NOVO LEXUS UX SERÁ REVELADO NO SALÃO DE PARIS
A grande novidade da Lexus para o Salão de Paris 2016 será o novo UX, o futuro SUV compacto da marca Premium da Toyota, e que havia sido adiantado graças ao registro das patentes destas iniciais que pudemos saber que são as siglas de Urban Crossover.
Apesar de a marca ter sido muito discreta em relação a esse novo modelo, o registro de patentes revela a intenção da marca de criar pelo menos 3 versões para o futuro modelo, UX 200, UX 250 e UX 250h. As duas primeiras deverão dispor de motores de 2.0 e 2.5 litros aspirados, enquanto que a última será a correspondente versão híbrida presente em todos os modelos da marca. A última versão híbrida será uma nova planta mecânica, a meio caminho entre o CT 200h de 136 cv e o NX 300h, que oferece um total de 197 cv de potência combinada.
Por enquanto desconhecemos se o modelo que veremos finalmente no Salão de Paris será a versão de produção definitiva ou um novo protótipo que nos adiante a imagem que terá o modelo que chegará aos concessionários. A Lexus apresentou no Salão de Genebra 2015 o LF-SA Concept, um tipo de protótipo que adiantava o futuro SUV compacto da marca japonesa. Esse concept lembra de certa maneira o Toyota C-HR, que neste mês de setembro começa sua comercialização.
O novo crossover compacto da Lexus deverá compartilhar sua plataforma com o C-HR, a nova Toyota TNGA, iniciais de Toyota New Global Architecture, na qual também está baseada a última geração do híbrido Prius. Portanto, se espera que compartilhe com o novo crossover compacto da Toyota muitos elementos. No caso do C-HR, trata-se de um crossover de um tamanho similar ao Nissan Qashqai, seu principal rival na Europa, com 4.350 mm de comprimento e uma distância entre-eixos de 2.640 mm.
Teremos que aguardar o Salão de Paris 2016 para podermos ter mais dados do novo modelo, que se situará em um escalão abaixo da oferta atual de crossovers da Lexus, os RX e NX, encarando modelos Premium do segmento como são os BMW X1 e Audi Q3, situando-se em termos de preço um pouco acima do Toyota C-HR.