NOVO BMW M5 TOURING APARECE COMO PRESENTE DE NATAL
Com o Natal chegando, a BMW M divulgou no Instagram uma imagem do novo M5 Touring diante de uma árvore de Natal. A perua esportiva alemã perdeu a camuflagem habitual que vimos nos protótipos de testes em Nürburgring em troca de papel de presente e um grande laço dourado no teto.
O BMW M5 Touring é um dos carros mais raros que a divisão M já fabricou. Do E34 foram montadas apenas 891 unidades, enquanto o E61 foi limitado a 1.025 unidades. Ambos eram bastante especiais, já que o primeiro chegou em uma época em que as peruas esportivas eram uma raridade, enquanto o segundo tinha um motor V10 com DNA de Fórmula 1.
O M5 (G99) não será tão exclusivo, mas também será um carro interessante ao esconder debaixo do seu capô um motor V8, sendo uma ave rara na era dos propulsores downsizing e as silhuetas dos SUV dominantes.
Ao contrário do seu antecessor, o próximo M5 Touring poderá chegar a mercados como o norte-americano, ao contrário do seu irmão menor, o M3 Touring, que não chegará. Algo lógico por parte da BMW M, que seguramente irá querer atrair a clientes que de outro modo só poderão comprar um Audi RS 6 Avant ou um Mercedes-AMG E 63 Estate.
O M5 sedan (G90), junto com a perua M5 Touring, serão os únicos modelos da Série 5 que manterão o V8, já que não estará disponível no M550i. Debaixo do capô, a BMW M instalará um motor biturbo de 4.4 litros.
No entanto, o motor de 8 cilindros não estará sozinho, já que unirá suas forças às de um motor elétrico. Estima-se que a configuração híbrida plug-in entregará uma potência combinada de 750 cv, superando o XM básico, porém menor que o XM Label.
Números de um superesportivo combinados com silêncio: a próxima encarnação do PHEV da BMW poderá rodar várias dezenas de quilômetros em modo totalmente elétrico, embora, naturalmente, o sistema de propulsão plug-in se concentrará principalmente no desempenho.
Isso será refletido em uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.5 segundos e em uma velocidade máxima limitada inicialmente a 250 km/h, mas que poderá aumentar até 280 km/h ou 300 km/h com a incorporação de pacotes adicionais específicos.
Considerando que a BMW ainda não apresentou o Série 5 Touring normal, é pouco provável que a versão M faça sua estreia em breve. A perua alemã será apresentada no início de 2024 junto com o i5 100% elétrico (incluindo o i5 M60), enquanto o M5 Touring estreará no final do ano. Por enquanto, nada se sabe sobre preços, de modo que teremos que esperar um pouco mais.