NOVO HYUNDAI GRAND i10 ESTREIA NA ÍNDIA

‘Mercados emergentes’ é a elegante denominação que os fabricantes encontraram para definir os países onde os clientes são menos exigentes e as regulamentações mais flexíveis.
Esta semana estreou oficialmente na Índia a nova geração do Hyundai Grand i10 que pudemos conhecer há poucos dias graças às primeiras imagens e que nesta nova entrega adiciona o sobrenome ‘Nios’, para diferenciá-lo do modelo anterior, com o qual conviverá.
Agora finalmente o fabricante coreano revelou todos os detalhes da nova geração deste modelo urbano que por enquanto só estará disponível na Índia, mas que nos próximos meses aterrissará em diversos países da América Latina.
Assim como vem sendo habitual neste tipo de veículos, e o novo Hyundai Grand i10 não é a exceção, em segurança oferece apenas airbags frontais e freios ABS, além de cintos de segurança com pré-tensor, o obrigatório nos ‘mercados emergentes’ mais exigentes.
Lembrando que o Grand i10 da geração anterior alcançou zero estrelas quando em 2015 foi submetido aos testes de impacto da LatinNCAP.
Pelo menos para a Índia, ficam fora um maior número de airbags, os controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança involuntária de faixa e alerta de colisão, assim como o Hyundai i10 da geração anterior que é oferecido na Europa.
Deixando de lado a segurança, a Hyundai se esforçou em melhorar o conforto, com um painel de novo desenho e um interior que é um pouco mais refinado. Entre o equipamento mais relevante surge um novo sistema de infotainment com tela táctil de 8.0 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, USB, controle por voz, carga sem fios para dispositivos móveis e acesso a aplicativos.
Há que mencionar ainda o climatizador automático de novo formato, computador de bordo, sensores de estacionamentos traseiros, câmera de visão traseira, quatro vidros elétricos, acesso sem chave, retrovisores elétricos, volante multifuncional forrado em couro, rodas de liga leve de 15 polegadas, luzes diurnas em LED, etc.
Na parte mecânica não há novidades. O novo Grand i10 continua animado pelo conhecido motor 1.2 Kappa de 86 cv e o diesel 1.2 CRDi de 75 cv, em combinação com uma transmissão manual de cinco velocidades ou automática de quatro relações.