NOVO CHEVROLET MONZA SERÁ A GRANDE NOVIDADE DA GM NO SALÃO DE GUANGZHOU 2018

Em mais alguns dias abrirá as portas o Salão de Guangzhou 2018, um dos eventos mais importantes do mercado chinês, de modo que tendo em conta o volume desse mercado podemos dizer que se trata de um dos mais importantes do ano para a indústria automobilística, embora tenha consequências dificilmente visíveis para os clientes ocidentais.
A divisão chinesa da General Motors, a joint-venture GM SAIC, preparou três grandes novidades para esse evento. Em primeiro lugar, um protótipo de tipologia SUV do qual por enquanto não sabemos nada, além disso, será revelado o novo Malibu XL 2019 -uma atualização da versão de chassi longo do sedan - e por último aquela que será a principal surpresa da marca e mais que provavelmente, uma das grandes novidades desse salão, o novo Chevrolet Monza.
A apresentação desse novo modelo não só surpreende pelo inesperado de sua chegada, como pela utilização da denominação Monza. Um nome usado há décadas por várias marcas da General Motors, especificamente a Opel, hoje já fora da órbita da GM.
A última vez que uma dessas marcas utilizou essa denominação foi com o Opel Monza Concept apresentado em 2013. Anteriormente, tanto Chevrolet como Opel haviam usado esse nome para designar modelos. No caso da Opel, o Monza era a versão coupe de duas portas do Opel Senator e foi comercializada entre 1978 e 1986 na Europa. A Chevrolet empregou essa denominação em diferentes veículos que também foram comercializados na mesma época, tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Nesse último caso usando como base o Opel Ascona. Da mesma maneira, tampouco devemos esquecer que a Ferrari utilizou recentemente esse nome nos Ferrari Monza SP1 e SP2.
Por enquanto a Chevrolet revelou somente um breve teaser do modelo, onde podemos ver uma parte dianteira bastante agressiva, com entradas de ar laterais bem marcadas e uma proeminente grade. O aspecto geral é bem esportivo, além de acrescentar a presença do emblema RS, siglas que a Chevrolet só utiliza em versões esportivas, como o Camaro. Por ora não podemos precisar nem o tamanho nem a tipologia do novo modelo, mas é evidente que conta com uma estética esportiva.
Segundo as declarações da marca que acompanhavam esse primeiro teaser, o Monza “representa os genes esportivos da marca…”, além de afirmar que o modelo será uma “apaixonante experiência de condução”. Levando em conta a linha chinesa da Chevrolet, não acreditamos que o novo Monza seja um modelo mais esportivo que o Camaro, nem sequer que conte com um nível de rendimento similar a este.