NOVO JEEP COMPASS SERÁ APRESENTADO EM 2017
Quando a Jeep lançou o Compass no mercado, a marca encontrava-se em uma situação muito delicada. Depois da saída da Daimler AG da sociedade e sua posterior transferência para as mãos da Cerberus Capital Management, o grupo Chrysler era água por todos os lados. Os maus resultados nas vendas, a deficiente confiabilidade de seus modelos e sua duvidosa qualidade, indicavam que o futuro seria obscuro.
Um dos modelos que o Grupo Chrysler lançou no mercado para tentar solucionar a derrocada que parecia ser o final da Jeep, foi o Jeep Compass. O modelo compartilhava a base com outro modelo da marca, o Jeep Patriot, e juntos deveriam ajudar as vendas da marca subirem. No entanto, a escassez de recursos e o prazo em que foram lançados no mercado, não ajudaram a melhorar a imagem da Jeep, e na realidade, tornou-se um fracasso.
Entretanto, chegaram Sergio Marchionne e o Grupo Fiat para colocar ordem na casa e salvar o Grupo Chrysler do seu juízo final. Então surgiu a Fiat Chrysler Automobiles que trouxe a solução dos problemas que dominavam a marca americana. Desde então tudo tem sido alegrias para a marca americana, já que suas vendas mundiais cresceram exponencialmente.
Um dos modelos que estão sendo chamados para seguir levantando a marca é o novo Compass. A Jeep havia desaparecido com ele do seu catálogo sem fazer muito ruído, para que os clientes se esquecessem do desastre que foi o primeiro o quanto antes, e dessa forma, não enfraquecer o seu futuro substituto. O novo Jeep Compass chegará ao mercado durante o próximo ano.
O novo Compass ocupará o lugar que existe entre o Renegade e o Cherokee, portanto estará situado no segmento C. Sua apresentação oficial ao público será no próximo Salão de New York. Além disso, o novo Jeep Compass não chegará sozinho ao mercado, já que compartilhará o desenvolvimento e a plataforma com o novo SUV compacto da Fiat. Ambos deverão ser produzidos também no Brasil, na planta da Fiat Chrysler em Pernambuco.
Em termos estéticos, o novo Jeep Compass beberá muito dos seus irmãos de linha, como o todo poderoso Grand Cherokee. Terá um design mais musculoso e será maior que o atual, medindo por volta de 4.500 mm. Além disso, manterá em sua frente a clássica grade frontal com as sete barras verticais da marca. Para terminar, sua linha mecânica será composta por motorizações diesel e gasolina entre 120 e 180 cv associadas à tração em duas ou quatro rodas.
Portanto, para termos mais dados, teremos que aguardar o próximo Salão de New York em abril de 2017, mas certamente antes dessa data deverão surgir dados e fotos oficiais.