NOVO BYD HAN ENTRA EM CENA NA EUROPA PARA BRIGAR COM OS SEDANS ELÉTRICOS EUROPEUS
A BYD apresentou oficialmente diante do público europeu um carro elétrico com o qual pretende enfrentar o Mercedes-Benz EQE. Aproveitando a celebração do Salão de Paris 2022 revelou o novo BYD Han, um sedan 100% elétrico carregado de tecnologia, com um desempenho muito interessante e, sobretudo, um design diferenciado que exala personalidade.
A marca chinesa formou uma linha de três modelos, todos elétricos, com a qual pretende expandir-se no concorrido mercado europeu de carros de passeio. O novo Han se soma aos também apresentados BYD Atto 3 e BYD Tang. Não será nada fácil, mas argumentos para o êxito comercial não lhe faltam.
Em seu particular ataque aos concessionários europeus, o novo Han busca distanciar-se de seus rivais não só no preço e no equipamento tecnológico. Considerando a categoria em que estará enquadrado o design será um fator determinante. É por isso que exibe um aspecto elegante, além de moderno e estilizado. Inclusive demonstra certo ar esportivo.
A parte frontal destaca-se por grupos ópticos muito delgados, afilados e ligeiramente envolventes, que conectam com a grade. Uma grade cromada onde se inclui o nome da marca e que, junto aos faróis, oferece uma continuidade. Também cabe destacar o para-choque e suas entradas de ar. Os grupos ópticos usam tecnologia LED e incluem luzes para a circulação diurna.
Na vista lateral são evidentes a linha fluida do Han e sua trabalhada aerodinâmica. Aqui devemos destacar o desenho das rodas de liga leve de 19 polegadas que são equipadas de série. E terminando o tour pelo exterior na traseira, surgem as lanternas, também de LED e muito delgadas. Contam com uma disposição horizontal e estão conectadas através de uma faixa de luz, o que realça a sensação de largura.
As opções de personalização não são excessivamente relevantes. A BYD oferece a possibilidade de escolher entre seis cores para a carroceria: Space Black, Snow White, Time Grey, Al Blue, Emperor Red e Mountain Green.
Em relação às dimensões, o novo BYD Han mede 4.995 mm de comprimento, 1.910 mm de largura, 1.495 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.920 mm. A capacidade do seu porta-malas é de 410 litros.
Quanto ao interior do novo Han, somos rapidamente envolvidos por uma atmosfera própria de um carro premium. É um veículo onde tudo foi cuidado até o mínimo detalhe. Também conta com uma avançada tecnologia. Trata-se de um carro digital e conectado. Basta dar uma olhada no posto de condução.
Um quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas se combina com o centro nevrálgico do interior, uma tela táctil de 15.6 polegadas. Um componente fundamental para manejar o sistema de infotainment que permite acessar a numerosos serviços digitais. E aliás, para os ocupantes dos lugares traseiros há um painel de controle LCD de 7.0 polegadas para manejar diferentes funções.
O interior, graças à enorme distância entre os eixos, oferece o espaço suficiente para que até cinco passageiros possam viajar com um elevado nível de conforto. O porta-malas acomoda um volume de carga de 410 litros.
Não passa por alto a lista de sistemas de assistência à condução. O novo Han dispõe de um leque de tecnologias. Entre elas destacam-se o controle de cruzeiro inteligente, a frenagem de emergência automática, o aviso de saída involuntária de faixa, o assistente de manutenção de faixa e o aviso de tráfego cruzado traseiro.
Debaixo da pele do novo Han encontra-se um sistema de propulsão totalmente elétrico. O coração deste veículo é uma bateria LFP com tecnologia Blade cuja capacidade alcança os 85.4 kWh. O objetivo principal da bateria não é outro que alimentar dois motores, um por eixo. Ao equipar um motor em cada eixo o novo modelo da BYD dispõe de uma configuração de tração total.
A potência total alcança os 380 kW (517 cv) e 700 Nm de torque máximo. Graças a estes dois motores o Han é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h. É importante destacar que este carro elétrico tem um peso de 2.250 quilos. A autonomia se situa nos 521 quilômetros segundo o ciclo WLTP. Declara um consumo médio de 18.5 kWh a cada 100 km.
No que diz respeito aos tempos de carga, variarão em função da tomada elétrica empregada. Usando um ponto de carga rápido de corrente contínua de 120 kW é possível carregar a bateria de 30 a 80% em apenas 30 minutos. Aliás, também está equipado com tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), de modo a energia armazenada na bateria pode ser usada para carregar dispositivos externos.
Em relação à sua chegada ao mercado, a BYD confirmou no Salão de Paris 2022 que a comercialização do novo Han iniciará de maneira iminente em mercados europeus selecionados. Inicialmente estará à venda na Noruega, Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. Antes do final do ano será lançado também na França e no Reino Unido.
As primeiras unidades do novo Han já estão no território europeu. No último mês de setembro foram emplacados os primeiros exemplares na Holanda. No mercado alemão o novo Han terá um preço de partida de 72.000 euros.