar seu novo M4 CSL em Alpine White sólido ou Sapphire Black metálico.
A estrutura de fibra de carbono dos componentes da carroceria é visível em várias áreas, incluindo as duas reentrâncias no capô. As superfícies das reentrâncias, que não estão pintadas na cor da carroceria, se destacam adicionalmente com contornos vermelhos. As linhas decorativas vermelhas também dão uma ênfase adicional às duas aletas do teto de CFRP do novo BMW M4 CSL, os contornos das saias laterais, as insígnias pretas do modelo e os divisores de CFRP específicos do modelo, além das inserções de cortinas de ar no defletor dianteiro.
BMW Laserlight: faróis amarelos e lanternas traseiras inovadoras
Os faróis BMW Laserlight disponíveis opcionalmente aportam outro destaque chamativo à parte dianteira do novo BMW M4 CSL. Tanto no efeito de boas-vindas ativado ao desbloquear as portas, como quando são ligadas as luzes baixas e altas, estes faróis se iluminam em amarelo em vez de branco, lembrando o aspecto dos carros de corridas GT de sucesso.
As lanternas traseiras em LED do novo BMW M4 CSL estão equipadas de série com uma tecnologia que faz sua estreia em um veículo produzido em série. Suas tampas de vidro têm intrincados fios de luz entrelaçados que se iluminam com tecnologia laser, trazendo uma estrutura vibrante à superfície das lanternas. Isso cria uma assinatura luminosa altamente distintiva que é reconhecível a partir de uma longa distância durante as horas de escuridão.
Motor de 6 cilindros em linha com caráter centrado nas corridas
O propulsor do BMW M4 CSL é baseado no mesmo motor de 6 cilindros em linha de alta rotação com tecnologia M TwinPower Turbo que equipa o veículo de corridas BMW M4 GT3. Suas importantes reservas de desempenho permitiram um grande aumento de potência sem ter que fazer concessões em termos de estabilidade e durabilidade. A chave deste aumento de potência foi um aumento na pressão de carga máxima dos dois turbos monoscroll de 1.7 bar a 2.1 bar e ajustes específicos do modelo na gestão do motor. O motor do BMW M4 CSL desenvolve um torque máximo de 650 Nm entre 2.750 e 5.950 rpm. Sua potência máxima de 550 cv se produz a 6.250 rpm.
O projeto derivado das corridas do motor de 3.0 litros se centra diretamente nas altas rotações e no desenvolvimento de potência máxima. A construção de plataforma fechada sem manga do cárter ajuda para que seja extremamente rígido, enquanto que o virabrequim leve forjado lhe permite manejar níveis extremamente altos de torque. Outra característica especial específica do M é o núcleo do cabeçote fabricado com técnicas de impressão em 3D.
Tanto o sistema de refrigeração como o de abastecimento de óleo são projetados para lidar com os desafios particulares que apresenta a condução em pista. O sistema de escape de duplo tubo de escape com aletas controladas eletricamente e o silencioso traseiro de titânio e de peso reduzido, gera também um som do motor emocionalmente cativante e inspirado nos carros de corrida, criado especialmente para o novo BMW M4 CSL.
O torque produzido pelo motor é enviado às rodas traseiras do novo BMW M4 CSL através de uma transmissão M Steptronic de 8 velocidades com Drivelogic. Os suportes específicos do modelo para o motor e a transmissão garantem que a potência do motor se traduza em um desempenho dinâmico de maneira excepcionalmente rápida e direta. A conexão mais firme do motor e da transmissão à estrutura do veículo é claramente perceptível, especialmente com uma condução exigente.
Rigidez de carroceria otimizada, tecnologia de chassi específica do modelo
Assim como o motor do novo BMW M4 CSL, a tecnologia do seu chassi se beneficia de uma grande quantidade de melhorias, que foram adaptadas às características de desempenho da unidade de potência. Estas modificações também têm em conta a redução substancial do peso do veículo em jogo aqui e as melhorias específicas do modelo na rigidez da carroceria, o que permite levar a novas alturas a combinação de agilidade de manejo, dinamismo e precisão pelos quais os veículos BMW M são famosos.
No compartimento do motor, uma composição de unidades molas-amortecedores dianteiros desenvolvidos completamente a partir do zero eleva a rigidez da carroceria do novo BMW M4 CSL a outro nível. Utilizando modelos numéricos, a geometria dos elementos de fundição de alumínio entre as torres de suspensão e a extremidade dianteira foi adaptada com precisão às forças exercidas em diferentes situações de condução.
