NOVO HYPERCAR DA PORSCHE SERÁ ELÉTRICO E CHEGARÁ DAQUI A CINCO ANOS

A Porsche confirmou que lançará um novo hypercar no futuro que será considerado como o substituto indireto do 918 Spyder. Será elétrico e não será apresentado pelo menos antes de cinco anos.
O projeto do hypercar da Porsche não é imediato. A razão não é outra que o objetivo da marca em desenvolver o máximo possível a tecnologia das baterias. Atualmente o fabricante alemão trabalha com o Cellforce Group para desenvolver a próxima geração de acumuladores de energia.
Michael Steiner, chefe de pesquisa e desenvolvimento da empresa, reconheceu que já existem amostras de células reais do tamanho das atuais do Taycan. A ideia é aumentar consideravelmente a densidade energética das mesmas. Steiner já avisou que apenas dentro de dois anos no mínimo, que se poderá ter uma ideia de até aonde chegará este desenvolvimento.
“Quando estivermos suficientemente bons em termos de densidade de energia volumétrica, algo realmente importante para os modelos mais esportivos, haverá uma oportunidade de mostrar o que poderá ser feito na estrada com, permitam-me dizer, um veículo que se aproxime ao desempenho de um de corridas. Tenho um carro assim em mente, mas necessitamos de algumas melhorias adicionais”, declarou Steiner.
Levará pelo menos cinco anos para que o novo hypercar da Porsche seja uma realidade. Sua chegada, no entanto, é algo que já estava claro após algumas declarações realizadas pelo CEO da empresa, Oliver Blume. “O hypercar sempre é parte da estratégia da Porsche. Sempre tivemos êxito com este tipo de carros. É possível criar um mostrando tecnologias futuras e produtos de vanguarda. Traremos um hypercar quando chegar a hora. Estes modelos terão um papel importante dentro do futuro da Porsche”.
O caminho que a Porsche está gradualmente trilhando em termos de eletrificação sugere que o seu próximo hypercar, mais que um sucessor do 918 Spyder, será um veículo totalmente novo e 100% elétrico. Foi também Blume que se referiu há algumas semanas sobra a importância do desenvolvimento das baterias para a nova era automobilística. “A bateria será o cilindro do amanhã, de modo que ainda temos que pesquisar as células de alta potência e alta densidade. Investiremos nestas células, e quando tivermos a célula adequada para um automóvel de alta potência chegará o momento, mas não penso neste automóvel para antes da segunda metade da década”.
Assegurar que o novo hypercar da Porsche chegará na segunda metade da presente década já permite afirmar que transcorrerão mais anos entre a chegada do 918 Spyder e este, do que os anos que passaram entre o próprio 918 Spyder e o Carrera GT. Este último estreou em 2003, enquanto que o 918 surgiu pela primeira vez dez anos depois.