NOVO DACIA DUSTER 2022 AGORA COMO VEÍCULO COMERCIAL

A Dacia segue apostando por transformar seu bem-sucedido e popular SUV em um veículo comercial. Foi apresentada no Reino Unido a versão comercial do novo Dacia Duster 2022. A segunda geração do Duster sofreu recentemente um importante facelift. Uma atualização de meio ciclo de vida que lhe permitirá enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente. E agora, este ajuste chega à versão do tipo veículo comercial que pode ser encontrado em território britânico. Um modelo que já está à venda.
Tomando como ponto de partida o modelo destinado ao transporte de passageiros, a Dacia concebeu um SUV que se converte no melhor aliado dos profissionais mais exigentes que necessitam de um todo-terreno robusto e capaz longe do asfalto da grande cidade para enfrentar as duras jornadas de trabalho. O novo Dacia Duster Commercial está homologado como veículo comercial N1.
O exterior não apresenta mudanças. E mais, se observamos de longe, em princípio poderíamos pensar que estamos diante de um Duster convencional que simplesmente tem os vidros traseiros escurecidos para dispor de privacidade. No entanto, é no interior, e mais concretamente na parte traseira do habitáculo, onde aconteceram todas as alterações para permitir ao Duster enfrentar a nova tarefa que lhe foi atribuída.
A conversão do Duster em veículo comercial é realizada diretamente na fábrica. Os bancos traseiros são substituídos por um piso de carga de madeira completamente plano coberto de uma superfície resistente. Além disso, e para separar a área de carga da parte dianteira do interior, há uma malha resistente. Aliás, na zona de carga há uma série de acessórios para facilitar a acomodação da carga.
Também está disponível uma cobertura de carga retrátil que permite cobrir toda a carga de possíveis olhares indiscretos. Logicamente, a isso há que somar os vidros escurecidos traseiros (as janelas traseiras são fixas) e um sistema de alarme incorporado.
O novo Duster convertido em veículo comercial acomoda um volume de carga de 1.623 litros. Pode transportar objetos de até 1.792 mm de comprimento. A largura de carga é de 1.247 mm, enquanto que a altura se situa nos 917 mm nos modelos de tração dianteira. A capacidade de carga útil é de 503 kg.
As melhorias estéticas e de equipamento sofridas pelo Duster com o facelift se trasladam ao novo veículo comercial. A linha de motores é composta por uma seleção de mecânicas a gasolina e diesel. Não há versão bifuel. Na linha gasolina se pode optar por motores de 90, 130 e 150 cv, enquanto que na linha diesel só há um motor de 115 cv. O único motor que pode ser acoplado à nova transmissão automática é o bloco TCe de 150 cv. Enquanto que o motor diesel pode contar com a tração 4x4. O resto dos motores são oferecidos exclusivamente com tração dianteira.
Com relação à sua chegada ao mercado, o novo veículo comercial da Dacia já se encontra à venda no Reino Unido. O preço de saída se situa em 12.795 libras esterlinas (95.000 reais). As primeiras entregas acontecerão no mês de dezembro. Inicialmente estará disponível com o motor TCe 90 e mais adiante será aberto o livro de pedidos para o motor TCe 130. A linha é composta de dois níveis de acabamento: Essential e Comfort