A cinemática do eixo ajustada individualmente e a configuração da inclinação das rodas (camber), os amortecedores, as molas auxiliares e as barras estabilizadoras específicas do modelo otimizam a precisão da direção, a transmissão das forças de controle lateral nas curvas, a resposta das molas e o amortecimento e o posicionamento das rodas. A suspensão das rodas específica do modelo vai acompanhada de uma redução da altura de condução de oito milímetros em comparação com o BMW M4 Competition Coupe. Também se encontram na lista de equipamento de série para o modelo de edição especial, a suspensão adaptativa M com amortecedores controlados eletronicamente, direção eletromecânica M Servotronic com relação variável e freios carbocerâmicos M. Uma versão M específica do sistema de freios integrado oferece ao condutor uma excelente sensação do pedal, inclusive quando se ultrapassa os limites dinâmicos e em condições adversas da estrada.
Controle de tração M otimizado para a pista
A função de controle de tração M equipada de série com ajuste de pista específico do modelo, permite ao condutor estabelecer limites de intervenção individuais para a limitação do deslizamento das rodas. Em superfícies secas, as etapas 1 a 5 do Controle de Tração M ajudam o condutor a realizar derrapagens controladas. As etapas 6 a 10 estão baseadas no aplicativo desenvolvido para os pilotos de turismos e levam em conta tanto as condições da superfície como a temperatura dos pneus para maximizar a tração e a estabilidade direcional.
Também estão incluídas de série rodas de liga leve M forjadas com um exclusivo desenho de raios cruzados (19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas no traseiro). Estão calçadas com pneus de alto desempenho especificamente desenvolvidos para o modelo de edição especial, em tamanho 275/35 ZR19 na frente e 285/30 ZR20 atrás.
Equipamento projetado para proporcionar uma sensação de veículos de corridas e de uso diário
As características de equipamento específicas do modelo dão ao BMW M4 CSL um equilíbrio distintivo entre o purismo de um veículo esportivo, o uso diário sem restrições e uma substância Premium exclusiva. Os bancos M Carbon do tipo cubo para o condutor e o copiloto se caracterizam por sua estrutura de CFRP autoportante e sua rejeição intencionada às características que melhoram o conforto. Têm um ângulo de encosto fixo, os ajustes para frente e para trás podem ser feitos manualmente e a altura do banco só pode ser ajustada em uma oficina através de uma articulação de parafuso de três etapas. Os bancos M Carbon também contam com apoios de cabeça desmontáveis e permitem a integração de um sistema de cintos de seis pontos.
O volante M em Alcantara, o revestimento interior do teto na cor antracite, as molduras interiores em fibra de carbono, as insígnias ‘CSL’ nos bancos, o console central e o painel traseiro, além das telas específicas da M, também ajudam a criar a configuração perfeita a bordo para concentrar o prazer de conduzir. O estofamento em couro Merino com características ampliadas e os cintos de segurança M também são de série. Duas unidades para armazenamento de capacetes podem ser encontradas no compartimento traseiro.
O sistema de controle operacional específico da M inclui o botão M Setup para acessar diretamente a inúmeras configurações do veículo e dois botões M no volante para armazenar as configurações preferidas. O equipamento de série também conta com o sistema M Drive Professional que inclui o M Drift Analyzer e o M Laptimer, além do botão M Mode para ativar as configurações ROAD, SPORT e TRACK.
O BMW Live Cockpit Professional, igualmente de série, compreende um grupo de telas totalmente digital formado por um quadro de instrumentos com uma tela diagonal de 12.3 polegadas atrás do volante e uma tela de controle de 10.25 polegadas. Entre suas funções se encontram o sistema de navegação, o Assistente Pessoal Inteligente da BMW, integração de smartphone, telefonia com carga por indução e interface Wi-Fi. O BMW Head-Up Display com elementos específicos da M pode ser solicitado entre a lista de opcionais.
A gama de características que melhoram o conforto e os sistemas de assistência ao condutor instalados no BMW M4 CSL se centram no essencial, em consonância com seu enfoque de design leve inteligente e seu conceito de veículo purista. A especificação de série inclui climatizador automático, controle de distância de estacionamento, alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa e informação de limite de velocidade. O climatizador automático de duas zonas, assim como os sistemas Driving Assistant e Parking Assistant estão disponíveis como opcionais.