NOVO MASERATI GRANTURISMO APRESENTADO COM DUAS VERSÕES ELEGANTES E ESPORTIVAS
O novo Maserati GranTurismo acaba de ser apresentado. A marca do Tridente desvendou por completo a pouca camuflagem que vestia os protótipos de pré-produção desta segunda geração do esportivo de duas portas. Um modelo desenvolvido completamente a partir do zero, que chegará ao mercado no início de 2023 com interessantes novidades.
Os estilistas preservaram as elegantes proporções do italiano, com musculosos arcos de rodas, um longo capô e um habitáculo atrasado, características próprias dos esportivos clássicos e com medidas que permitirão oferecer um amplo espaço no interior do novo GranTurismo. Mede 4.96 metros de comprimento e tem uma distância entre os eixos de 2.93 metros, somando 80 milímetros a mais na primeira dimensão e 10 milímetros a menos entre os eixos, comparando com seu antecessor.
Sua nova plataforma, permitiu também baixar consideravelmente o peso, graças à combinação de materiais leves como o alumínio, magnésio e aços de alta resistência na estrutura, o que significa um peso na balança de 1.795 kg, frente aos 1.880 kg do modelo anterior. O novo GranTurismo também conta com tração total e com uma distribuição de pesos mais igualado, com 52% sobre o eixo dianteiro e 48% no traseiro. Uma configuração que permitiu ao departamento de engenharia situar o motor em uma posição mais baixa reduzindo o centro de gravidade, e ao mesmo tempo deixando espaço para o diferencial dianteiro.
A parte frontal apresenta a grande grade ocupando a totalidade do para-choque, com grandes entradas de ar no caso da versão mais esportiva do GranTurismo Trofeo e com detalhes decorativos de fibra de carbono exposta, junto com faróis mais verticais que herdam o moderno estilo do MC20. Um desenho de faróis que serve para remarcar as linhas dos ampliados arcos de rodas. As características três brânquias da Maserati destacam-se nos para-lamas dianteiros, enquanto que na parte posterior conta com elegantes lanternas e quatro escapes agrupados em dois pares de cada extremo traseiro.
No caso do mais radical GranTurismo Trofeo, estes estão separados por um proeminente difusor com canalizações aerodinâmicas muito marcadas que dão conta de desempenhos mais elevados. A Maserati não mostrou ainda o luxuoso interior, embora saibamos que contará com um quadro de instrumentos digital que mudará conforme o modo de condução selecionado - a escolher entre os ‘Comfort’, ‘GT’, ‘Sport’ e ‘Corsa’ - e um sistema multimídia de última geração, o ‘MIA’. Do qual serão controlados todos os sistemas de conforto, conectividade e de regulagens do chassi. O porta-malas dispõe de uma capacidade de 310 litros.
A empresa, que prevê a comercialização para meados de 2023, oferecerá duas versões: GranTurismo Modena e GranTurismo Trofeo. As duas contarão com o potente motor a gasolina ‘Nettuno’, um bloco V6 biturbo de 3.0 litros com potências máximas de 490 e 550 cv, oferecendo desempenhos de autêntico infarto: de 0 a 100 km/h e 3.9 segundos no Modena - 3.5 segundos no Trofeo - e uma velocidade máxima de 302 e 320 km/h, respectivamente. A transmissão é automática de 8 velocidades nas duas versões.